Sabe que ele a fez genuinamente feliz e agora está a pensar como é que pode ter uma segunda oportunidade com um homem?

Por vezes, as separações podem realmente parecer o fim do mundo, porque ficamos sozinhos e assustados.

Depois de enfrentar o fim de uma relação, muitas pessoas fecham-se completamente, construindo muros à sua volta para não voltarem a ser magoadas.

Mas a verdade é que há uma coisa que é muitas vezes mais difícil do que acabar uma relação, e essa coisa é voltar a juntá-lo. A melhor maneira de o descrever é comparando uma relação com um castelo de cartas.

Sabe que é preciso muito tempo e paciência para o construir e, quando o faz, fica muito orgulhoso ou extasiado com o que conseguiu.

Não se pode acreditar que algo tão bonito seja fruto da sua perseverança e paciência, mas, com um movimento rápido, tudo pode cair.

Reconstruir o seu castelo de cartas não vai parecer o mesmo que da primeira vez, pois sabe que é preciso muito esforço para criar algo tão magnífico e sabe como é fácil quebrá-lo.

Em parte, é por isso que não se faz uma segunda vez com o mesmo nível de entusiasmo que se fez antes, e o mesmo se pode aplicar às relações. Uma vez desiludido o seu parceiro - alguém que era também o seu melhor amigo - é difícil ter uma segunda oportunidade.

A verdade sobre as relações

Antes de começar com as suas desculpas e promessas, é importante compreender que não é dona dele de forma alguma.

É preciso ter consciência de que ele decidiu envolver-se consigo. Como tal, ele tem o poder de se afastar de si e você pode fazer o mesmo com ele.

Assim, quando uma mulher está a tentar convencer um homem a dar-lhe outra oportunidade, muitas vezes sente que é dona dele e que tem o direito de manter uma relação com ele só porque já foi sua namorada.

Esperar que ele lhe dê uma segunda oportunidade só porque já foi sua companheira seria uma tolice e uma imaturidade. A única forma de ficarem juntos e de terem uma relação saudável é quando ambos estiverem felizes e satisfeitos.

Mesmo que o início da vossa relação tenha sido bonito e doce, essa faísca inicial pode certamente desaparecer se não estiver a ser devidamente cuidada. Se, em qualquer altura, o seu homem vir que mudou, no sentido em que se tornou controladora ou ciumenta, tem o direito de acabar consigo.

E, hoje em dia, ninguém se mantém numa relação só porque se sente bem no início. É preciso ser capaz de desenvolver os sentimentos que se tem um pelo outro ao longo do tempo.

Então, como conseguir uma segunda oportunidade com um homem?

É compreensível que seja difícil separar-se do homem que só trouxe felicidade à sua vida.

Sei que estás a passar por uma montanha russa de emoções, mas tens de te recompor e decidir se o queres ou não de volta.

Consegues esperar o tempo suficiente por ele antes de te cansares e desistires completamente do teu amor?

No final do dia, talvez o seu ex e os erros que cometeram tenham servido para o preparar para uma relação futura. É possível que a sua relação passada tenha servido para o ajudar a tornar-se uma pessoa melhor ou mais madura.

Será que está melhor sem ele? Se for esse o caso, por que razão se daria ao trabalho de voltar a estar com ele?

Mas digamos que quer desesperadamente fazer as coisas bem entre os dois. Talvez acredite verdadeiramente que ele é a sua alma gémea.

Talvez tenhas cometido erros, mas sabes que não consegues viver sem ele e a grande discussão que tiveram não significou nada para ti.

Precisa de ver se os dois têm futuro juntos, por isso está a pensar como conseguir uma segunda oportunidade com um homem? Eis o que deve fazer.

1) Não pedir uma segunda oportunidade demasiado cedo

Se quer reconquistá-lo, a primeira coisa a fazer é afastar-se um pouco do seu ex-parceiro. Não pode sufocá-lo com dezenas de mensagens a dizer que lamenta uma série de coisas e que não consegue viver sem ele nem mais um minuto.

Ele só vai pensar em si como uma mulher desesperada e solitária que perdeu a cabeça e agora não sabe como viver sozinha.

Vejo muitas mulheres a apressarem-se a voltar à relação, implorando e suplicando ao ex-namorado que lhes dê mais uma oportunidade. Pensam que, se agirem rapidamente e ligarem o sistema de água, ele abrirá o coração e deixá-la-á voltar.

No entanto, engana-se se pensa assim. É que o seu parceiro deixou-o por uma razão real.

Provavelmente, ele ficou magoado com algumas das suas palavras ou acções e precisa de tempo para pensar se é ou não a pessoa certa para ele. Tem de lhe dar algum tempo e espaço para processar o que aconteceu.

Pode muito bem ser que ele esteja dividido entre o que quer e o que não quer. Parte dele quer que você volte, mas também pode estar chateado e zangado consigo.

Por isso, não o apresse a fazer nada, mas deixe-se ir por um momento e faça um plano do que lhe vai dizer quando ele finalmente decidir falar consigo.

Lembre-se de que os homens também têm emoções. Só porque a sociedade os retrata frequentemente como seres humanos frios e distantes, isso não significa que não possam ser magoados.

Acredita em mim, ele está a passar por uma montanha russa de emoções tal como tu.

2) Perdoa-te primeiro a ti próprio

Quando está a tentar que ele lhe dê outra oportunidade, tem de se perdoar a si própria em primeiro lugar. É por isso que o meu conselho é que lhe dê espaço, a ele e a si própria, e invista tempo na autodescoberta.

O importante é perceber as coisas que fez na sua relação que levaram o seu parceiro a não confiar em si.

Não pense muito sobre se ele lhe dará ou não outra oportunidade. O foco agora não está nele, mas em si.

O único caminho para o auto-aperfeiçoamento é quando sabemos que cometemos um erro e nos perdoamos por isso. Dessa forma, apercebemo-nos das nossas falhas e não voltamos a repeti-las.

Deve aprender com os seus erros em vez de fugir deles.

A verdade é que não há ninguém no mundo inteiro que não tenha cometido um único erro, mas nem toda a gente tem a coragem de aceitar os seus erros e aprender com eles.

Terá então a oportunidade de mostrar ao seu ex-namorado que aceitou a responsabilidade pelo que fez de errado.

No entanto, a pior coisa que pode fazer é ficar a remoer o passado e a castigar-se. Se quer mesmo ter uma segunda oportunidade com este homem, recomponha-se.

Procure ultrapassar os seus erros, enfrente os seus medos e melhore realmente a sua imagem.

Este é um passo crucial no processo de recuperação do ex e, se o saltar, nunca mais o terá de volta.

3. deixar de o fazer sentir que quer uma segunda oportunidade

Talvez o seu ex-namorado seja alguém que não acredita em dar segundas oportunidades. Nesse caso, ele não reagirá bem se tentar convencê-lo a dar-lhe uma.

É algo bastante comum, por isso, tenha isso em conta, caso contrário, pode cometer o erro de lhe pedir e implorar para reconsiderar.

Como já referi, só vai parecer desesperada ou ele pode vê-la como emocionalmente fraca. Talvez, em vez disso, lhe faça promessas irrealistas sobre como vai mudar completamente e fazer tudo o que ele quiser só para poderem voltar a ficar juntos.

Talvez até o encha com uma longa série de mensagens de texto e cartas, em que lhe diz o quanto ele significa para si, mas isso vai afastá-lo ainda mais.

É preciso ter em conta que ele já não se preocupa tanto com os seus sentimentos porque acabou consigo e, por isso, só se concentra no que sente e no que quer.

Então, como conseguir uma segunda oportunidade com um rapaz? Bem, em vez de insistir numa segunda oportunidade, deve concentrar-se em fazer com que ele se sinta atraído por si da próxima vez que tiver oportunidade de falar com ele.

Talvez o seu ex lhe tenha dito que não vale a pena continuar a falar um com o outro porque nada vai mudar. O pior erro que pode cometer é zangar-se e começar a gritar com ele.

Em vez disso, pode dizer que aceita a decisão dele porque o respeita como pessoa. Pode até sugerir-lhe que continuem amigos, mesmo que nunca mais voltem a estar juntos.

Ao dizer-lhe coisas assim, ele vai baixar um pouco a guarda e isso porque já não o está a pressionar para ter uma segunda oportunidade.

3. pedir desculpa pelo seu papel na separação

Uma das coisas essenciais quando se está a tentar ter uma segunda oportunidade com um homem é pedir desculpa pelos seus erros. Deixe que o seu ex-parceiro saiba que está a assumir total responsabilidade pelas suas acções.

Para ser sincero, ambos estão a sofrer neste momento e ele também pode estar um pouco na defensiva ou confuso em relação ao que aconteceu. Mas um pedido de desculpas sincero (sem desculpas ou implorações) pode ser muito útil.

Mas, como já referi, em primeiro lugar, tem de pensar nas razões que levaram à separação. Depois de o fazer, peça-lhe para se sentar consigo e partilhar o que realmente aprendeu com a separação.

Talvez sinta que o seu amor se tornou mais forte, mas sabe porquê? Está convencida, mais do que nunca, de que ele é o amor da sua vida e de que não consegue imaginar o seu futuro com mais ninguém senão ele?

De que é que se arrepende mais da separação e como é que pode usar essa sabedoria para o convencer a aceitá-la de volta? Quando tiver respostas a estas perguntas, pode dizer-lhe que precisa de falar e confessar-lhe tudo o que a tem incomodado ultimamente.

No final, explique que está verdadeiramente arrependida dos seus erros e prometa-lhe que vai mudar para o bem de ambos. Só assim ele verá que está realmente arrependida de o ter magoado e que vai trabalhar para melhorar.

4. praticar a paciência

Se pensa que vai ser fácil pressionar o seu ex-namorado para lhe dar uma segunda oportunidade, pense novamente. Não acredite que vai conseguir falar com ele ou abrir o seu coração e assumir que ele vai voltar, porque isso só acontece nos filmes de Hollywood.

Se ele acabou consigo por uma razão estúpida, então é possível que o seu caminho para o sucesso seja um pouco mais fácil. Mas se ele o deixou porque não conseguiu lidar com toda a dor que lhe infligiu, então terá de melhorar o seu jogo e trabalhar arduamente se quiser voltar a estar do lado dele.

Não se pode deixar levar pelas emoções e telefonar-lhe a meio da noite a dizer que tem imensas saudades dele e que merece mais uma oportunidade.

Ele não lhe vai dar outra oportunidade de provar o seu valor se estiver em cima dele.

Lembra-te que não podes obrigá-lo a aceitar-te de volta. É um processo que leva tempo.

Ponha-se no lugar dele e diga-me: dar-lhe-ia uma segunda oportunidade logo após a vossa separação? É óbvio que não o faria, por isso, porque é que esta situação seria diferente?

Por isso, não se esforce demasiado nem dê sinais de ser uma mulher desesperada ou carente, pois esse tipo de comportamento é um grande desestímulo para os homens que valorizam a sua liberdade acima de tudo.

Não se esqueça de que quer que ele se sinta atraído por si novamente e não o conseguirá se ele a considerar emocionalmente frágil ou fraca.

5) Discutir a razão pela qual a vossa relação terminou

Agora que já assumiu a responsabilidade pelos seus actos e pediu desculpa, está na altura de discutir com a sua ex o motivo pelo qual a relação terminou. Este passo é um dos mais difíceis quando se está a tentar reconciliar com a sua ex.

Se foi você que traiu o seu ex-namorado, então ele merece algumas respostas. Prometa que não vai acontecer uma segunda vez e dê-lhe alguns pormenores sobre como e porquê o caso aconteceu.

Falem sobre como podem melhorar a vossa relação, não só como casal, mas também como amigos. Tentem identificar as razões exactas pelas quais a vossa vida amorosa se desfez e encontrem uma solução em conjunto para se protegerem mutuamente de uma nova ocorrência.

Não se concentre apenas nos seus momentos felizes e não evite falar das coisas mais pesadas. Essas experiências dolorosas também merecem ser mencionadas porque podem ensinar-lhe muito sobre si próprio.

É sempre difícil ser completamente honesta e transparente, mas tem de o fazer se quiser ter uma segunda oportunidade com um rapaz.

Se não sabes o que dizer, diz-lhe isso mesmo. Partilha o que te vai no coração e não te retraias.

Este é um dos melhores conselhos sobre relações que vos posso dar.

6. fazer com que ele sinta que tem algo a perder

Na verdade, neste momento, és tu que sentes que tens tudo a perder. Ele provavelmente pensa que está melhor sozinho e tu estás aqui a chorar até adormecer todas as noites.

Mas isso não voltará a acontecer se lutar para sair da escuridão e o fizer sentir que é ele que tem algo a perder. E como é que se consegue isso?

Bem, sendo confiante em si mesma e mostrando ao seu ex que mudou. E isso porque nenhum homem consegue resistir a uma mulher confiante.

Se ele sentir que duvida da sua atratividade ou valor ou que é insegura de alguma forma, vai sentir-se naturalmente afastado de si. É por isso que tem de manter a sua confiança, independentemente do que ele diga ou faça.

Se quer mesmo atraí-lo, tente acrescentar algum humor para que ele sorria e se sinta bem quando fala consigo. Eventualmente, quando as antigas emoções dele por si ressurgirem, as negativas desaparecerão e ele dar-lhe-á mais uma oportunidade.

Mesmo que ele não lhe sugira imediatamente que voltem a namorar, vai ser obrigado a pensar nisso quando estiver sozinho, porque vai começar a sentir a sua falta. Vai recordar os bons velhos tempos em que eram felizes juntos.

Ele pode estar a imaginar-se a deixar-te, mas a ideia de estares com outro homem vai magoá-lo. Ele saberá que não te dar uma segunda oportunidade seria o pior erro da vida dele.

7) Deixá-lo ver que mudou

Quando finalmente se encontrarem, ele tem de experimentar por si próprio a sua nova e melhorada personalidade. Ele tem de perceber que agora se sente diferente ao seu lado.

Basicamente, tem de permitir que ele perceba que aquilo que não estava a conseguir na relação, como ser ouvido ou sentir-se respeitado, está agora disponível para ele, uma vez que dedicou algum tempo a melhorar.

O que realmente precisa de mudar depende da razão pela qual ele acabou consigo. Como resultado, ele deixará subitamente de ter sentimentos negativos em relação a si.

Em vez disso, ele vai perceber que agora o faz sentir diferente de uma forma positiva e é assim que se consegue uma segunda oportunidade com um rapaz.

8. ouvir atentamente o que ele tem para dizer

Compreendo que se sinta como se estivesse a pisar ovos, mas tente ouvir o seu ex. Ouça os seus pensamentos e perspectivas e não deixe que as suas emoções governem as suas acções.

Não tente convencê-lo a sentir-se de forma diferente, porque só vai piorar as coisas. Ouça ativamente o que ele tem para dizer e não o interrompa.

Ponha de lado os seus sentimentos de remorso e culpa e dê-lhe atenção. O seu arrependimento ou pedido de desculpas não deve ser posto em primeiro plano quando está a tentar reacender a sua relação.

A única forma de ter uma segunda oportunidade com um homem é deixar de lado o seu próprio ponto de vista e ver as coisas do ponto de vista dele.

Se não tem a certeza do que dizer, seja sincera com ele e não esconda nada.

Lembre-se que se trata de alguém que partilhou consigo momentos bonitos e maus. Não há razão para ter medo de lhe dizer o que quer que seja, mas antes disso, tem de o ouvir ativamente.

9) Não traia a confiança que ele deposita em si

Quando finalmente conseguir transpor o muro que o seu ex-namorado construiu para si, terá de ter cuidado para não dizer ou fazer nada de estúpido que possa trair a sua confiança.

Se ele lhe der uma segunda oportunidade, aceite-a com humildade.

E mesmo que ele não o faça, tens de o respeitar, porque não há muito que possas fazer para o fazer mudar de ideias. Na verdade, ele já tomou a sua decisão, só que estava à espera do momento certo para te dizer.