"Devo dizer ao meu ex que tenho saudades dele?"

Quantas vezes já se fez essa pergunta a si própria? Sabe que não deve, mas também sente que o seu coração está a puxar por ele.

As relações terminam por muitas razões. Por vezes, terminam simplesmente porque nos apercebemos de que não éramos a pessoa certa um para o outro ou porque cometemos um erro ao dar uma oportunidade a essa pessoa.

Está bem, talvez não seja assim tão dramático, mas sejamos honestos, não é uma experiência invulgar.

Ao longo da vida, há muitas pessoas diferentes que vão e vêm. Por isso, quando alguém é suficientemente especial para que o recordemos mesmo anos depois de nos separarmos, sabemos que é algo que não podemos esquecer.

E quando as redes sociais entram no jogo, lembram-nos do que poderíamos ter tido.

Quando vemos uma fotografia dele e pensamos em como ele nos abraçou e como nos sentimos quando o beijamos, não é fácil ultrapassar isso.

Todas as mulheres tendem a perseguir o seu ex depois da separação, lembrando-se de tudo. E isso só a torna mais infeliz.

Agora vem a pergunta: deve mesmo dizer ao seu ex que sente a falta dele ou deve ignorar a vontade de o abordar?

Quando é que posso dizer ao meu ex que tenho saudades dele?

A resposta fácil é um grande e gordo NÃO. Mas às vezes não é assim tão preto no branco, pois não?

Então, deve dizer ao seu ex que tem andado a pensar nele?

É claro que isto não significa automaticamente que quer a sua ex de volta, mas apenas que está a pensar enviar uma mensagem de texto e depois ver o que acontece a partir daí.

Mas seja honesta consigo mesma por um momento. Quando envia uma mensagem de texto ao seu ex-namorado pela primeira vez ao fim de algum tempo, é quase certo que espera que ele a queira de volta tanto quanto você o quer a ele.

Se se separaram em boas condições, pode até obter uma resposta positiva.

Se não tem a certeza se deve mesmo avançar com esta ideia, então continue a ler. Nós ajudamo-lo a definir quando é que é correto dizer isto à sua ex e quando é que isso só vai levar a mais desgostos.

1. é solteiro

Enviar mensagens de texto ao seu ex durante uma relação está completamente fora de questão. Lamento, mas isso é uma coisa horrível de se fazer ao seu atual parceiro, e esses pensamentos que está a ter são desrespeitosos para com ele e para com a vossa relação.

Se dá por si a pensar no seu ex-namorado enquanto está com outro homem, então deve reavaliar a sua relação atual.

Não pode esperar que o seu parceiro esteja consigo, enquanto ele está completamente alheio aos pensamentos que lhe passam pela cabeça.

Por outro lado, se for solteiro, não há problema nenhum em fazê-lo. Não tem obrigações morais para com ninguém. Se decidir comunicar com o seu ex, são só vocês os dois. Não está a partir o coração a ninguém.

2. é solteiro

Antes de decidirmos dizer ao nosso ex que temos saudades dele, temos de nos certificar que ele também é solteiro.

Tem? Tem provas sólidas de que ele não está numa relação que o seu envolvimento com ele possa pôr em risco? Não? Então está mais perto de falar com ele.

Se ele tem uma relação, então não deve enviar-lhe mensagens de texto, mesmo que acredite que ele possa responder-lhe, falar consigo e encontrar-se consigo.

Tens de respeitar a nova relação dele, porque não queres que o teu novo namorado mande mensagens à ex nas tuas costas, pois não? Ficarias devastada. És melhor do que isso. Não queres ser uma destruidora de lares nesta altura, certo?

Quando lhe enviares uma mensagem, não queres ser a razão pela qual ele acaba com a namorada atual. Isso só pode acabar mal porque ele pode ficar ressentido contigo mais tarde pelo que fizeste a ele e à namorada.

Por isso, se ele não é solteiro, nem penses nisso. Ele merece seguir em frente com a sua vida.

3. era a pessoa certa no momento errado

Por vezes, conhecemos alguém e sabemos que é a pessoa certa, sentimo-lo em cada fibra do nosso ser e sabemos simplesmente que vocês os dois foram feitos um para o outro.

Isso é perfeitamente possível, mas por vezes essa pessoa especial aparece na nossa vida na altura errada.

Pode ser porque está a tentar descobrir-se a si próprio ou porque está a trabalhar na sua carreira. Também pode ser porque não sabia o que queria e o que não queria de uma relação quando entrou nela. Ambos estavam confusos na altura, por isso não era a altura certa para vocês os dois.

Se namorassem neste momento, tem a certeza de que as coisas seriam diferentes: sabe o que quer, já pensou em tudo e está pronta para se comprometer com ele.

Se ele a quiser, terá a melhor versão de si. Tudo o que se interpõe entre vocês os dois neste momento é apenas um telefonema. E se conseguir fazer com que ele volte a fazer parte da sua vida e se reaproximar dele, então poderá ter a mais bela relação de sempre.

Esperemos que ele esteja igualmente disposto a falar consigo e a dar-lhe uma segunda oportunidade.

4. nunca tiveram uma discussão importante

Todos nós já ouvimos falar dos casais perfeitos que se separam sem mais nem menos, que nunca os vimos discutir nem ter uma grande discussão, que tinham todos os valores alinhados e que sempre quiseram as mesmas coisas da vida.

Se era o seu caso e o do seu ex, então não deve sequer pensar em se deve dizer ao seu ex que tem saudades dele? Tem todo o direito de lhe enviar uma mensagem e ver se ele está disposto a falar consigo.

Se sim, então há poucas hipóteses de que as opiniões dele sobre estes assuntos tenham mudado. Provavelmente, ele continua a pensar como antes.

Não deve partir do princípio de que o tempo o ajudou a perceber algumas coisas se também não mudou a sua posição em relação a estes temas.

Não se pode esperar que alguém mude só por nós. Se tiveram estas discussões enormes, então é provável que estejam melhor sozinhos. Não se intrometa com ele se não for capaz de o aceitar exatamente como ele era.

No entanto, se sempre estiveram em sintonia, há uma grande probabilidade de as coisas voltarem a funcionar.

5. está aberto a ouvir-te

Todos nós tivemos aqueles ex que ficaram mais do que felizes em nos bloquear em todas as plataformas de redes sociais e mudar o número de telefone o mais rápido possível após a separação. Alguém assim está tudo menos aberto a falar consigo.

Se o seu ex decidiu realmente cortar todo o contacto consigo (e não estamos a falar da regra de não contacto), então não o deve incomodar. É óbvio que ele não quer falar consigo e deve respeitar isso.

Mas há casos em que você e o seu ex não fizeram nada para impedir que o outro o contactasse. Neste caso, pode até dizer que é bem-vindo a enviar-lhe uma mensagem de texto para ver o que se passa.

Se acabou de terminar o namoro, talvez seja melhor esperar algumas semanas antes de o contactar. É melhor dar a si própria algum tempo para pensar nas coisas. Não se torne naquela ex-namorada pegajosa que não consegue deixar de estar em cima do seu ex antes mesmo de a poeira assentar.

Dê a si e a ele algum tempo para reflectirem e depois mande-lhe uma mensagem para ver como está. Se ele estiver pronto para falar consigo, então pode deixar de "Tenho saudades tuas" bomba sobre ele.

6) Acabaram a relação por causa de uma coisa estúpida

Sabe tão bem como eu que hoje em dia há demasiados casais que se separam por coisas estúpidas. É certo que também ficam juntos por razões estúpidas, mas não é disso que estamos a falar agora.

Há alturas em que acabamos por discutir por algo tão trivial que parece que nem sequer conhecemos a pessoa com quem estamos. É então que decidimos separar-nos e acabar de vez com a relação. Como é que isso é justo para a relação outrora feliz em que tanto nos esforçámos?

Quando se passa por momentos muito difíceis, estas pequenas coisas não devem ser a razão pela qual se separam.

Agora que já percebeu que não devia ter acabado com as coisas por causa de uma coisa tão disparatada, tem saudades dele, quer reconciliar-se com ele e perceber porque é que não conseguiram resolver as coisas como antes.

Claro que é confuso. Se eu estivesse no seu lugar, também me perguntaria se deveria dizer ao meu ex que sinto a falta dele nessa altura. Estaria tão relutante como você.

Se está confiante na sua compatibilidade e tem autoestima suficiente para dar o primeiro passo depois de tudo, então não há razão para não o fazer. Afinal de contas, conhece o seu ex melhor do que ninguém.

7. algo mudou

Se eu estivesse no seu lugar, pensaria muito bem em mandar mensagens ao meu ex se não houvesse mudanças significativas. Quando diz ao seu ex que tem saudades dele, tem de haver uma certa garantia de que ele não se vai arrepender de ter falado consigo.

Um exemplo que me vem à cabeça é o caso de uma relação à distância que terminou porque era demasiado difícil para ambos ir para a frente. Todos sabemos como é absolutamente devastador amar alguém tão longe de nós.

Mas se entretanto se mudou para a cidade onde sabe que ele está a viver, é altura de lhe enviar uma mensagem a avisá-lo. Ou se ele se mudou para um sítio perto de si. Estas são mudanças enormes que podem abrir novas portas para a vossa relação.

Se é realmente esse o caso na vossa relação, então têm a possibilidade de resolver tudo. Pode enviar-lhe uma mensagem a dizer que viu que ele se mudou para a mesma cidade e perguntar-lhe se gostaria de se encontrar com ele.

Quando ele concorda em vê-la, isso não significa necessariamente que a quer de volta, mas significa que está a dar-lhe uma oportunidade de o convencer.

Por isso, não estrague a sua oportunidade. Esta é, sem dúvida, uma ocasião para o contactar.

Mesmo que tenha mudado alguma coisa que possa melhorar significativamente a vossa relação, deve telefonar-lhe. Porquê esperar? O que pode perder se lhe enviar uma mensagem?

Como é que digo ao meu ex que tenho saudades dele?

Se os critérios acima mencionados se aplicarem, então pode definitivamente considerar falar com o seu ex. Mas se não se aplicarem - se suspeitar que ele pode estar numa relação ou que não quer falar consigo, então o tiro pode sair-lhe pela culatra.

Agora que já sabe que tudo está resolvido, pegue no seu telemóvel, porque temos trabalho a fazer! Há coisas que pode fazer para o ajudar a dizer ao seu ex que tem saudades dele, e eu estarei aqui para o ajudar em cada passo do caminho.

1. enviar-lhe uma mensagem com um meme engraçado

Se acabaram de sair da fase de ausência de contacto ou se já não têm notícias um do outro há algum tempo, pode entrar nas DMs dele com um meme engraçado. Quem não gosta de sorrir com coisas estúpidas?

É uma aposta segura, especialmente se conhece bem o sentido de humor dele. Se pode dizer com certeza que ele se vai rir, então envie.

Desta forma, começará a sua interação com uma nota mais leve e poderá rir-se primeiro, o que a ajudará a libertar-se de alguma da ansiedade que está a sentir e também lhe mostrará como ele está aberto a comunicar consigo.

Seja qual for o caso, deixe as coisas seguirem o seu ritmo natural e veja o que acontece. Ele pode responder-lhe com um meme dele, pode rir-se e comentar, ou pode simplesmente ignorá-lo. Seja qual for o caso, terá a oportunidade de ver como deve proceder.

Se ele decidir ignorar-te, então nem sequer deves tentar. É óbvio que ele já não se importa o suficiente. No entanto, se ele se rir, ou se te enviar um meme de volta, então tens um caminho claro para uma conversa real.

É nesta altura que lhe podes dizer o quanto tens sentido a sua falta.

2. recordar-lhe uma memória feliz

É muito provável que as suas contas nas redes sociais o façam recordar uma memória de há um ou dois anos, o que o pode ajudar a iniciar uma conversa. Pode querer fazer uma captura de ecrã dessa memória e enviá-la para ele. Desta forma, tem a melhor maneira de entrar nas DMs dele sem parecer um cretino.

Por vezes, pode esperar dias ou mesmo semanas para que o Instagram o lembre de uma história que publicou nesse mesmo dia há anos. É por isso que também pode desenterrar uma fotografia bonita de vocês os dois, onde estavam felizes e a divertir-se.

Envie-lhe essa fotografia e coloque-lhe uma legenda bonita. Diga-lhe que tem saudades desses tempos e que é fantástico que ainda tenha essas fotografias.

Neste caso, é muito provável que ele lhe responda, sobretudo se estiver disposto a comunicar consigo.

Uma coisa destas requer um pouco mais de coragem porque, desta forma, está a ser muito vulnerável. Está automaticamente a dizer-lhe que ainda se agarra a essas fotografias e que ainda recorda essas memórias.

Está disposta a dar-lhe essa visão da sua mente neste momento? Não há problema em mostrar-lhe o seu lado vulnerável?

Se a resposta for sim, então vai certamente obter uma resposta emocional da parte dele. Ele não vai conseguir ignorar o salto que o seu coração dá ao ver o seu nome a aparecer no telemóvel, bem como a fotografia que o acompanha.

3. aparecer nos sítios que ele frequenta

Acho que deve dizer ao seu ex que sente a falta dele pessoalmente, se tiver confiança suficiente para ir ter com ele e falar sobre tudo. Se acha que ele vai simplesmente ignorá-la e humilhá-la, então não é de certeza a pessoa que quer na sua vida.

Mas a reação que ele lhe der vai definitivamente definir o tom a partir desse momento.

Então, há alguma hipótese de descobrir onde é que ele sai mais vezes? Tem a certeza de que ele vai lá estar?

Quando digo que se deve simplesmente aparecer num sítio destes, não quero dizer que se deva aparecer no escritório dele. Isso é simplesmente assustador.

Mas se sabe que ele trabalha num café, pode muito bem aparecer lá e meter conversa com ele. Não tem de ser nada de sério, pode até fingir que não sabia que ele trabalhava lá.

Este é o momento perfeito para iniciar uma conversa e dizer-lhe que tem saudades dele. Pode até perguntar-lhe se está com vontade de ir beber um copo consigo um dia destes. Esta é a oportunidade perfeita para ver em que pé estão os dois neste momento.

4. dizer-lhe que o viu algures

Uma mentira branca não faz mal a ninguém, certo?

Se eu estivesse a pensar se deveria dizer ao meu ex que tenho saudades dele, tentaria definitivamente vê-lo primeiro para me convencer de que tenho mesmo saudades dele. Não gostaria que fosse apenas um momento fugaz de atração que só vai partir os nossos corações mais uma vez.

Por isso, se puderes, tenta andar por um determinado bairro que te garanta que o vês. Tenta esbarrar nele e faz com que pareça que foi completamente acidental.

Se não conseguir fazer isso, então mais vale mentir. Diga-lhe que o viu algures na cidade, mas certifique-se de que ele esteve mesmo lá e não numa viagem. Isso seria embaraçoso.

Manda-lhe uma mensagem a dizer que querias ir ter com ele e dizer-lhe olá, mas que não sabias se ele estaria disposto a falar contigo depois de tudo.

Se ele responder positivamente, então pode dizer-lhe que sentiu muito a sua falta. Mas se ele a deixar escapar ou nem sequer quiser reconhecer o quanto isso é querido, então já não tem nada por que lutar.

5. seja ousado

Ninguém lhe pode dizer o que deve ou não fazer, por isso, no fim de contas, o melhor é fazer o que tem a fazer.

Ele precisa de perceber como se sente, por isso, porquê perder tempo com jogos estúpidos que ele pode ou não perceber?

Em vez disso, ganhe coragem, ponha o seu coração na manga e diga-lhe o que se passa. Se não o fizer, pode perder o único homem bom a quem se agarrou durante tanto tempo.

Você sabe que não é altura de se separarem, mas ele pode acreditar que acabou para sempre. Porquê deixá-lo acreditar nisso? Pelo menos seja honesta consigo mesma e com ele. Seja honesta sobre tudo e veja como as coisas se desenrolam.