As separações são difíceis à sua maneira, pois deixam-nos com feridas que requerem muito tempo para sarar. Mas nesse processo de cura pós-separação, como fazer com que ele se sinta culpado por nos ter magoado?

É preciso compreender que os homens e as mulheres são diferentes no que diz respeito à empatia e à consciência das suas acções. Os homens geralmente não conseguem compreender que algumas das suas acções ou decisões podem ter um impacto real nas outras pessoas e no seu bem-estar.

É por isso que, na maior parte dos casos, nem sequer estão conscientes do facto de que fizeram algo de errado consigo. Estão apenas pacientemente à espera de ver a sua reação e, se não se passar imediatamente, assumem que tudo deve estar bem.

Não conseguem perceber que as mulheres reagem de forma diferente quando são maltratadas pelos seus parceiros, porque as mulheres têm uma maior tolerância à dor do que os homens, e é precisamente por isso que algumas mulheres são capazes de dar à luz e passar por enormes dores sem uma única queixa.

Esta é a razão pela qual não lhe estás a dizer nada neste momento. Estás apenas a ignorar o facto de ele te ter magoado até que as emoções comecem a aparecer. E acredita em mim, elas vão aparecer.

Deixe-me dizer-lhe que há formas de o fazer sentir-se culpado pelo que lhe fez, mas tem de ter cuidado com a forma como as utiliza em seu benefício.

Como NÃO fazer com que ele se sinta culpado por a ter magoado

Não pense em fazer com que ele se sinta culpado por a ter magoado, fazendo algo que possa incluir alguma coisa física. Por isso, nada de palavrões, de praguejar contra ele, de lhe estragar a propriedade e, sobretudo, nada de agressões.

Nunca deve deixar que a sua raiva o leve a fazer algo de que se arrependerá mais tarde. E nunca se sabe, pode ter feito algo que o tenha magoado e foi por isso que se comportou da forma que se comportou.

Além disso, nunca espalhe mentiras ou invente histórias más sobre ele só para se vingar dele. Isso nunca acaba bem.

O seu objetivo é fazê-lo sentir-se culpado por a ter magoado, e não arruinar o resto da vida dele só porque lhe fez algo de errado.

Compreendo que estejas a sofrer, mas não sigas os passos dele e não uses as suas acções como exemplo.

Se ele a traiu, não significa que tenha de ser assim também. Seria insensato retaliar da mesma forma.

Além disso, se acabaram a relação e ele tem uma nova namorada, não tente contactá-la e contar-lhe mentiras sobre ele, pensando que isso a vai ajudar.

Isso não será uma vingança e ele não se sentirá culpado por te ter magoado, apenas pensará como és patética e carente e, mais cedo ou mais tarde, a verdade virá ao de cima e ficarás novamente magoada.

Depois de tudo o que ele lhe fez, nem sequer devia ser uma prioridade para si. Por isso, não se deixe enganar pela sua raiva e dor, acreditando que tudo o que mencionei acima a ajudaria a fazê-lo sentir-se culpado por a ter magoado.

É você que controla a situação. Tenha cuidado com a forma como usa esse controlo e não exagere. Sabe o que as pessoas dizem: às vezes, menos é mais.

Para que ele perceba que a magoou, primeiro tem de ser clara consigo própria.

Se precisa mesmo de se vingar para seguir em frente com a sua vida e voltar a ser feliz, então procure uma vingança emocional e não física.

Ao fazê-lo, ele vai perceber o quanto te maltratou, e nessa altura vai perceber que não és como as outras mulheres e que nunca deve brincar com os sentimentos das pessoas, nunca!

É esse o tipo de vingança que deve procurar, pois ajudá-la-á a afastar-se dele sem parecer carente ou louca.

Como fazer com que ele se sinta culpado por a ter magoado?

Antes de decidir fazer qualquer coisa para que ele se sinta culpado por a ter magoado, prometa a si mesma que as suas acções serão subtis. Não dedique toda a sua vida a fazê-lo sentir-se culpado, porque só se vai perder no processo.

Em vez disso, mostre-lhe como se sente quando alguém a magoa. Se for bem feito, ele nem se aperceberá de que esteve a planear isto o tempo todo.

A sua melhor opção é seguir em frente com a sua vida enquanto lhe ensina uma lição valiosa. Esse deve ser o seu objetivo final.

Compreendo que esteja a sofrer neste momento, mas dentro de alguns meses, ele vai acabar por perceber que perdê-la foi a pior coisa que lhe aconteceu.

Então, deve estar a perguntar-se como fazê-lo sentir-se culpado por a ter magoado? Bem, estas dicas podem ajudá-la a consegui-lo. Só tem de ser paciente e persistente no seu objetivo.

1) Concentre-se em si próprio

Provavelmente parece-lhe inútil agora, mas a melhor maneira de o fazer sentir-se culpado por a ter magoado é começar a dar prioridade a si própria acima de qualquer outra pessoa.

Não pense nele nem no que ele lhe fez, faça-o parte do seu passado e esforce-se por melhorar, tanto mental como fisicamente.

Não tem de se preocupar com a forma como vai incorporar os seus interesses na sua agenda preenchida, mantendo a sua relação viva. Porquê? Porque tem todo o tempo do mundo para fazer o que quiser.

Aproveite a oportunidade e trabalhe em si mesma. Faça tudo o que sempre quis fazer mas nunca teve tempo para o fazer. Acredite, isto vai fazê-lo sentir-se culpado por a ter magoado.

Ele vai ver como a tua vida sem ele é fantástica e bonita e vai perguntar-se porque é que te magoou.

És uma pessoa fantástica e maravilhosa e, quando voltares a tua atenção para ti, ele vai perceber isso.

Tenha uma mentalidade positiva e prepare-se para novas experiências. A vida pode ser bela quando se começa a abraçá-la. Concentre-se e dê prioridade a si próprio acima de todos os outros e tudo o resto se encaixará.

2) Não lhe telefonar nem enviar mensagens de texto

Compreendo que tenha vontade de lhe enviar mensagens de texto e de lhe telefonar para lhe dizer tudo o que a tem incomodado durante este tempo todo. No entanto, essa é a última coisa que deve fazer se quiser que ele se sinta culpado por a ter magoado.

A regra de ouro é não o contactar de forma alguma e utilizar a regra do não contacto.

Se ceder e lhe enviar uma mensagem de texto - ou pior ainda, telefonar-lhe - está a deixá-lo pensar que não fez nada de mal. Vai ouvir a voz dele e não vai conseguir resistir a dar-lhe uma segunda oportunidade.

Eventualmente, ele voltará a tomá-la por garantida porque a verá como uma mulher patética, implorando por um pedido de desculpas.

Não faças isso a ti próprio! Nunca se rebaixe ao ponto de dar a um homem a oportunidade de usar o seu coração mole contra si.

Lembre-se que o seu objetivo é fazer com que ele se sinta culpado por a ter magoado. Não está zangada com ele, está desiludida com o seu comportamento.

Gritar e praguejar com ele só vai ter um efeito contrário. Não quer que ele fique ainda mais confuso do que está agora.

A sua tentativa desesperada de lhe dar a volta à cabeça não lhe vai servir de nada. Não é uma mulher desesperada, nunca se esqueça disso.

Mesmo que ele te diga o contrário, tens todo o direito de ficar desiludida.

Ignorá-lo vai ajudá-lo a perceber o que lhe fez. Por outro lado, gritar e berrar com ele vai significar que está zangada com ele quando, na realidade, não está.

3. ser aventureiro e experimentar coisas novas

Se quer mesmo fazê-lo sentir-se culpado por a ter magoado, então tem de lhe mostrar que a sua vida não acabou e que sabe como viver sem que ele faça parte da sua vida.

Prove o seu ponto de vista trabalhando em si mesma, experimentando coisas novas e criando uma nova vida que é uma dúzia de vezes melhor do que a que tinha quando estava com ele.

A vida de solteiro pode ser óptima, pois tens tempo suficiente para te recompores e começares a sair com outros homens.

Tudo o que precisa é de uma mentalidade positiva e de um espírito otimista, o que é uma combinação vencedora para mudanças saudáveis e positivas na sua vida.

Rodeie-se de pessoas que se preocupam genuinamente consigo. Saia e conheça novos amigos.

Peça-lhes para se juntarem a si nas suas aventuras, como caminhadas, windsurf ou coisas do género. Planeie fazer coisas novas que nunca conseguiu experimentar até agora.

A única forma de melhorar e de começar uma nova vida é viver novas experiências e conhecer novas pessoas.

Mesmo que seja uma pessoa tímida que não sai com frequência, tem de dar as boas-vindas às mudanças positivas que estão a acontecer na sua vida neste momento.

Procure o desconforto saindo da sua zona de conforto e a sua mente e alma irão florescer. As suas feridas irão sarar mais depressa - e ele ao ver isso irá fazê-lo sentir-se culpado por a ter magoado.

4. provar-lhe que já não está a pensar nele

A verdade é que não há nada que doa mais do que ver o seu ex a retirá-lo lenta mas seguramente da sua vida. E é exatamente isso que deve fazer.

Se queres fazer com que ele se sinta culpado por te ter magoado, tens de lhe provar que não vais passar o resto da tua vida a pensar nele e no que poderia ter acontecido entre vocês os dois.

O seu coração não baterá mais depressa ao som da sua voz e o seu corpo não tremerá quando o encontrar acidentalmente na rua ou no seu restaurante favorito.

Em vez disso, estará totalmente calma e controlada e ele será apenas mais um dos seus ex que não a merece de todo.

Se ele ganhar coragem e se aproximar de si, vai parecer que um estranho veio pedir-lhe algo.

Não lhe vais mostrar como choraste até adormecer todas as noites antes de perceberes que ele não merece o teu amor. Não lhe vais mostrar nenhuma emoção. E não lhe vais dar essa satisfação porque ele não a merece.

Vai ficar orgulhosa à frente dele, olhando-o diretamente nos olhos e sem se mexer. Então ele vai saber que já o esqueceu e vai sentir-se culpado por a ter magoado.

Como sabem, o ego de um homem é o seu orgulho e alegria. Ele protege-o a todo o custo.

Por isso, a pior coisa que lhe pode fazer é ferir-lhe o ego, e é exatamente isso que vai fazer se não mostrar qualquer emoção para com ele.

Quando isso acontecer, ele vai ficar perplexo com a sua força e autoestima. Ele pode até tentar voltar à sua vida, mas você já terminou esse capítulo da sua vida.

Ele desperdiçou a oportunidade quando te magoou. E agora é a tua vez de lhe provares que ele não vai poder ir e vir como lhe apetece.

5) Livrar-se das coisas que o fazem lembrar

Depois de uma separação, a melhor coisa que pode fazer pela sua saúde mental é livrar-se de todos os objectos que ele lhe deu.

Bem, é a forma mais fácil de a ajudar a sentir-se melhor e, ao mesmo tempo, faz com que ele se sinta culpado por a ter magoado.

A última coisa de que precisa é de um ursinho de peluche na prateleira, a recordar o tempo em que estiveram juntos. É por isso que deve arrumar todas as coisas dele e entregá-las pelo correio.

Não as deixe à porta dele porque, ao fazê-lo, está a arriscar-se a voltar a vê-lo. Não quer que ele pense que está obcecada por ele ou algo do género.

Quando ele receber a entrega, vai ficar perplexo com a falta de emoção deste teu ato, vai começar a recordar memórias passadas de quando te tinha na vida, e isso vai ajudá-lo a ver como te maltratou.

Vai sentir-se arrependido e culpado por te ter magoado e não ter estado presente quando precisaste dele. Finalmente, vai perceber o quão imaturo era e que tu eras a namorada perfeita para ele. Só que ele percebeu tudo isso demasiado tarde.

6) Recuperar a confiança

Uma das piores coisas que nos pode acontecer como resultado de uma separação é perdermos a nossa autoestima. Sentimos que ninguém nos vai amar como ele nos amou, mas estamos enganados.

Se queres fazer com que ele se sinta culpado por te ter magoado, então tens de voltar a encontrar o teu valor próprio.

Sei que é fácil sermos dominados por emoções e pensamentos negativos depois de sermos magoados.

Começa a perguntar-se se haveria algo que pudesse ter feito de forma diferente para evitar a separação. Mas a melhor cura para o desgosto de amor é melhorar a sua auto-confiança.

Lembre-se de que uma das possíveis razões pelas quais ele a deixou foi porque não percebeu o quanto você realmente vale. Mas é exatamente por isso que você deve deixá-lo onde ele pertence - no passado.

Trabalha em ti mesma, porque só assim conseguirás que ele se sinta culpado por te ter magoado. Torna-te uma super-mulher e uma pessoa que ele se vai arrepender de ter perdido.

Sejamos realistas: és linda, forte, corajosa e independente, e podes conseguir tudo o que quiseres.

7) Ignorá-lo

Se perguntar a qualquer homem qual é a coisa que ele mais detesta quando se trata de mulheres, ele provavelmente dirá que é quando uma mulher o ignora. E é precisamente isso que deve fazer se quiser que ele se sinta culpado por a magoar.

Isto está relacionado com a segunda dica que dei: dê-lhe o tratamento de silêncio total, use a regra de não contacto. Se ainda não o sabia, é a forma mais eficaz de fazer um homem perceber algumas coisas.

Mas tenha cuidado, pois o seu objetivo não é fazer com que ele sinta a sua falta ou dar-lhe uma segunda oportunidade, mas sim criar uma série de mudanças positivas na sua vida e nada mais.

Deixar alguém que amávamos é difícil, mas temos de nos lembrar de como essa pessoa em particular nos fazia sentir.

Honestamente, a sua felicidade não depende do seu ex-namorado. Só precisa de si própria para voltar a sentir alegria e a melhor maneira de o fazer é não lhe prestar muita atenção.

E se falhar na sua tentativa de o ignorar por completo, pelo menos reprima a vontade de responder às mensagens dele com um texto longo. Em vez disso, dê-lhe uma resposta brusca "Sim" ou "Não" responder, e ele vai perceber o que lhe fez.

Vais ferir o ego dele e fazê-lo sentir-se culpado por te ter magoado.

Lembre-se do que ele lhe fez. Por tudo isso, ele não merece a sua atenção ou conversa.

E, aconteça o que acontecer, não deixe que ele a provoque com as suas palavras e acções. Não caia nos seus jogos mesquinhos e não acredite nas suas meias verdades.

Dê a si própria algum tempo, e depressa verá como ele está magoado por a ter magoado.

Sinais de que ele se sente culpado por a ter magoado

Agora que já conhece as estratégias para o ajudar a perceber o que lhe fez, deve estar a perguntar-se como é que vai saber se elas funcionaram ou não. Bem, não tenha medo porque há sinais de que ele se sente culpado por a ter magoado, e aqui estão alguns dos mais comuns.

1. ele pede-lhe desculpa

Os homens nunca foram muito bons a expressar as suas emoções. Um homem prefere mostrá-las através dos seus actos do que tentar expressá-las por palavras.

Mas se o seu ex-namorado se sentir culpado por a ter magoado, então fará tudo o que puder para lhe mostrar que está arrependido. É certo que isso só acontece se ele gostar mesmo de si.

Um pedido de desculpas sincero no momento certo é um indício importante de que ele está a ser dominado pela culpa.

Ele pode sentir-se mal com o que lhe fez e agora está a tentar repará-lo. Ele não consegue livrar-se da emoção horrível e a única forma de seguir em frente e de a fazer sentir melhor é através de um pedido de desculpas sincero.

2. ele fica calado em relação a si

Outro grande sinal de consciência pesada é quando ele age de forma mais silenciosa do que o habitual. Talvez ele não esteja na sua forma habitual e, em vez de lhe abrir o coração, fica calado e não diz nada.

Pode ser que ele esteja a pensar no que deve fazer a seguir, ou que esteja genuinamente arrependido do que fez ou disse. De qualquer forma, se vir que o comportamento dele muda, é sinal de que se sente culpado por o ter magoado.

3. fala bem de si aos outros

Tem ouvido os seus amigos em comum dizerem que o seu ex está sempre a falar de como você é maravilhosa? Ele diz que é o único responsável pela separação?

Se ele fala frequentemente bem de si a outras pessoas, isso é definitivamente um sinal de que se sente culpado por a ter magoado.

4. telefona-lhe frequentemente para saber como está

Este tipo quer certificar-se de que não está a sofrer demasiado e quer que saiba que, se houver alguma coisa que ele possa fazer, ele fá-lo-á.

Ele quer que sintas que podes recorrer a ele se precisares de apoio e compreende que te causou dor e quer fazer tudo o que puder para a aliviar.

Mesmo que ele saiba, no fundo do coração, que é a fonte da sua mágoa e que não há muito que ele possa fazer, vai continuar a telefonar para saber como está.

5. diz-lhe que merece mais

Mas dizer que "mereces muito melhor" e "és demasiado bom para mim" é uma boa maneira de aliviar a consciência pesada e colocar o fardo na outra pessoa.

Normalmente, os homens que têm baixa autoestima tendem a fazê-lo. E se ouvir o seu ex-namorado dizer-lhe coisas destas, então é melhor acreditar que ele se sente culpado por a ter magoado - só não está disposto a admiti-lo.