Quer esteja ou não disposto a admiti-lo, toda a gente tem a sua própria lista de necessidades numa relação. Para que uma relação romântica seja bem sucedida e duradoura, essas necessidades têm de ser satisfeitas.

No entanto, o problema parece estar em encontrar alguém adequado que responda com sucesso às suas necessidades e cujas necessidades não lhe sejam demasiado difíceis de satisfazer. Uma relação saudável exige que ambos os parceiros estejam emocional, social e fisicamente satisfeitos.

Essas necessidades são bastante únicas, mas uma lista de necessidades numa relação inclui coisas que cada pessoa deve reconhecer em si própria e, ao mesmo tempo, tentar satisfazer no seu parceiro.

Pode ter tido uma separação em que o seu ex parecia distante e frio e a razão para isso pode ser o facto de as suas necessidades emocionais não terem sido satisfeitas. Ou pode ser que ele se tenha afastado por não ter sido satisfeito nas suas necessidades físicas.

A verdade é que é difícil começar uma nova relação, uma vez que não sabemos o suficiente sobre a outra pessoa, e temos de nos lembrar que cada ser humano é único à sua maneira.

Enquanto outros podem dizer que as suas necessidades emocionais são mais importantes, outros podem discordar disso. É por isso que é bastante difícil encontrar alguém que se adeqúe a si e com quem possa passar o resto da sua vida.

Talvez não tenha consciência disso, mas é assim que escolhemos quem vai ser o nosso melhor amigo. Na maioria dos casos, é alguém cujas necessidades são compatíveis com as nossas e vice-versa.

As necessidades relacionais podem ser categorizadas em três grandes grupos: físicas, emocionais e sociais. A forma como uma pessoa lhes dá prioridade depende da sua personalidade e diferem na força da necessidade.

Necessidades emocionais

É uma condição ou um estado de que precisamos para nos sentirmos emocionalmente estáveis, felizes e satisfeitos, o que está diretamente ligado às nossas emoções interiores.

Quer o aceite ou não, essas necessidades desempenham um papel significativo na satisfação da relação.

É fundamental que essas necessidades emocionais sejam satisfeitas não só pelos nossos pais enquanto crescemos, mas também pelas pessoas que nos são mais próximas, como a nossa cara-metade.

Quando vir que as suas necessidades emocionais foram satisfeitas, não será muito difícil abrir-se com o seu parceiro.

É preciso compreender que todos nós procuramos validação de uma forma ou de outra e que toda a gente quer ver as suas necessidades básicas satisfeitas.

Por isso, não acredite se alguém lhe disser que não tem a sua própria lista de necessidades de relacionamento, incluindo as emocionais como estas.

1. lealdade

A lealdade é algo que deveria ser necessário para todos nós. É uma necessidade emocional que não deve ser negociável se quisermos ter uma relação bem sucedida.

A maioria de nós comete o erro de pensar que lealdade significa apenas não trair o parceiro e ser-lhe fiel, mas é muito mais do que isso.

Não importa o que a vida lhe atire, o seu parceiro deve estar ao seu lado, para que não tenha de lutar sozinho.

Além disso, a lealdade inclui o facto de o casal ser sempre honesto e nunca mentir um ao outro.

Quando encontramos alguém que nos é leal, essa pessoa não tem medo de se abrir connosco e de falar até sobre os assuntos mais desconfortáveis.

2) Compromisso

Esta necessidade emocional está intimamente ligada à anterior e ocupa um lugar de destaque na lista de necessidades de uma relação.

Numa época em que tudo parece ser agitado e apressado, é bastante difícil encontrar alguém que se comprometa connosco a longo prazo.

No entanto, uma relação saudável não pode ter futuro se ambos os parceiros não estiverem verdadeiramente empenhados um no outro.

Esperamos sempre que o nosso parceiro seja romântico e que não nos vire as costas quando os problemas começam a aparecer. Também não queremos alguém que não se esforce ou que faça de nós a sua segunda escolha.

No fundo, estamos à procura daquela pessoa especial que nos escolherá sempre em vez de todos os outros e que é a melhor escolha possível.

Além disso, muitas mulheres querem que os seus homens provem o seu empenho através de acções e não apenas de palavras. Para muitas, ter um parceiro que tem medo de se comprometer é um verdadeiro quebra-cabeças.

3. um sentimento de ligação com alguém

A minha convicção pessoal é que não é suposto as pessoas estarem sozinhas e que ter um sentido de ligação com alguém é uma das necessidades humanas básicas.

Se não houver essa ligação, como é que se pode esperar satisfazer as necessidades do parceiro e fazê-lo feliz?

Se quer que a sua relação funcione, tem de partilhar uma ligação profunda e significativa com o seu parceiro. Mas o que significa sentir-se ligado a outro ser humano?

Bem, isso significa que se sentem atraídos um pelo outro não só fisicamente, mas também emocional e psicologicamente.

Também inclui partilharem as partes mais importantes da vossa vida um com o outro e sentirem que têm um lugar especial na vida dele, tal como ele tem na vossa.

Ter esse sentimento de pertença e proximidade com alguém faz-nos sentir que somos verdadeiramente compreendidos pela outra pessoa. A verdade é que nenhuma pessoa pode ser genuinamente realizada sem isso.

4. amor

Pode pensar-se que o amor não é uma necessidade emocional, mas na verdade é.

O sentimento mais fantástico e único que se pode ter é quando uma pessoa nos ama e quando sabemos que a amamos de volta com todo o nosso coração.

Pode trazer-nos tanta calma e alegria e é algo com que nada mais pode competir.

O amor é a força motriz da vida e, sem ele, não existiríamos nós. Somos o produto de duas pessoas que se amam muito.

O amor faz-nos sentir especiais e desperta sentimentos especiais dentro de nós. É maravilhoso saber que alguém nos apoia, aconteça o que acontecer, e que o seu amor é incondicional.

Alguns podem até concordar que o amor é a única coisa pela qual vale a pena lutar.

5) Reconhecimento

Muitas pessoas enfrentam o problema de não conhecerem realmente a outra pessoa antes de se lançarem numa relação romântica com ela.

Porquê? Porque toda a gente quer apresentar-se da melhor forma possível logo no início.

Fingimos ser alguém que não somos para que a outra pessoa nos ame, mas mal sabemos que estamos a cometer um grande erro. Ao fim de algum tempo, essa máscara cairá e o nosso parceiro conhecerá o nosso verdadeiro eu.

O problema é que eles podem aceitá-lo, mas podem rejeitá-lo completamente porque não mostrou quem realmente é desde o início.

No entanto, há quem não queira fingir ser alguém que não é e mostrar a sua verdadeira face a toda a hora.

E um dos mais belos sentimentos emocionais que se pode ter é saber que a pessoa amada o reconhece tal como é.

Se a pessoa de quem gosta aceita tudo o que se passa consigo e põe de lado todos os juízos de valor, pode ter a certeza de que a ama por aquilo que é.

Sejamos realistas, toda a gente tem os seus próprios defeitos, problemas por resolver e bagagem, mas encontrar a pessoa certa que os aceite parece, por vezes, uma missão impossível.

6) Significado

Se sentir que o tempo que passa com o seu ente querido é insignificante e que não importa que lhe dedique tempo, então não ficará emocionalmente satisfeito.

Cada um de nós quer sentir que aquilo que faz e a forma como passa o seu tempo tem significado para a outra pessoa.

É imperativo que ambos estejam conscientes do que fazem juntos e do rumo que a vossa relação está a tomar. Caso contrário, você ou o seu parceiro podem ter necessidades não satisfeitas que só podem levar a uma rutura e nada mais.

É da natureza humana fazer um esforço para ter um grande impacto nas pessoas com quem passamos a maior parte do nosso tempo.

Só então as suas necessidades emocionais serão satisfeitas, porque saberá que desempenha um papel fundamental na vida deles e o mesmo se aplica a eles.

Necessidades físicas

A maior parte das necessidades físicas que vou mencionar neste artigo estão relacionadas com o seu parceiro.

Não importa se é ou não capaz de o admitir, mas os seres humanos precisam de sentir uma ligação física com os outros.

Temos de ter aquele sentido especial de intimidade e, normalmente, isso acontece com alguém com quem estamos prontos para passar o resto da nossa vida.

7) Atração física

Não sentimos pelos nossos amigos o mesmo que sentimos pelo nosso parceiro e isso deve-se ao facto de não nos sentirmos fisicamente atraídos por eles e de eles não sentirem qualquer atração física por nós.

Muitas vezes, pode ser simples melhorar a sua aparência física; basta manter a saúde, a higiene e a boa forma física. Estes são apenas os princípios básicos que se enquadram nesta categoria.

Alguns podem dizer que uma ligação emocional é mais importante do que uma ligação física, mas na verdade são iguais.

Não é possível criar uma ligação mais profunda com uma pessoa se não nos sentirmos fisicamente atraídos por ela. Não teremos necessidade de a beijar ou abraçar se não nos sentirmos cativados por ela.

8. afeto físico

Cada um de nós, homem ou mulher, gosta de ser beijado e abraçado pela pessoa amada.

Não há ninguém no mundo cujo coração não salte uma batida quando o seu parceiro o beija, mas isso só acontece se os seus sentimentos por essa pessoa forem genuínos.

É por isso que me atrevo a dizer que o afeto físico é tão importante como a comunicação honesta e outros níveis de ligação.

É algo que não deve ser descurado na lista de necessidades da relação, uma vez que os vossos laços se quebrarão se não partilharem esses doces momentos íntimos um com o outro.

A verdade é que as mulheres normalmente dão muito mais importância a este aspeto do que os homens.

Isto porque tendem a ser mais maduros emocionalmente e não se importam com o que os outros pensam deles quando beijam o seu parceiro enquanto caminham pela rua.

Por outro lado, os homens são mais propensos a evitar demonstrações de afeto quando estão em público e preferem mostrar que a amam num ambiente mais íntimo.

Necessidades sociais

No fundo do nosso coração, queremos sentir que somos importantes para a sociedade, que podemos fazer uma mudança e deixar um legado quando morrermos.

É difícil pensar que ninguém vai querer saber de nós quando partirmos e esse sentimento de vazio só pode ser preenchido se encontrarmos a pessoa certa para nós, ou seja, alguém que também possa satisfazer as nossas necessidades sociais.

9. comunicação

A comunicação é um dos pilares de uma relação óptima e saudável. Tudo começa com a honestidade e o apoio mútuo.

A forma como comunica as suas necessidades de forma clara e gentil é essencial. Tem de o fazer se quiser evitar qualquer tipo de falha de comunicação entre si e o seu parceiro.

Lembre-se que a sua cara-metade não consegue ler a sua mente, especialmente no primeiro encontro. Por isso, se quer saber o que ela está a pensar e o que sente por si, tem de criar um ambiente seguro para que ela o faça.

Uma forma de o conseguir é ser sincero e comunicar-lhe os seus sentimentos. Diga-lhe tudo o que lhe vai na alma e, se ela o respeitar o suficiente, retribuirá da mesma forma.

A sua relação só funcionará se tiver uma comunicação honesta com o seu parceiro. Só assim será capaz de lhe dizer quando não está satisfeito e trabalhar para encontrar uma solução em conjunto.

Não estou a dizer que não haverá brigas e discussões, mas expressar as suas emoções e opiniões de uma forma respeitosa e civilizada deve ser sempre a sua prioridade número um.

Ultrapassar os limites e magoar o seu parceiro só vai piorar a situação e o amor que sentem um pelo outro vai desaparecer rapidamente.

10. respeito

O respeito é outro fator-chave que deve ser incluído na lista de necessidades da sua relação.

Uma das piores coisas que lhe pode acontecer numa relação amorosa é ser tomado por garantido ou desrespeitado pelo seu parceiro. A sua autoestima será definitivamente afetada e não se sentirá nada feliz.

Saber que as suas ideias e opiniões são importantes para alguém que lhe é próximo é incrivelmente importante. Só assim pode sentir que realizou algo e estar satisfeito consigo próprio.

O respeito mútuo é uma necessidade em todas as relações, quer sejam de amizade ou românticas, mas também é algo que não é fácil de dar e que tem de ser conquistado.

11. alterar

Algumas pessoas gostam de ter uma rotina na sua vida ou têm medo de ser espontâneas.

Por outro lado, há outras pessoas que precisam de um certo nível de mudança na sua relação, pois sentem-se sufocadas se certas coisas se repetem constantemente.

É por isso que precisa que o seu parceiro seja um pouco impulsivo e esteja pronto a correr alguns riscos.

E se encontrar alguém assim, terá mais energia e coragem para ser a melhor versão possível de si próprio, uma vez que a sua espontaneidade o entusiasmará e motivará a alcançar grandes feitos.

12. ser brincalhão

Embora o seu parceiro deva ser a pessoa que o apoia sempre, aconteça o que acontecer, também deve ser a pessoa com quem se descontrai.

É alguém que o vai aliviar um pouco e ajudá-lo a manter a sua saúde mental e o seu bem-estar geral.

Pode ter escolhido o seu parceiro porque tem valores fundamentais semelhantes, mas também é importante ter um sentido de humor semelhante. Estas pequenas coisas são realmente importantes numa relação e só podem fortalecer a ligação que partilham.

Ser brincalhão não significa que tenha de fazer figura de parvo, mas pode incluir noites de encontro ocasionais ou enviar ao seu parceiro memes, mensagens de texto ou DMs engraçadas para os seus perfis nas redes sociais.

13. garantia positiva

Ter a certeza de que a pessoa amada não o vai trair e de que é a sua única escolha faz parte de uma relação funcional. Tem de ter a certeza de que o seu parceiro não vai agir nas suas costas e quebrar as suas promessas.

Além disso, é preciso que ele seja a pessoa que se apresenta como sendo. Caso contrário, a vossa relação já está condenada ao fracasso.

A sensação de se sentir seguro e protegido com o seu parceiro é incrível e deve definitivamente estar no topo da sua lista de prioridades.

14) Independência

Muitos casais não conseguem ver que ter a sua própria liberdade enquanto continuam numa relação é necessário se quiserem que o vosso amor dure.

Satisfazer as necessidades do seu parceiro é importante, mas não se esqueça de que a autonomia desempenha um papel importante nesse sentido.

Se essa autonomia ou liberdade lhe for retirada, não terá oportunidade de fazer as suas próprias escolhas na vida. Essencialmente, tornar-se-á carente ou pegajoso e ninguém quer estar com uma pessoa assim.

Conseguir espaço e tempo suficientes para ser você mesmo fora da sua relação e recuperar o seu sentido de identidade é uma das necessidades da maioria das pessoas. No entanto, a força dessa necessidade depende da personalidade de cada pessoa.

Então, como saber se as necessidades do seu parceiro não estão a ser satisfeitas? Bem, há formas de o saber, se o seu parceiro ainda não lho tiver dito diretamente.

Sinais de que pode não estar a satisfazer as necessidades do seu parceiro

1. deixaram de partilhar partes da sua vida consigo

O seu parceiro deixou subitamente de partilhar consigo coisas da sua vida? Costumava contar-lhe tudo o que lhe acontecia durante o dia, mas agora parece distante ou frio?

Bem, a razão para isso pode ser o facto de as suas necessidades emocionais, físicas ou sociais não estarem a ser satisfeitas.

Deixam de lhe fazer confidências ou de lhe dizer quando estão zangados ou tristes, deixando-o na dúvida se têm ou não saudades suas ou se o amam.

Não terá uma visão do que se passa na sua mente ou no seu coração. Essencialmente, será deixado no escuro e não saberá nada.

Começam a afastar-se, pois já não se sentem confortáveis ou seguros quando falam consigo.

Para além disso, é provável que deixem de fazer perguntas sobre a sua vida fora da relação e que a faísca que tinham antes comece a desaparecer.

2. saem mais sozinhos

Talvez tenha reparado que o seu parceiro começou a sair sozinho e agora está a perguntar-se porque é que isso está a acontecer.

Pode acontecer que já não recebam atenção suficiente da sua parte, pelo que podem estar a procurá-la noutros locais.

Pode pensar que a pessoa o está a trair, mas pode ser que as suas necessidades não estejam a ser satisfeitas e é só isso.

3. já não tem conversas profundas e significativas

Quando uma pessoa sente que está a ser desvalorizada pela sua cara-metade, começa a criar muros à sua volta.

Porquê? Porque não se sentem seguras e quando não se sentem seguras, sentem-se desconfortáveis.

Esse sentimento pode levá-los a ter medo e a não querer partilhar os seus pensamentos ou desejos mais profundos com a pessoa amada.

Se já reparou que o seu parceiro evita ter conversas longas e profundas consigo, provavelmente é porque as suas necessidades já não estão a ser satisfeitas.

4) Luta muito

O seu parceiro começa a discutir de repente, sem mais nem menos? Mesmo que nunca o tenha feito antes, alguma coisa se passou e ele já não tenta chegar a um compromisso, mas sim discutir consigo.

A razão para isso pode ser o facto de as suas necessidades emocionais já não estarem a ser satisfeitas, pelo que procuram uma forma de as expressar.

O seu comportamento passivo-agressivo demonstra a sua insatisfação com a vossa relação. Tem de falar com ele sobre como resolver as coisas - e depressa.