As relações não são fáceis e essa é a verdade. É uma tarefa muito difícil para os parceiros manter o fogo e o brilho numa relação, preservar toda a paixão e o amor. Não importa como foi o início, mas sim a forma como se mantém a proximidade durante o tempo que passam juntos.

Os parceiros não podem proporcionar a si próprios o prazer de entrar na zona de segurança, acabando por ficar presos a uma rotina. Vocês os dois têm de mudar continuamente as coisas, para que a chama do vosso amor incondicional possa facilmente viver a cada novo dia que chega.

No entanto, por muito que esteja a tentar fazer com que a sua relação funcione, não tem de ser sempre emocionante. Certifique-se apenas de que não deixa que os hábitos aborrecidos engulam a sua relação. Os dois só iriam ter sentimentos desagradáveis ao lado um do outro.

Esta é a principal razão pela qual não deve permitir que você ou o seu parceiro se desinteressem da sua relação e da sua constante melhoria. Tente acrescentar algo novo e interessante ao tempo que passam juntos. Pode ser um novo passatempo, uma viagem ocasional a algum lado, etc. Certifique-se apenas de que não se aborrecem um com o outro.

Existe alguma forma de descobrir se já está preso a uma rotina, aborrecido e sem qualquer hipótese de trazer de volta aquela faísca? Existem alguns sinais que lhe mostrem que se tornou monótono e aborrecido? Se achar que o seu parceiro e você próprio mostram algum destes sinais, provavelmente precisa de trabalhar nisso.

Eis 8 sinais de que se está numa relação monótona:

1. não tem muitos temas para falar.

Não têm interesse em falar um com o outro. A relação que têm e a comunicação entre si e o seu parceiro são superficiais. Não têm assuntos sobre os quais possam falar. Não estão interessados em ouvir o que o seu parceiro tem para dizer ou vice-versa. Se querem salvar a vossa relação, tentem envolver-se numa conversa.

2) Já não se divertem juntos.

Só sabe divertir-se quando se entretém sozinho ou com os seus amigos, mas não sabe divertir-se com o seu parceiro e, se for esse o caso, já deve estar preocupado.

3. não fazem nada juntos.

Se os dois ficam a olhar um para o outro durante todo o dia, passando os dias sem fazer nada, é provável que estejam a perder a faísca de uma relação. Devem sair juntos e divertir-se um com o outro. Tornem o dia interessante, pois isso ajudará a vossa relação a avançar.

4) Os encontros noturnos são uma coisa do passado.

Não importa há quanto tempo namoram, devem passar uma noite agradável juntos. Ofereçam um presente um ao outro, reservem um bom sítio para jantar ou façam qualquer outra coisa que vos ajude a recordar a razão pela qual se apaixonaram há muito tempo.

5) Não tens tempo para fazer nada que te faça feliz.

Você deve ser a sua principal prioridade, por isso não perca o hábito de se fazer feliz de vez em quando. Para que a sua relação funcione, primeiro tem de saber amar-se a si própria. Só assim conseguirá amar também o seu parceiro.

6) Não tem uma vida fora da relação.

A sua relação também deve ser importante para si, mas há coisas valiosas noutros aspectos da vida que não deve esquecer.

7) Não tentam parecer bem um para o outro.

Estar numa relação de longa duração pode levar a uma rotina em que não se passa muito tempo a cuidar do nosso aspeto. Sabemos que o nosso parceiro nos ama, mesmo que o nosso cabelo esteja desarrumado e que tenhamos andado de calças de fato de treino nos últimos dias.

Mas, por vezes, temos de nos deixar disso e prestar mais atenção a nós próprios, não só para o bem da nossa relação, mas também para o bem da nossa saúde mental. Ter uma boa aparência faz com que nos sintamos imediatamente bem e, quando nos sentimos bem, irradiamos um tipo especial de energia.

Quando isso acontecer, o seu parceiro vai perceber que continua a achar importante ter uma boa aparência quando estão juntos, o que o pode motivar a esforçar-se mais e a lutar pelo seu amor.