Há uma linha ténue entre um namorado ciumento e um namorado possessivo. Os possessivos não só se aborrecem quando falamos com o sexo oposto como também vigiam todos os nossos movimentos.

Verá as bandeiras vermelhas quando o seu namorado controlador não lhe permitir ter qualquer espaço pessoal.

Por isso, é altura de refletir sobre a sua própria vida e perceber se a sua baixa autoestima é uma consequência de abuso emocional.

Está a perguntar-se se o seu namorado é possessivo?

Vou dizer-lhe todos os sinais de um homem possessivo, desde telefonemas e mensagens de texto constantes a vigiar todos os seus movimentos e não a deixar ter qualquer espaço pessoal.

Todas essas pequenas coisas são sinais de aviso a que é preciso estar atento e coisas como essas não acontecem numa relação saudável.

Como já disse, há uma linha ténue entre um namorado ciumento e um parceiro possessivo.

Em ambos os casos, eles ficarão aborrecidos se falar com o sexo oposto ou se tiver um amigo homem, mas a diferença é que um namorado ciumento vai querer bater no seu amigo homem se se sentir ameaçado e um namorado possessivo vai proibi-la de ver os seus amigos homens.

Uma relação possessiva pode levar a abusos emocionais e prejudicar a sua autoestima e todas as pequenas coisas que ele faz para se certificar de que você é só dele mostram que ele também tem baixa autoestima.

Mas o mais importante a reter é que um parceiro possessivo é o pior ex-namorado que se pode ter, por isso, prepare-se para que ele, pelo menos, persiga as suas redes sociais após a separação.

O seu namorado possessivo e controlador pode dizer as palavras "amo-te", mas está a impedi-la de ver os seus entes queridos, sejam eles amigos homens ou familiares?

Vou dizer-lhe todos os sinais de aviso de que está com um parceiro possessivo e como lidar com um namorado possessivo.

Por isso, continue a ler, porque é importante que se aperceba das bandeiras vermelhas nas fases iniciais do amor.

23 sinais de um namorado possessivo (e o que fazer)

Há uma altura em que temos de refletir sobre a nossa própria vida e perguntar a nós próprios se o nosso namorado é possessivo.

É importante perceber os sinais de um homem possessivo nas fases iniciais do amor antes que seja tarde demais... e acabe por ser proibida de ver os seus amigos homens, familiares e outros entes queridos.

A sua cara-metade é um homem possessivo?

Leia estes sinais de um homem possessivo para descobrir a verdade e eu também lhe direi como lidar com um namorado possessivo.

Eu própria tive uma relação com um namorado possessivo e foi a pior relação da minha vida.

Não te vou dizer que tens de acabar com um homem assim... mas tenho de te dizer isto...

Quando encontrei o verdadeiro amor da minha vida, depois de ter deixado aquele homem, pude finalmente ver como é continuar a ter liberdade numa relação.

Estes tipos de homens vão querer mantê-la enjaulada e vão tratá-la como se fosse propriedade deles.

No entanto, quando estiveres numa relação saudável com alguém que não seja assim, verás que uma relação tem de te permitir respirar.

O homem certo até a encorajará a passar algum tempo com os seus amigos e a fazer as coisas que lhe interessam fora da sua relação, e não me canso de sublinhar como isso é importante.

Por muito que ame um homem, se ele não a deixar viver fora da sua relação, acabará por ter apenas ele na sua vida.

E quando te aperceberes que tens de acabar com isto, não terás ninguém para te ajudar.

É por isso que é fundamental não deixar que esse homem a isole de tudo e de todos e acredite que ele vai tentar.

Por isso, mesmo que decida ficar com ele, não o deixe fazer isso. Continue a ler para ver todos os sinais de que está com uma pessoa assim e como lidar com isso, mas mantenha em aberto a opção de terminar a relação, porque se ele não quiser mudar, nunca será feliz com ele.

Sinais de um namorado possessivo

1. tem de agir de acordo com os desejos do seu parceiro possessivo

Em suma, será alvo de muitas exigências, chantagens emocionais, tratamento silencioso, queixas e ameaças; tudo isto se não respeitar, cumprir ou satisfazer o que o seu parceiro lhe pede.

O que se passa é que os homens controladores não nos deixam ser autónomas e isso deve-se ao facto de não confiarem nas nossas decisões e de nos considerarem propriedade deles.

2) Ele controla quando, porquê e onde vai e com quem

Uma pessoa possessiva vai respirar fundo sempre que quiser ir a algum lado e não importa se é para ver os seus amigos ou família ou ir às compras.

Quando se está numa relação possessiva, o namorado ciumento vai querer controlar onde e quando vai a algum lado e, sobretudo, com quem.

Ele utilizará todo o tipo de formas manipuladoras e ameaçadoras para o manter em casa.

3. ele persegue-o

O comportamento possessivo inclui entrar na sua conta das redes sociais para ver todas as suas mensagens privadas, mas também pode verificar as mensagens de texto e as chamadas no seu telemóvel, ou ver o seu histórico de pesquisas na Internet.

Um homem possessivo é alguém que está sempre de olho em si.

Mesmo que ele não esteja a verificar estas coisas enquanto não está presente, hoje em dia ouve-se muito a pergunta "Quem lhe está a enviar mensagens de texto/ligações?

4. é pegajoso e carente

Um namorado possessivo lembrar-te-á sempre que, agora que te tem, não precisa de mais ninguém na vida dele, mas, segundo ele, tu também não devias.

Nem toda a gente que é pegajosa e carente é possessiva, mas quando ele começa a mostrar ressentimento ou raiva em relação às outras pessoas da sua vida, é uma bandeira vermelha muito clara.

5) Ele vai tentar sabotar as suas amizades

O que se passa é que um homem controlador vai tentar isolá-la de toda a gente e vai reparar que ele também não tem amigos.

Começar a controlar com quem se associa nas fases iniciais da relação é um sinal de alerta importante.

Ele até tentará virá-la contra as outras pessoas da sua vida e esquecerá a ideia de ter amigos homens quando estiver com um homem possessivo.

6) Ele não respeita os seus limites

A possessividade manifesta-se quando o seu homem controlador não a deixa ter nada que seja só seu.

Ele vai impor-se sempre a si e não terá tempo para si nem para uma vida fora desta relação possessiva.

A verdade é que este tipo de homem não consegue respeitar os seus limites pessoais.

7. é extremamente ciumento em relação aos outros homens

Uma coisa é ser um namorado ciumento, mas quando a possessividade dele se manifesta sempre que fala com outro homem, é sinal de que a separação é inevitável.

Ele vai querer saber porque é que outros homens lhe telefonam e porque é que gostam das suas publicações nas redes sociais ou lhe enviam mensagens de texto, porque não vê outra razão para isso senão a intenção de a afastar dele.

E não tenha dúvidas, isso vai deixá-lo paranoico, por isso nem pense em falar com o seu ex-namorado.

8) Ele controla o que vestes

"Não vais sair com isso vestido!" Esta frase é-te familiar?

Um dos sinais claros de um homem possessivo é quando ele a proíbe de usar saias curtas ou de mostrar o seu decote.

Ele está convencido de que alguém a vai levar para longe dele e, na sua opinião, você está a provocá-lo com as suas roupas.

O teu corpo é apenas para os olhos dele e se tentares mostrar mais do que ele te permite, a possessividade dele mostrará a sua face assustadora.

9. está constantemente a enviar-lhe mensagens de texto ou a telefonar-lhe quando não está em casa

É outra vez o porquê, quando, onde e com quem.

Um namorado possessivo terá regras que não se encontram numa relação saudável e certificar-se-á de que não faz nada que não esteja autorizado a fazer.

Como já disse, ele também é paranoico, por isso as mensagens não serão apenas "amo-te".

Ele vai querer saber exatamente onde vai e o que está a fazer, o que acontecerá especialmente quando sair com os amigos.

10. não pode tomar nenhuma decisão sem ele

O seu comportamento possessivo vai manifestar-se quando tentar tomar uma decisão sem ele, porque, mesmo que a decisão não lhe diga respeito, ele vai querer participar na tomada de decisão.

Mas estar envolvida não será suficiente, porque ele vai querer que faças o que ele quer que faças.

11. ele manipula-o

Um namorado possessivo é emocional e psicologicamente manipulador.

Ele vai diminuir a sua auto-confiança e autoestima... até conseguir fazer com que acredite que não sabe o que é bom para si.

Mas, felizmente, tens aquele que sabe.

Este é um dos sinais de um homem possessivo que é realmente arrepiante e não pode deixar que o seu amor possessivo lhe faça uma lavagem cerebral para se tornar o seu fantoche.

12. faz-se passar por amor

Este tipo vai tentar convencer-te de que a sua possessividade é apenas amor e o pior é que provavelmente vais acreditar nele.

Mas acredite em mim, querida, todo esse comportamento controlador e ciúme estão longe de ser o amor, por isso nunca se deixe confundir possessividade com amor e deixe que este artigo a ajude com isso.

13. está sempre a acusá-lo de alguma coisa

O seu namorado possessivo começou a acusá-la de traição ou de mentira?

Quando isto acontece nas fases iniciais da vossa relação, é um aviso.

Na verdade, ele está a tentar transferir a sua culpa para si e não hesitará em utilizar a psicologia inversa para o levar a admitir aquilo de que o acusa.

Este é um sinal precoce de amor possessivo, mas nunca deixe que este homem a faça duvidar de si própria.

14. fica zangado quando não responde imediatamente

Ele fica zangado quando não responde imediatamente às suas mensagens ou chamadas?

Se calhar, depois disso, ele só te dá um tratamento de silêncio, mas não é melhor.

Isto acontece porque ele está tão paranoico que você o está a trair que pensa imediatamente que é isso que se passa quando você não responde.

Mas isso é um problema dele, não teu, e não tens de aceitar a possessividade dele.

15. tem algo de mau a dizer sobre toda a gente

Um namorado possessivo é alguém que tem um problema com toda a gente.

De facto, considera que todos são uma ameaça para ele e é por isso que está sempre a falar mal deles.

O pior do amor possessivo é que ele vai tentar convencer-te de que tudo isso é para o teu bem.

Ele dir-lhe-á que tem em mente os seus melhores interesses, mas isso é mentira; a única coisa que ele tem em mente é a paranoia.

16. é temperamental

A possessividade não permite ter paciência e até os mais pequenos problemas podem desencadear uma discussão séria.

Até mesmo olhar para outra pessoa de forma errada pode fazer com que ela comece uma grande discussão consigo.

A possessividade é uma coisa feia, e tu devias afastar-te dele.

17. está sempre a questioná-lo

E ele duvida de todas as suas palavras.

Porque é que quereria estar com alguém que quer saber porque é que demorou tanto tempo a chegar a casa do supermercado?

A questão é que, ou ele é desonesto, ou o seu comportamento ciumento e controlador apoderou-se dele.

Esta é uma situação comum quando se tem um namorado possessivo.

18. ele não dará informações

Não se surpreenda se a sua mãe passar por cá ou se o seu pai lhe telefonar e ele se esquecer de lhe contar.

Trata-se de uma retenção intencional de informação para o levar a afastar-se das outras pessoas da sua vida.

A possessividade tem a ver com o facto de a querer só para ele, pelo que fará tudo o que puder para a afastar de todos os outros, incluindo a sua família.

19. ele intimidá-lo-á

Este homem vai começar a intimidá-la até sentir que tem de ter a sua autorização antes de fazer qualquer coisa... ou de tomar qualquer decisão por si própria.

E fará tudo o que puder para ter controlo total sobre si, incluindo a manipulação, ou o recurso à piedade, à chantagem ou à culpa.

Queres mesmo acabar casada com alguém assim e ter de pedir autorização antes de fazeres as coisas?

20) Ele fará de ti um ioiô emocional

O seu namorado vai recusar afeto simplesmente por despeito, se é que já não o faz.

Ele pode sair de casa sem se despedir, só porque sabe que isso a incomoda, e mais tarde volta para casa a implorar que façam as pazes.

Ir de um extremo ao outro fará de si o seu ioiô emocional com que ele brinca.

21. usa as coisas que lhe disseste contra ti

Naturalmente, quando se está numa relação, começa-se a partilhar coisas com o parceiro.

Confia nele, por isso abre-se e confidencia-lhe segredos que nunca contou a mais ninguém, mas quando ele começa a usar essas coisas contra si, é um grande sinal de que está numa relação possessiva.

Numa relação saudável, o seu namorado nunca faria tal coisa, não a julgaria pelo que fez no passado e não o mencionaria.

22. ele só vê as coisas más da vossa relação

Não importa o tempo que escolheres passar com ele, o momento em que escolheres passá-lo com outra pessoa será a única coisa que importa para ele.

Ele não verá todos os dias que passaste com ele, apenas o dia em que o deixaste sozinho.

23. não reage bem quando dizemos que não

Este é o tipo de pessoa que fará com que o ditado "à minha maneira ou na autoestrada" seja dolorosamente verdadeiro.

Faz tudo o que pode para conseguir as coisas à sua maneira e não aceita um não como resposta.

Não se surpreenda quando ele tentar chantageá-la emocionalmente só para a levar a fazer o que ele quer.

Como lidar com um namorado possessivo

Se reconheceu o seu namorado possessivo nos sinais que enumerei acima, está na altura de ver como lidar com um parceiro possessivo.

Vou dizer-lhe as coisas que pode tentar para lidar com a possessividade dele, mas se nada disso funcionar, a sua única opção é a separação.

O que acontece é que este comportamento tem origem no medo do abandono ou da rejeição.

Existe a possibilidade de vocês os dois ultrapassarem esta situação, mas se já se tratou de abuso, pare de procurar formas de lidar com um parceiro possessivo e, em vez disso, procure ajuda para deixar esta relação pouco saudável para trás e recuperar a sua liberdade.

1. praticar rituais de autocuidado

A primeira coisa que deve fazer é cuidar da sua autoestima e aumentar a sua auto-confiança.

Pode fazê-lo de qualquer forma que considere útil, mas os rituais de autocuidado são a melhor opção. Tem-se desleixado por causa desta relação?

Agora é altura de mudar isso e recuperar tudo o que faz de si o que é.

Experimentei aulas de representação e recomendo-as vivamente, porque é uma óptima maneira de redescobrir a sua confiança.

2. contar às pessoas de quem gosta sobre a sua situação

Infelizmente, este tipo de relação não é assim tão raro, mas pode haver algo de bom nesse facto.

Talvez tenha um amigo que tenha passado por uma situação semelhante e com quem possa falar, mas tenha cuidado com quem confia, porque algumas das pessoas que gostam de si só vão ficar zangadas com o seu parceiro.

Escolha alguém que esteja calmo e seja capaz de olhar para a situação de forma objetiva.

3. identificar os problemas e a sua origem

Se está determinado a fazer com que esta relação funcione, consultar um terapeuta antes de falar com o seu parceiro é a melhor ideia.

Um profissional poderá ajudá-la a verbalizar a sua situação e será mais fácil falar com o seu parceiro depois disso.

Tem de encontrar uma forma de dizer ao seu parceiro o que está errado e o que ele precisa de mudar para que a vossa relação funcione.

Terá de lhe dar exemplos específicos do seu comportamento que tem de mudar.

4. conversar com o seu parceiro

É altura de reservar um momento adequado para ter uma conversa com o seu parceiro.

Comece por dizer ao seu namorado que o aprecia e depois passe aos problemas que tem tido com a forma como ele se comporta.

E lembre-se de falar apenas negativamente sobre o comportamento dele, não sobre ele. Dê-lhe exemplos e esteja preparado para que ele se aborreça e se ofenda.

É importante saber isto para que se possa preparar para manter a calma a todo o custo.

Seja muito claro sobre o que tem de mudar para que a vossa relação funcione.

Se ele finalmente concordar em mudar, ajude-o no futuro chamando a atenção para o seu comportamento possessivo.

5) Ser paciente, mas não esperar eternamente

Pode contar com deslizes à medida que ele tenta mudar o seu comportamento e, se não consegue deixar de o amar, seja paciente com ele porque vai demorar algum tempo até que ele mude realmente.

Mas isso não significa que ele deva ter oportunidades ilimitadas.

Talvez tenha de aceitar que esta relação não tem futuro, pelo que tem de estar preparado para isso.

Os milagres acontecem, mas não com muita frequência. De qualquer modo, não será fácil, mas nunca deixe que uma pessoa ponha em causa o seu bem-estar.

Não há nada que valha a pena prejudicar a sua saúde.