Há muitas razões pelas quais as pessoas classificam as suas relações como complicadas. Trata-se de questões de compromisso, de confiança ou de longa distância que as impedem de ter relações saudáveis. Por isso, se se encontra numa dessas situações, preparámos 100 citações de relações complicadas para o ajudar a compreender o que o impede de ser plenamente feliz.

Há muitas razões pelas quais as pessoas classificam as suas relações como complicadas. Trata-se de questões de compromisso, de confiança ou de longa distância que as impedem de ter relações saudáveis. Por isso, se se encontra numa dessas situações, preparámos 100 citações de relações complicadas para o ajudar a compreender o que o impede de ser plenamente feliz.

Todos nós ansiamos por uma relação significativa e queremos aquela pessoa especial que nos aprecie pelo que somos, sem nos mudar. Alguém que nos faça rir e nos conforte quando choramos. Alguém que ame as nossas imperfeições e nos trate da mesma forma, quer estejamos no nosso melhor ou no nosso pior.

Mas, entramos numa relação demasiado depressa, há demasiada pressão para encontrar "o tal".

Ser solteiro não é a pior coisa que lhe pode acontecer. Só porque toda a gente à sua volta está a assentar, não significa que seja altura de fazer o mesmo. É melhor esperar anos pela sua pessoa para sempre do que apressar as coisas.

Não deixes que a sociedade te convença a andar mais depressa do que te sentes à vontade para andar. Não deixes que a sociedade te pressione a casar com a primeira pessoa que encontrares.

Estamos a esforçar-nos tanto para entrar numa relação só por estar numa relação e acabamos em relações complicadas, tóxicas e manipuladoras que nos deixam de coração partido.

Até encontrar alguém que mereça o seu amor, deve permanecer solteiro. Deve esperar pela relação certa. Prometa a si próprio que vai assentar com a pessoa certa, aconteça o que acontecer.

Tu vales muito mais.

As citações de relações mais românticas, mas dolorosamente complicadas:

1. "A verdade é que toda a gente te vai magoar, só tens de encontrar aqueles por quem vale a pena sofrer."

~ Bob Marley

2) Um homem com o chamado carácter é muitas vezes uma simples peça de mecanismo; tem muitas vezes apenas um ponto de vista para as relações extremamente complicadas da vida.

~ August Strindberg

3) Deve-se desconfiar sempre de quem promete que o seu amor vai durar mais do que um fim de semana.

~ Quentin Crisp

4. "O que precisamos de saber sobre o amor não é um grande mistério. Todos sabemos o que constitui um comportamento amoroso; precisamos apenas de agir de acordo com isso, e não de o questionar continuamente. A análise excessiva confunde muitas vezes a questão e, no final, não nos aproxima do discernimento. Por vezes, ficamos demasiado ocupados a classificar, a separar e a examinar, para nos lembrarmos que o amor é fácil. Somos nós que o tornamos complicado."

~ Leo Buscaglia

5) É preciso aprender a abandonar a mesa quando o amor já não é servido.

~ Nina Simone

6) Por vezes, um simples "tenho saudades tuas" muda tudo.

~ Desconhecido

7. "É um pensamento curioso, mas só quando vemos as pessoas ridículas é que nos apercebemos do quanto as amamos."

~ Agatha Christie

8) "Se eu te amo, deixa-te estar e, se for amor verdadeiro, voltarás para mim".

~ Anónimo

9: "É errado pensar que o amor vem de uma longa companhia e de um namoro perseverante. O amor é o fruto da afinidade espiritual e, a menos que essa afinidade seja criada num momento, não será criada durante anos ou mesmo gerações.

~ Kahlil Gibran

10. "O amor é como um rumor, Toda a gente fala dele, Mas ninguém o conhece verdadeiramente."

~ Anónimo

11) "Mas, certamente, para tudo o que se ama, há que pagar um preço".

~ Agatha Christie

12. "Não amam aqueles que não demonstram o seu amor. O curso do verdadeiro amor nunca foi suave. O amor é um familiar. O amor é um demónio. Não há outro anjo mau senão o Amor."

~ William Shakespeare

13 - "Sim, o amor é luz do céu; uma centelha do fogo imortal com os anjos, partilhada por Alá, dada para elevar da terra o nosso baixo desejo."

~ Lord Byron

14. "Nada dói mais do que perceber que ele significava tudo para ti e tu não significavas nada para ele."

~ Anónimo

15 "O amor é um fumo feito com a fumaça dos suspiros; sendo purgado, um fogo que brilha nos olhos dos amantes; sendo vexado, um mar nutrido com as lágrimas dos amantes. O que mais é? Uma loucura mais discreta, um fel sufocante e um doce preservador."

~ William Shakespeare

16. "A maioria das pessoas tem mais dificuldade em deixar-se amar do que em encontrar alguém que as ame."

~ Bill Russell

17. "Estar apaixonado é o que faz com que trabalhar toda a semana seja suportável. Faz com que passear com as janelas abertas seja como andar num descapotável. Faz com que se dance ao ritmo da fotocopiadora e faz com que a noite de sexta-feira seja realmente O FIM DE SEMANA."

~ Anónimo

18 - "Sei que nunca farias nada para me magoar e talvez seja por isso que me sinto tão culpado, porque sei que o teu coração me pertence, mas o meu pertence a outra pessoa".

~ Joanne Golden

19. "Seguir-te-ei e farei do inferno um céu, e morrerei pela tua mão que tanto amo".

~ William Shakespeare

20 - "Como é que se pode explicar em termos de química e de física um fenómeno biológico tão importante como o primeiro amor?

~ Albert Einstein

Citações sobre relacionamentos que tornarão tudo um pouco menos "complicado"

21) "Não concorda que as relações se constroem com base na confiança? Não concorda também que a maior parte das pessoas pensa mais em termos de "eu" - os meus desejos, as minhas necessidades, os meus direitos? O que é que a sabedoria ditaria - não nos orientaria para nos concentrarmos em princípios de construção de confiança e em sacrificar o "eu" pelo "nós"?"

~ Stephen Covey

22) "Chegamos ao amor não encontrando uma pessoa perfeita, mas aprendendo a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita".

~ Sam Keen

23. "A pessoa que é perfeita para ti está longe de ser perfeita. É assim que deve ser. Não podes ter uma relação saudável e robusta com alguém que nunca provou a vida. Não podes ter um amor duradouro sem teres um passado que te tenha moldado. Não podes lidar com uma pessoa que é tão vazia que saiu ilesa da vida. No final, estamos todos a tentar encontrar alguém tão confuso como nós." ~Gigi Engle

24. "Uma relação sem esforço é uma relação condenada, não uma grande relação. É preciso trabalho para comunicar corretamente e é preciso trabalho para expor e resolver esperanças e crenças conflituosas. Não significa que não haja um "viveram felizes para sempre", mas é mais do tipo "trabalharam felizes para sempre".

~ Carol Dweck

25. "Apaixonar-se e ter uma relação são duas coisas diferentes."

~ Keanu Reeves

26. "Apesar do que se possa pensar, não há nada de errado em ser desarrumado. A pessoa que é desarrumada é, na verdade, a melhor pessoa com quem se pode sair. A bagagem e a experiência dessa pessoa é o que a torna bonita. Ela consegue funcionar na sociedade, apesar de ter visto o que é a vida e como as coisas podem ficar feias."

~ Gigi Engle

27: "A dependência pode parecer amor, porque é uma força que leva as pessoas a ligarem-se ferozmente umas às outras. Mas, na realidade, não é amor; é uma forma de anti-amor. Tem a sua génese num fracasso parental em amar e perpetua o fracasso. Procura receber em vez de dar. Alimenta o infantilismo em vez do crescimento. Trabalha para prender e constranger em vez deEm última análise, destrói mais do que constrói relações, e destrói mais do que constrói pessoas".

~ Scott Peck

28) "Fazer de uma pessoa a única fonte de amor não funciona, porque o amor está em tudo e em todos. Quando perdemos isso, perdemos o objetivo da vida. A sério."

~ Banu Sekendur

29) "Lembrem-se que a melhor relação é aquela em que o vosso amor um pelo outro excede a vossa necessidade um do outro."

~ Dalai Lama

30. "À medida que der mais ênfase em ser uma pessoa amorosa, que é algo que pode controlar - e menos ênfase em receber amor, que é algo que não pode controlar - descobrirá que tem muito amor na sua vida."

~ Richard Carlson

31. "Planta o teu próprio jardim e decora a tua própria alma, em vez de esperares que alguém te traga flores."

~ Jorge Luis Borges

32. "Qualquer mulher pode enganar um homem se quiser e se ele estiver apaixonado por ela".

- Julie Hintz

33. "No amor verdadeiro não há relação, porque não há duas pessoas com quem se relacionar. No amor verdadeiro há apenas amor, um florescimento, uma fragrância, uma fusão, uma fusão. Só no amor egoísta há duas pessoas, o amante e o amado. E sempre que há o amante e o amado, o amor desaparece. Sempre que há amor, o amante e o amado desaparecem ambos no amor."

~ Osho

34: "Quando necessitas de um outro indivíduo para a tua sobrevivência, és um parasita desse indivíduo. Não há escolha, não há liberdade envolvida na tua relação. É uma questão de necessidade e não de amor. O amor é o livre exercício da escolha. Duas pessoas só se amam quando são capazes de viver uma sem a outra, mas escolhem viver uma com a outra".

~ Scott Peck

35. "Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou descontrolada e, por vezes, difícil de lidar. Mas se não consegues lidar comigo no meu pior momento, então de certeza que não me mereces no meu melhor".

~ Marilyn Monroe

36) "Podes dizer que amas alguém - mas se não demonstrares esse amor através das tuas acções, as tuas palavras não têm significado."

~ Stephen M. R. Covey

37 "Quando dizes a uma mulher ou a um homem: "Amo-te", estás simplesmente a dizer: "Não posso ser enganado pelo teu corpo, eu vi-te. O teu corpo pode envelhecer, mas eu vi-te, o teu corpo sem corpo. Eu vi o teu núcleo mais íntimo, o núcleo que é divino." Gostar é superficial. O amor penetra e vai até ao âmago da pessoa, toca a própria alma da pessoa."

~ Osho

38. "Quando se compreende de onde vêm as pessoas, o que estão a tentar dizer, o que é importante para elas e assim por diante, ser compreendido flui naturalmente; tudo se encaixa sem praticamente nenhum esforço."

~ Richard Carlson

39. "Não me consertes; ama-me pelo que está partido".

~ Seth Godin

40. "Amo-te não só pelo que és, mas pelo que sou quando estou contigo. Amo-te não só pelo que fizeste de ti, mas pelo que estás a fazer de mim. Amo-te pela parte de mim que fazes emergir".

~ Roy Croft

Citações úteis sobre relacionamentos complicados e como seguir em frente

41. "Acontece a toda a gente quando cresce. Descobrimos quem somos e o que queremos, e depois apercebemo-nos de que as pessoas que conhecemos desde sempre não vêem as coisas da mesma forma que nós. Por isso, guardamos as memórias maravilhosas, mas damos por nós a seguir em frente."

~ Nicholas Sparks

42 Por vezes, temos de passar por dificuldades, rupturas e feridas narcísicas, que destroem a imagem lisonjeira que tínhamos de nós próprios, para descobrirmos duas verdades: que não somos quem pensávamos que éramos; e que a perda de um prazer acarinhado não é necessariamente a perda da verdadeira felicidade e bem-estar."

~ Jean-Yves Leloup

43. "Mesmo que queira avançar na sua vida, pode ter um pé no travão. Para sermos livres, temos de aprender a deixar ir. Liberte a mágoa. Liberte o medo. Recuse-se a entreter a sua velha dor. A energia necessária para se agarrar ao passado está a impedi-lo de ter uma nova vida. O que é que quer deixar ir hoje?"

~ Mary Manin Morrissey

44. "Ensinamos às pessoas como nos devem tratar".

~ Dr. Phil

45. "A dignidade de uma pessoa pode ser atacada, vandalizada e cruelmente ridicularizada, mas nunca lhe poderá ser retirada, a não ser que seja entregue."

~ Michael J. Fox

46. "Deixar ir significa chegar à conclusão de que algumas pessoas fazem parte da sua história, mas não do seu destino."

~ Steve Maraboli

47. "Talvez o máximo que se pode esperar de uma relação que corre mal é sair dela com algumas boas canções."

~ Marianne Faithfull

48: "Verás que é necessário deixar as coisas; simplesmente porque são pesadas. Por isso, deixa-as ir, deixa-as ir. Não amarro pesos aos meus tornozelos".

~ C. JoyBell C.

49. "Às vezes é preciso um desgosto para nos acordar e ajudar-nos a ver que valemos muito mais do que aquilo com que nos estamos a contentar."

~ Mandy Hale

50. "Uma relação sem confiança é como um carro sem gasolina, pode ficar nele o tempo que quiser, mas não vai a lado nenhum."

~ Desconhecido

51. "Quer dizer, se a relação não pode sobreviver a longo prazo, por que razão valeria o meu tempo e energia a curto prazo?"

~ Nicholas Sparks

52. "Deixar ir não significa que deixamos de gostar de alguém, é apenas perceber que a única pessoa sobre a qual temos realmente controlo somos nós próprios."

~ Deborah Reber

53. "Muitas coisas podem ser consertadas. As coisas podem ser consertadas. Mas muitas vezes, as relações entre as pessoas não podem ser consertadas, porque não devem ser consertadas. Você está a bordo de um navio a zarpar, e a outra pessoa juntou-se ao circo interior, ou está a embarcar num navio diferente, e vocês simplesmente não podem estar mais um com o outro. Porque não devem estar".

~ C. JoyBell C.

54. "O que está partido está partido - e eu preferia recordá-lo como era do que remendá-lo e ver os sítios partidos enquanto vivesse."

~ Margaret Mitchell

55. "Foi estranho, na verdade. Há uns meses atrás, eu pensava que não podia viver sem ele. Aparentemente, podia."

~ Gabrielle Zevin

56. "Tem de tomar a decisão de seguir em frente. Não acontecerá automaticamente. Terá de se erguer e dizer: 'Não importa o quão difícil isto é, não importa o quão desiludido estou, não vou deixar que isto leve a melhor sobre mim. Vou seguir em frente com a minha vida.'"

~ Joel Osteen

57. "Raparigas, têm de saber quando é altura de virar a página."

~ Tori Amos

58. "É melhor estar saudável sozinho do que doente com outra pessoa"

~ Phil McGraw

59. "As relações venenosas podem alterar a nossa perceção. Podemos passar muitos anos a pensar que não valemos nada. Mas não valemos nada, somos subvalorizados."

~ Steve Maraboli

60 - "Os rancores são para aqueles que insistem que lhes é devido algo; o perdão, no entanto, é para aqueles que são suficientemente substanciais para seguir em frente."

~ Criss Jami

Citações sobre relações complicadas

61. A pior maneira de sentir falta de alguém é estar sentado ao lado dessa pessoa e saber que nunca a poderá ter.

~ Gabriel Garcia Marquez

62. "A minha relação com ele era definida por estas emoções complexas, esta mistura de gratidão e ressentimento".

~ Otsuichi

63. "A pior dor é a de não ser desejado".

~ John Lennon

64. porque o amor quando não morre, mata. porque os amores que matam nunca morrem.

~ Joaquín Sabina

65 - "As vidas humanas são complicadas porque ele prefere viver no coração de alguém e prefere que alguém viva no seu coração"

~ P.S. Jagadeesh Kumar

66. Um dia vão aperceber-se que perderam um diamante enquanto brincavam com pedras sem valor.

~ Turcois Ominek

67. "Os seus humores mudavam de minuto a minuto, e Jan conseguia mudá-lo mais depressa do que ninguém. Quanto mais ele a amava, mais confuso ficava. Era um homem tão bonito, mas tão instável."

~ David Ritz

68 - "Não consigo falar, não consigo mexer-me, preso no seu olhar sério como uma espécie de coelho assustado"

~ J.S. Eades

69 - Não há amor na paz, ela é sempre acompanhada de agonias, êxtases, alegrias intensas e dores profundas.

~ Paulo Coelho

70 - Nunca ames alguém que te trate como se fosses normal e vulgar.

~ Oscar Wilde

71. "Porque é que as pessoas pensam sempre que ser amante não deve ser complicado?"

~ Nora Roberts

72. Sabes qual é o melhor dos corações partidos? Esse só pode ser partido uma vez. O resto são arranhões.

~ Carlos Ruiz Zafón

73. "Não há limite para a complexidade das coisas, porque uma coisa leva sempre a outra".

~ E.B. White

74. "Algumas coisas na vida são demasiado complicadas para serem explicadas em qualquer língua."

~ Haruki Murakami

75 - A perda do amor não é tão dolorosa como a nossa relutância em aceitar que ela ocorreu.

~ Tigress Luv

76. "Ela tinha apreciado cada minuto, mas estar com ele começava a inspirar-lhe mais conflitos do que serenidade."

~ Nicki Elson

77. "A habilidade mais complicada é ser simples."

~ Dejan Stojanovic

78. "Onde houve fogo, há cinzas".

~ Desconhecido

79. "O AMOR é a coisa mais poderosa que faz o meu mundo virar de cabeça para baixo".

~ Bernie Yaras

80 - A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

~ M. Kathleen Casey