"O meu marido vira tudo contra mim e acho que já não aguento mais. Porque é que ele continua a agir assim?"

É uma pergunta para a qual muitas mulheres querem saber a resposta. Quando a sua relação saudável se transforma num jogo de culpas em que é sempre você que está a perder, começa a perguntar-se o que se passa.

É óbvio que o seu marido mudou para pior, mas ainda não consegue perceber porquê. Ele costumava ser o seu melhor amigo, o seu parceiro no crime, aquele em quem confiava.

Agora, a situação inverteu-se e já nem sequer o reconhece, não se parece nada com o homem que conhecia.

Não importa o que aconteça, ele continua a atirar as culpas para si. Chegou a um ponto em que se tornou responsável por todos os problemas que os dois têm. De repente, a culpa é toda sua.

No início, não viu nada de especial e tentou encontrar uma explicação para o seu comportamento. Talvez ele estivesse a ter um dia mau no trabalho ou estivesse chateado com outra coisa qualquer e descarregou a sua frustração em si.

Mas, neste momento, está num ponto em que não há mais desculpas lógicas para as acções do seu parceiro. Sinceramente, mais um "acidente" e o comportamento dele transformar-se-á em abuso emocional.

Porque é que isto continua a acontecer e o que pode fazer para o evitar? Se continuar a ler, poderá encontrar as respostas que procura.

Porque é que o seu marido vira tudo contra si?

Está a ficar sem paciência e já não consegue tolerar o comportamento do seu parceiro. Tudo começa a parecer um pouco mais sério do que pensava inicialmente.

"Será que me encontrei numa relação abusiva? Será que ele tem sido um narcisista disfarçado este tempo todo? Será que ele me está a enganar e a criar a sua própria versão da realidade para mim?"

Estas são algumas das questões em que não pára de pensar. Já não se sente capaz de tolerar o comportamento do seu parceiro - está a afectá-lo demasiado.

"O meu marido vira tudo contra mim. Culpa-me de tudo, apesar de não ser eu a responsável. Estarei casada com uma pessoa controladora e devo preocupar-me?"

Se se encontra numa situação semelhante, é provável que esteja a lidar com os mesmos pensamentos. Quer descobrir o que se passa e se há uma forma de se ajudar a si e à sua cara-metade antes que seja tarde demais.

Quando a sua relação, outrora amorosa, se transforma num campo de batalha, é compreensível que queira saber a causa. Bem, aqui estão algumas das razões pelas quais o seu marido vira tudo contra si e usa tanto a transferência de culpas.

1. não sabe aceitar críticas

Se o seu marido não aceita críticas, essa pode ser facilmente a razão pela qual ele vira tudo contra si. Mesmo que você apontasse algo trivial, ele sentir-se-ia imediatamente mal consigo próprio.

E, sinceramente, ele não consegue aceitar passar por isso, não consegue aceitar que foi ele que fez algo de errado.

É por isso que ele transfere a culpa para si. Mesmo sabendo que não tem razão, a sua incapacidade de aceitar críticas leva-o a acusá-la dos seus erros.

É óbvio que ele não se preocupa com o seu bem-estar, na medida em que dá mais atenção aos sentimentos dele do que aos seus.

2. ele é inseguro

Já reparou em alguns dos sinais de alerta de um parceiro inseguro? Já se apercebeu que ele tem problemas de autoestima que tenta sempre esconder?

Ao fazer-te sentir que não és suficientemente boa, ele alimenta o seu próprio ego.

Provavelmente, ele sabe que o seu comportamento é errado, mas enquanto isso o fizer sentir-se bem consigo próprio, não se importará com o que você sente.

É óbvio que a felicidade dele está em primeiro lugar e, por muito que a magoe, não conseguirá mudar o hábito facilmente.

3. falta-lhe empatia

Quando está casada com um homem que não tem empatia, a sua relação pode começar a deteriorar-se facilmente. O seu parceiro nunca compreenderá aquilo por que está a passar e não terá problemas em magoá-la.

Se o seu marido tem o mesmo problema, então ele não pensa que o seu comportamento é ofensivo. Ele não pensa que lhe está a fazer mal sempre que lhe aponta o dedo quando sabe que a culpa não é sua.

Do ponto de vista dele, você deve estar bem e deve simplesmente aceitar que você é a causa dos problemas. Cuidado com um homem assim, porque ele não se importa de a ver sofrer.

4. gosta de ver os outros sofrerem

No que diz respeito ao sofrimento, a razão pela qual o seu marido pode estar a virar tudo contra si é que ele não se importa de a ver sofrer. Geralmente, ele não se sente desencadeado pelo sofrimento das pessoas.

A causa deste comportamento pode ser o resultado de toda a negligência por que passou. Se ele estava rodeado de pessoas que não se preocupavam com ele, isso pode explicar o facto de ele agir da mesma forma com os outros.

Ele está a desviar a culpa de si próprio para si e a responsabilizá-la por todos os seus erros. Ao mesmo tempo, sente-se muito bem consigo próprio, pois pensa que não fez nada de errado.

5. é um maníaco por controlo

No ano passado, considerava o seu marido o homem mais carinhoso que alguma vez conheceu. Neste momento, apercebeu-se de que o comportamento dele parece mais controlador do que carinhoso.

Ele deve sentir-se sempre como se fosse ele a segurar o volante, seja qual for a situação, deve ser ele a conduzi-lo.

Talvez gostasse que o seu marido fosse capaz de tomar as coisas nas suas próprias mãos, mas agora vê que estava errada em muitos aspectos.

O objetivo dele nunca foi protegê-la e tomar conta de si. Ele só quer sentir que é ele que tem todas as cartas na mão.

Ao atribuir-lhe a culpa, ele simplesmente mostra-lhe que é ele que controla a sua vida. É ele que vai planear o resto, goste ou não.

Por isso, é melhor fazeres alguma coisa antes de te tornares vítima de violência doméstica. O comportamento dele está próximo disso, mesmo que não o queiras ver como tal.

6. ofende-se facilmente

Se o seu marido se ofende facilmente, então pode ser por isso que ele vira tudo contra si. O que se passa é que ele não suporta sentir que é ele que está errado. Ele leva a culpa para o lado pessoal e sente-se mal por saber que cometeu um erro.

Por isso, ele procura sempre uma explicação que transfira a culpa para si. Mesmo que seja uma pequena coisa que não esteja relacionada com o comportamento de que o está a acusar, ele arranja maneira de a fazer valer. Dessa forma, ele faz de si o culpado e ignora tudo o que tem a dizer sobre o assunto.

7. está a tentar esconder os seus próprios erros

A transferência de culpas é uma óptima técnica de distração, pois permite facilmente que o seu marido a responsabilize por algo que nem sequer foi culpa sua.

Ele não se sente confortável em assumir a responsabilidade pelos seus erros e também não quer ser visto como o causador deles. Por isso, ao atacá-lo, ele faz com que você reaja e se defenda, ignorando os erros que cometeu.

A questão é: quer mesmo viver uma vida assim, à espera que ele expluda de cada vez que precisa de esconder os seus erros?

O facto de ele te chamar nomes não tem nada a ver contigo. Não és a responsável e não mereces esse tipo de comportamento, independentemente do que ele diga.

Por isso, deixem de o ouvir, pois é óbvio que ele está a fazer tudo o que pode para esconder os seus erros.

8. não se sente apreciado na relação

A razão pela qual o seu marido vira tudo contra si pode ser o facto de não sentir que a senhora o valoriza. Ele não sente que a senhora o aprecia por tudo o que ele faz, o que resulta no seu comportamento rude.

Não estou a dizer que ele pode fazer-lhe a vontade e culpá-lo. Estou apenas a dizer que é melhor ter uma conversa com ele e descobrir a causa do seu comportamento.

Se se verificar que ele apenas precisa da sua validação para sentir que está bem, então o problema pode ser facilmente resolvido. No entanto, se ele se tem sentido inferior durante toda a sua vida, então não há muito que possa fazer para o ajudar.

O único passo correto seria ele procurar ajuda profissional e trabalhar estas emoções profundamente enraizadas.

9. ele acredita que tem sempre razão

Um marido que acredita que tem sempre razão não se vai sentir mal por ter virado tudo contra si. Do seu ponto de vista, ele não cometeu nenhum erro.

Por mais que tente chamar a atenção para os seus erros ou mau comportamento, o mais provável é que ele continue a ignorar as suas palavras. Ele não quer saber do que lhe está a dizer porque acha que não faz parte do problema.

Ele não acredita mesmo que a culpa é dele. Por isso, pare de perder o seu tempo a tentar fazê-lo ver a verdade. Provavelmente, ele nunca vai assumir os seus erros.

10. é opinativo

Uma pessoa opinativa é alguém que se envolve alegremente em todas as discussões possíveis. Mesmo quando não tem razão, encontra uma forma de provar o seu ponto de vista e de transferir as culpas para outra pessoa.

O seu marido é assim? É o tipo de homem que tem sempre na manga um argumento pronto a sustentar a sua opinião?

Provar aos outros que tem razão é a sua forma de estar no controlo, permitindo-lhe alimentar o seu ego e aumentar a sua auto-confiança.

Mesmo que ele lhe diga que é o tipo de pessoa que tem uma opinião formada sobre tudo, não há razão para que ele lhe aponte o dedo desnecessariamente.

11. é egocêntrico

Um marido egocêntrico vai, naturalmente, virar tudo contra si. Ele tem uma boa imagem de si próprio e não consegue admitir que faz parte do problema.

A primeira vez que tentar convencê-lo de que a opinião dele está errada, ele vai ficar zangado por atacar as suas crenças. É um homem íntegro e sabe que tem razão - pelo menos, é assim que ele se vê.

Na realidade, ele é apenas um homem que tem baixa autoestima e está a tentar ser o centro das atenções a todo o custo. Ele não se importa se o seu comportamento manipulador a magoa de alguma forma, uma vez que a sua felicidade é a única coisa que importa.

Mesmo que você e todos os seus amigos e familiares lhe digam que ele está errado, o seu ego não lhe permite assumir os seus erros e ele volta a encontrar uma forma de responsabilizar os outros pelos seus erros.

12. é emocionalmente imaturo

Um homem emocionalmente imaturo não se preocupa com os sentimentos dos outros. Na verdade, ele nem sequer compreende o mal que lhe inflige.

Ele não se sente responsável pelos seus actos e não consegue admitir a sua culpa. Mesmo que lhe sejam apresentados todos os factos, ele continua a negá-los.

Nunca foi o tipo de homem que assume os seus actos e os reconhece, mas sempre encontrou uma forma de culpar os outros porque não consegue lidar com a responsabilidade.

Se o seu marido é um homem emocionalmente imaturo que vira tudo contra si, então o aconselhamento matrimonial é provavelmente a sua única opção. Ele precisa de resolver os seus problemas e não o conseguirá fazer até que um profissional lhos aponte.

13. é extremamente vulnerável

As pessoas vulneráveis sentem-se fracas por dentro e sabem que as suas acções lhes causaram dor em várias ocasiões. É por isso que estas pessoas sentem a necessidade de controlar e de se colocarem acima dos outros.

Se o seu marido é frequentemente inseguro e tem um lado vulnerável que tenta esconder, pode facilmente virar tudo contra si. Ele quer pô-la em baixo e sentir-se um vencedor, por muito prejudiciais que sejam as suas palavras ou acções.

Nesta altura, ele nem sequer se importa. Enquanto puder evitar sentir-se vulnerável, continuará a usar estas tácticas de manipulação.

14. é um perfeccionista

Como o seu marido é perfeccionista, ele também se vê como perfeito. Ele dedica muito tempo e esforço a tudo o que faz, o que é uma grande caraterística em si mesmo.

Mas quando ele pensa que as suas acções são perfeitas, é aí que o problema acontece. Ele simplesmente não consegue admitir que foi ele que causou o problema.

Assim, inconscientemente, ele transfere a culpa para si e fá-lo sentir-se responsável pela situação atual. O perfeccionista que existe nele fá-lo sentir que fez tudo o que era necessário, pelo que não pode ser ele o culpado.

O pior é que não se pode provar que ele está errado, pois ele está tão agarrado à ideia de que fez tudo o que era necessário, que isso torna-o automaticamente responsável pelos erros dele.

15. é um desordeiro

Já reparou que o seu marido gosta de brincar com os sentimentos das outras pessoas? Ele simplesmente tem essa necessidade de causar drama e problemas, e depois ver o que acontece a partir daí.

Isso não significa necessariamente que ele tenha más intenções ou que queira magoá-lo deliberadamente. Ele simplesmente gosta da emoção de brincar com as pessoas e de as ver a resolver os problemas que ele criou.

Alguns chamam-lhe narcisismo, outros dizem que é egoísmo. O mais importante é que ele tem de trabalhar nisso se não quiser perdê-la, pois não há maneira de a tolerar para sempre.

16. sente-se no direito de fazer as coisas à sua maneira

O sentimento de direito é capaz de destruir muitas relações. Ao longo da vida, o seu parceiro habituou-se a ter sempre razão e, por isso, vai projetar essas expectativas também na sua relação consigo.

Ele vai sempre assumir que a culpa é sua, pois não consegue aceitar que ele é parte do problema. Do ponto de vista dele, ele é um marido perfeito que dá sempre o seu melhor, enquanto você é a causadora dos problemas.

Da última vez que verifiquei, este não era um comportamento normal, especialmente se estivermos a falar de um homem adulto que deve ser responsável pelas suas acções. Transferir a culpa para si pode potencialmente arruinar o seu casamento, por isso fale com ele se não quiser que isso aconteça.

17. é hiper-sensível

As pessoas hipersensíveis sentem-se sempre atacadas pelos outros, são delicadas e magoam-se facilmente, o que as coloca sempre em modo de defesa.

No momento em que o seu marido comete um erro, ele vira tudo contra si, porque o seu instinto natural é proteger-se. Nessa altura, ele esquece toda a lógica e faz tudo o que pode para fazer com que o erro pareça ser culpa sua.

18. é arrogante

Um homem arrogante não se importa com os sentimentos dos outros, não se importa se os está a acusar de algo que não é culpa deles.

A única coisa que lhe interessa é que ele sinta que é ele que está no controlo. Essa pode ser a razão exacta pela qual o seu marido vira tudo contra si.

Ele não tem qualquer problema em culpá-la por coisas que não têm nada a ver consigo, pois isso fá-lo sentir-se poderoso. Permite-lhe segurar o volante e sentir que tem controlo sobre si.

19. vive em negação

Quando alguém vive na negação de que tem sempre razão, é praticamente impossível provar-lhe que está errado. Todos os seus esforços acabam por ser em vão, porque ele pensa realmente que a culpa é sua.

Este comportamento é o resultado de tudo o que o seu parceiro já passou e, como consequência, tornou-se num egocêntrico que não se importa com o que tem para dizer.

A única coisa que lhe interessa é a opinião que tem sobre si próprio e, neste momento, não se sente culpado.

20. é uma pessoa tóxica

Uma pessoa tóxica não se preocupa com os sentimentos dos outros, é manipuladora e não se importa de magoar quem a rodeia.

É possível que o seu marido seja exatamente assim, mas simplesmente manteve a sua verdadeira face escondida durante todos estes anos. Neste momento, quando sente que a tem só para si, mostra-lhe finalmente a sua verdadeira face.

Ele vai brincar com a sua autoestima e transferir todas as culpas para si, projectando-as e provocando a sua ira. E a pior parte é que ele não se vai importar com o que lhe está a fazer, nem um pouco.

21. está a tentar não parecer inferior

No fundo, o seu marido pode estar a sentir-se fraco e inferior, pelo que, para esconder esses traços de si, faz-se de forte e macho.

Para isso, fará tudo o que estiver ao seu alcance para não se sentir inferiorizado e, em alguns casos, isso significa transferir toda a culpa para si.

Ele está a tentar aumentar o seu ego dominando-a. Apesar de saber que está a cometer um erro, não consegue admitir que é ele o culpado, pois isso iria arruinar a sua autoestima.

Por isso, finge que tudo é culpa tua, pois acredita que essa é uma das melhores formas de te dominar.

22. está simplesmente à procura de uma forma de sair da relação

A última razão pela qual o seu marido vira tudo contra si pode ser o facto de estar à procura de uma forma de sair da vossa relação. Talvez este casamento já não o faça feliz e ele queira acabar com tudo de uma vez por todas.

Ao mesmo tempo, ele não se sente suficientemente forte para iniciar a conversa e, por isso, está a tentar provocá-la ao ponto de ser você a ir embora.

Se está casada com um homem que nunca soube exprimir livremente a sua opinião, então este comportamento de transferência de culpas explica tudo.

Ele não sabe como fazer com que saibas o que quer, por isso prefere brincar com a tua mente até que não aguentes mais. E é aí que não terás outra opção senão ir embora.

Por isso, se "o meu marido vira tudo contra mim" se tornou a sua pergunta diária, então é evidente que é preciso fazer alguma coisa. Aguentar este tipo de comportamento terá um custo incomensurável para si.

É melhor tomar as coisas nas suas mãos antes que seja tarde demais.