Hoje em dia, as conversas secretas no Facebook estão na moda e podem levá-lo a suspeitar que o seu parceiro o está a trair.

Estou a falar de mensagens ocultas do Facebook que só podem ser vistas no telemóvel ou noutro dispositivo em que a conversa foi criada ou aberta e que são automaticamente eliminadas após um determinado período de tempo.

Basicamente, isto significa que apenas as duas pessoas que estão a conversar podem ver estas mensagens ocultas do Facebook.

Se alguém estiver a utilizar uma conversa secreta no Facebook, isso significa que o está a trair? Bem, não necessariamente, mas pode estar.

Nos tempos modernos, toda a gente está no Facebook e a utilização da Internet, incluindo as redes sociais, tornou-se parte da nossa vida quotidiana.

Utilizamos a Internet pelo menos três a quatro horas por dia e não conseguimos imaginar como seria a nossa vida se não tivéssemos esta possibilidade.

As oportunidades que a era digital nos oferece são inúmeras, mas uma delas é que agora é muito mais fácil fazer batota.

Nunca foi tão fácil conhecer novas pessoas e iniciar uma conversa com alguém que nunca se viu, e as mensagens secretas do Facebook permitem-lhe esconder isso.

Está preocupado com a possibilidade de o seu parceiro estar a utilizar as conversas secretas do Facebook para o trair? Vejamos os factos.

O facto de alguém utilizar mensagens secretas no Facebook não significa necessariamente que seja um traidor; no entanto, significa que está a esconder algo.

Mesmo que o seu parceiro não o esteja a trair, por que razão sentiria a necessidade de lhe esconder algo?

Esconder coisas da pessoa amada não é correto e mostra que a relação não é tão saudável como deveria ser.

Claro que isto não significa que não deva haver privacidade na relação.

Por muito empenhado que esteja com o seu parceiro, ele não tem de saber tudo o que faz.

Provavelmente, não mostra ao seu parceiro as suas mensagens no Facebook e ele não sabe tudo o que faz online.

No entanto, uma coisa é não mostrar ou contar tudo ao seu parceiro, enquanto que esconder deliberadamente as coisas é uma coisa completamente diferente.

A confiança é importante numa relação, por isso não deve violar a privacidade do seu parceiro mexendo no telemóvel dele sem ele saber.

Por outro lado, a honestidade é igualmente importante, pelo que também não deve esconder o telemóvel ou recusar-se a deixá-lo pegar nele.

Numa relação saudável, o seu parceiro não deve importar-se quando lhe tira o telemóvel por uma razão justificada, como por exemplo para fazer uma chamada.

Não deves ler as mensagens deles, mas eles não se devem importar se tiveres a possibilidade de ver algo acidentalmente.

É perfeitamente normal que ambos deixem o telemóvel à vista e não saiam da vossa conta do Facebook quando saem do quarto.

O objetivo é que ambos os parceiros tenham acesso às contas um do outro, mas não as utilizem para se espiarem mutuamente.

É assim que as coisas funcionam numa relação em que são honestos um com o outro e confiam um no outro também.

Isto significa que nunca deve espiar o seu parceiro? Mais uma vez, não necessariamente.

Se sabe que o seu parceiro lhe está a esconder alguma coisa e tem razões para acreditar que ele o pode estar a trair, o que mais pode fazer?

No entanto, deve ter em conta que, se estiver enganado, espiar a pessoa pode causar grandes problemas na sua relação.

Ter curiosidade sobre o que o seu parceiro faz online e com quem conversa no Facebook é perfeitamente normal e compreensível.

É algo de que se deve poder falar abertamente com eles.

O que acontece quando perguntamos ao nosso parceiro com quem está a falar quando utiliza o Facebook Messenger?

Dizem-lhe e até lhe mostram ou fazem-se de estranhos?

E o telemóvel? Têm-no sempre por perto e passam-se se lhe tocamos?

Se o seu parceiro é reservado quando se trata das suas conversas online, há razões para estar preocupado.

Talvez não o estejam a trair, mas estão a dar-lhe uma razão para pensar que o estão a fazer.

Em primeiro lugar, leia estes sinais de conversas secretas no Facebook e de traição que o ajudarão a perceber se está a pensar demasiado nas coisas ou se se passa algo de estranho:

1. de repente, ele está mais interessado no Facebook

O seu parceiro nunca se interessou pelo Facebook até há pouco tempo.

Ele nunca a utilizou muito e não estava interessado em gostar ou comentar as mensagens de ninguém, incluindo as suas.

Agora, isso mudou e ele começou a utilizar muito o Facebook.

De facto, ultimamente, está a usá-lo constantemente, o que é uma grande diferença em relação ao seu comportamento anterior.

E não é tudo, porque agora repara que ele está a gostar e a comentar os posts de alguém e que esse alguém é do sexo oposto.

Talvez tenha arranjado recentemente um novo amigo no Facebook, alguém do sexo oposto, e desde então não consegue largar o telemóvel.

É claro que tudo isto também pode significar que ele simplesmente encontrou alguém de quem gosta muito como amigo, mas não é assim tão difícil de distinguir.

Basta perguntar-lhe sobre o assunto e ver como ele reage e o que lhe diz.

Se ele conhecesse alguém de quem gostasse apenas como amigo, não teria qualquer problema em contar-lhe, e você poderia dizer-lhe se isso a incomodasse, para que ele parasse.

2. ultimamente, tem recebido muitas mensagens no Facebook Messenger

O telemóvel dele está constantemente a vibrar e parece estar a receber muitas mensagens ultimamente, o que é invulgar, uma vez que não acontecia com tanta frequência antes.

Talvez ele nem sequer utilizasse o Facebook Messenger antes, mas começou a utilizá-lo muito recentemente.

Estas mensagens também chegam à noite, mas seja qual for a hora, quando o telemóvel dele vibra, o seu parceiro quer imediatamente lê-la e responder de imediato.

Isto não tem de ser um problema, mas depende da forma como ele reage quando lhe pergunta sobre o assunto.

Basta perguntar-lhe quem é que lhe envia tantas mensagens e prestar atenção à sua reação.

3. esconde o telemóvel

O seu parceiro tem o cuidado de não deixar o telemóvel à vista? Mantém-no sempre por perto ou esconde-o quando entra na sala?

Talvez tenha começado a usá-lo na casa de banho com mais frequência, ou noutro local onde não o possa ver.

Se o seu parceiro esconde o telemóvel de si, não deixe de ler o nosso artigo sobre o que significa quando um homem esconde o telemóvel.

4. alterou recentemente as suas definições de privacidade no Facebook

O seu parceiro alterou recentemente as suas definições de privacidade? Por exemplo, talvez ele se tenha certificado de que não pode ver a sua lista de amigos.

Esta mudança surgiu do nada? Então pode haver uma razão para se preocupar.

Por outro lado, no entanto, se ele começou recentemente a preocupar-se com a sua privacidade online, talvez esta mudança não seja algo de alarmante.

Já sabe que as pessoas podem ocultar coisas no seu perfil do Facebook para que determinadas pessoas não as possam ver.

Se sabe que o seu parceiro alterou as suas definições de privacidade para que não possa ver algo no seu perfil, isso é suspeito.

5. não te deixa usar o telemóvel dele

Como é que o seu parceiro se comporta quando tenta utilizar o telemóvel dele? Ele age de forma estranha e recusa-se a deixá-la utilizar o telemóvel?

Deveria ser perfeitamente normal utilizar o telemóvel do seu parceiro quando é necessário.

O que quero dizer é que quando alguém apaga todas as chamadas, fecha todas as aplicações e navegadores, apaga todas as mensagens de texto...

Uma pessoa que faz isso ou se preocupa demasiado com a sua privacidade ou, mais provavelmente, está a esconder alguma coisa.

Se o seu parceiro anda sempre com o telemóvel e nunca lhe deixa tocar nele, isso é duvidoso.

6. tem mais do que uma conta no Facebook

O seu parceiro tem algumas contas no Facebook em vez de apenas uma?

Claro que muitas pessoas o fazem, por isso isto não significa necessariamente que ele esteja a trair, mas é suspeito se ele não for aberto sobre isso.

Se descobrir que o seu parceiro tem uma conta secreta no Facebook que nunca lhe contou, isso é um grande sinal de alerta.

Para que é que ele o usa? Porque é que ele o esconde de si?

Por outro lado, se tem conhecimento das contas do seu parceiro e ele lhe explicou para que as utiliza, pode não ser nada de preocupante.

7. prefere utilizar o Facebook Messenger

Como sabe, o Facebook Messenger permite mensagens secretas do Facebook, e esta pode ser a razão pela qual o seu parceiro prefere utilizar esta aplicação para conversar.

Ele evita enviar mensagens de texto ou conversar noutras aplicações e prefere manter a comunicação com outras pessoas no Facebook Messenger?

Isto não tem de significar nada, mas pode ser devido a conversas secretas no Facebook.

Se, por acaso, vires as mensagens dele, e forem muito poucas, o que não faz sentido, uma vez que ele tem enviado muitas mensagens, provavelmente ele usa essa opção.

Isso é um sinal de que ele está a esconder alguma coisa, mas não saberá o que é se não lhe perguntar e observar atentamente a sua reação.

8. as suas mensagens no Facebook tornaram-se uma prioridade para ele

Se, de repente, enviar mensagens de texto para o Facebook é a sua prioridade número um, a sua prioridade é, na verdade, a pessoa a quem está a enviar a mensagem.

Claro que pode ser apenas um amigo, mas nesse caso ele não terá qualquer problema em contar-lhe e explicar-lhe porque é que mandar mensagens a essa pessoa significa tanto para ele.

Ultimamente, sente-se excluída porque o seu parceiro passa mais tempo a enviar mensagens de texto a alguém no Facebook do que a si?

Isso é motivo de preocupação, mesmo que ele não esteja a fazer batota.

Diga-lhe como se sente e pergunte-lhe sobre isso.

Se ele enviar uma mensagem de texto a alguém no meio de uma conversa consigo, não lhe está a dar toda a atenção.

A quem é que ele está a dar atenção? Ele tem de lhe falar sobre isso e explicar porquê.

9) O seu estado de relacionamento não é visível

Isto não tem de ser um mau sinal, porque muitas pessoas simplesmente não se preocupam o suficiente com o Facebook para atualizar o seu estado de relacionamento.

Talvez o seu parceiro não ache importante ter um estado de relacionamento visível, mas também pode significar que ele não quer que os outros saibam que ele não é solteiro.

Se o incomoda o facto de o estado de relacionamento do seu parceiro não ser visível, tem de lhe dizer isso.

Ele não deve fazer uma tempestade num copo de água e deve torná-lo visível, se isso for muito importante para si.

Não se esqueça de que ele pode certificar-se de que a informação é visível apenas para si, pelo que pode verificar isso olhando para o perfil dele a partir do perfil de outra pessoa.

10. age na defensiva e recusa-se a responder quando se quer saber de quem são as mensagens

Este é o mais importante e o mais claro de todos estes sinais.

Tudo se resume à forma como o seu parceiro reage quando lhe pergunta diretamente sobre quem está a enviar mensagens de texto.

Se ele não está a esconder nada, deve dizer-lhe imediatamente, sem fazer alarido.

Podia dizer algo como: "O Jack quer saber quando voltamos a jogar póquer" e continuar a fazer o que estava a fazer.

Se o seu parceiro não reagir dessa forma, mas agir na defensiva e se recusar a responder, isso é uma grande bandeira vermelha e também é muito suspeito se ele reagir tentando mudar de assunto.

Tudo o que não seja uma resposta direta à sua pergunta direta é, na verdade, um mau sinal.

Deixem-me dizer-vos uma coisa: tive a mesma preocupação que vocês têm agora e, em vez de perguntar ao meu parceiro sobre isso, limitei-me a ler as mensagens do Facebook no telemóvel dele.

Não encontrei nada de suspeito, por isso tentei simplesmente perguntar-lhe a quem estava a enviar mensagens quando o vi a fazê-lo.

Primeiro, respondeu de imediato, mas quando continuei a perguntar-lhe, sentou-me para falar com ele.

Ele perguntou-me qual era o problema e eu contei-lhe as minhas preocupações e disse-lhe que tinha mexido no telemóvel dele.

Falámos sobre o assunto e percebi que tenho problemas de confiança porque já tinha sido enganada antes.

Ele ficou um pouco zangado por eu ter lido as suas mensagens, mas compreendeu porque é que eu tenho problemas de confiança e quis ajudar-me.

Acabámos por concordar que não esconderíamos nada um do outro e que seríamos livres de ver o telemóvel um do outro sempre que quiséssemos.

Em breve, já não precisava de o fazer, porque finalmente podia confiar nele.

Quem sabe, talvez possa melhorar a sua relação da mesma forma!

No entanto, se descobrir que o seu parceiro a está a trair, não deixe que ele a engane e pense que a culpa é sua.

Boa sorte!