Já alguma vez se perguntou porque é que os homens escolhem uma relação de circunstância em vez de uma relação séria? Eu sei que sim e foi por isso que dediquei algum tempo a fazer uma pequena pesquisa.

Eu sei que estar comprometido com alguém exige muito esforço, especialmente quando se é jovem e se quer explorar todas as possibilidades. Num dia, ele pode querer sair com uma rapariga festeira; no outro, só quer saber daquele anjinho nerd que viu na biblioteca local.

É difícil para muitos homens serem consistentes e, por vezes, preferem escolher estar algures no meio do que definir oficialmente o que têm consigo. Naturalmente, isso confunde-a e, por isso, aqui está você a ler outro artigo sobre essas situações horríveis.

Homens, homens, homens - a raiz de todos os problemas que temos (creio que é o que dizem de nós também, mas já perceberam onde quero chegar).

Como estive numa quase relação não há muito tempo (foi divertido, o que posso dizer), fiquei curioso para descobrir todas as razões pelas quais os homens escolhem ficar numa. Aqui está o que eles me disseram.

1. "Tenho todos os benefícios do namorado e não tenho obrigações!"

"As situações são o melhor tipo de relações, se é que lhes podemos chamar isso. Ela é uma amiga, uma parceira no crime e um ombro onde me apoiar. Tenho todos os benefícios de um namorado, mas sem as obrigações! Sei que posso contar com ela, e vice-versa.

Tivemos a conversa mas ambos gostamos de estar assim, por isso não vamos mudar o nosso estado de relacionamento tão cedo".

Owen, 26 anos

2. "Não há pressão para ir a encontros."

"Adoro estar numa relação porque posso fazer todas as coisas que quero. Não há pressão para sair com alguém. Se me apetecer sair com uma rapariga, ligo-lhe. Se não me apetecer, quem se importa?

Além disso, não tenho de pensar em todas aquelas datas importantes e passar horas a comprar uma prenda de que ela pode nem sequer gostar".

Thomas, 33 anos

3. "Estou a manter as minhas opções em aberto, nunca se sabe quem pode aparecer."

"Na verdade, é uma resposta muito simples: quero manter as minhas opções em aberto. Nunca se sabe quem está ao virar da esquina. Não me quero comprometer com uma rapariga, porque posso encontrar alguém de quem goste mais.

Não me interpretem mal, não é que eu não goste desta rapariga com quem estou a sair agora, mas há coisas que eu não gostaria que a minha namorada fizesse. Por exemplo, ela espera que eu passe o dia inteiro a fazer compras?! Não posso fazer isso".

Eric, 24 anos

4. "É mais fácil e muito mais divertido!"

"Bem, na verdade, nunca tinha pensado muito nisso. Acho que gosto de estar numa relação de situação porque é mais fácil e muito mais divertido! Sair com mulheres diferentes e namoriscar sempre que me apetece. Parece perfeito para mim.

Não tenho de pensar se vou estar a enganar a minha namorada - porque não tenho nenhuma".

Richard, 32 anos

5. "Acho que ainda não estou preparado para uma relação séria."

"Honestamente, não sei. Acho que ainda não estou preparado para uma relação séria. Por vezes, nem sequer tenho a certeza sobre a rapariga, se gosto dela. É nessa altura que gosto de manter as coisas informais. Saímos para encontros e eu vou conhecê-la e saber mais sobre ela.

Mas depois, ela faz algo que não me agrada e eu deixo de tentar. Talvez ainda não tenha encontrado a pessoa que vale a pena perseguir".

Zach, 29 anos

6. "Faz-me sentir bem."

"Pensei que me ias perguntar algo sério. É canja. Faz-me sentir bem. Aumenta o meu ego saber que posso ter uma rapariga ao meu lado e nem sequer estou a tentar. Imagina o que aconteceria se eu começasse a agir de forma diferente.

Estou apenas a seguir o fluxo e a descobrir as coisas à medida que vão acontecendo. Esta rapariga com quem estou a viver uma situação neste momento é muito fixe. Ela deixa-me ser eu próprio e não tenho de fingir ser algo que não sou."

Jesse, 31 anos

7. "Não quero mesmo perder a minha liberdade."

"As mulheres dizem-nos que não nos querem mudar, mas no momento em que nos comprometemos com uma - pimba! Ela começa a dizer-nos o que devemos e não devemos fazer.

Reclamar que andas a sair demasiado com os teus amigos, ou criticar-te por jogares videojogos toda a noite... Não quero mesmo correr o risco de perder a minha liberdade".

Lucas, 22 anos

Os homens falaram. As situações de namoro são algo que lhes dá alegria e não os stressa. Não têm de se preocupar com todas aquelas coisas com que um namorado se deve preocupar. Tê-los ao seu lado de vez em quando é algo a que terá de se habituar.

Se é o tipo de rapariga que também gosta de estar numa relação, vá em frente. Explore as suas possibilidades e alivie um pouco o stress. É uma mulher, pode fazer tudo o que quiser!

Escolher este tipo de relação (se é que lhe podemos chamar assim, como disse o Tiago) pode ser libertador, mas também pode ser complicado se um de vocês se sentir atraído. Seja claro sobre o que quer desde o início para evitar desgostos e outras "complicações" que as relações românticas deixam para trás.