"Ele diz que me ama, mas as suas acções dizem o contrário. Isso significa que ele me está a mentir?"

Quando se encontra numa situação em que não consegue perceber se o seu parceiro a ama verdadeiramente ou se está a brincar com os seus sentimentos, não faz ideia de como seguir em frente. Ama-o, até pensa nele como a sua alma gémea, mas ainda assim, algo parece estranho.

Ouvimo-lo dizer, "Eu amo-te," mas sempre que é suposto ele apoiar as suas palavras com acções, falha. Parece que estamos presos numa zona cinzenta e não sabemos o que fazer.

Mas e se os sentimentos dele forem reais e ele simplesmente não os souber demonstrar?

Podemos chamar-lhe amor verdadeiro quando ele nos diz que nos ama apesar da falta de ação?

Construir uma relação saudável não é a coisa mais fácil do mundo. Para além de amor, também requer muita paciência, compromisso e comunicação.

Mas como é que sabemos que devemos continuar a esforçar-nos? Como é que sabemos que não é tudo em vão e que estamos a fazer o que está certo?

No final do dia, não quer perder o seu tempo com alguém cujos sentimentos não são reais. Prefere usar esse tempo para se conhecer melhor e encontrar alguém que a ame da mesma forma que você o ama.

Quando acabar de ler este artigo, vai conseguir perceber o que significa quando um homem diz que a ama, mas as suas acções provam o contrário.

"Ele diz que me ama, mas as suas acções dizem o contrário." Qual poderá ser a razão?

Todos lhe dizem que quando um homem a ama, as suas acções reflectem os seus sentimentos. O seu comportamento irá mostrar-lhe o que ele realmente sente por si e então não poderá duvidar do seu amor.

Mas este pensamento é-lhe difícil porque o comportamento do seu namorado não corresponde às suas palavras. Ele está sempre a dizer-lhe que a ama, mas as suas acções dizem sempre o contrário.

Quanto mais atenção der a isto, pior se sentirá. A certa altura, já nem sabe se vale a pena lutar por esta relação.

Deveriam separar-se e seguir caminhos diferentes se ele está a brincar consigo e a seduzi-la com as suas palavras? Ou existe uma explicação lógica para o facto de sentir que as suas acções não confirmam o que ele diz?

Aqui estão algumas das possíveis razões pelas quais ele diz que a ama, mas as suas acções dizem o contrário. Depois de as ler, será mais fácil perceber o que se passa e qual deve ser o seu próximo passo.

1. tem uma linguagem amorosa diferente

Quando ele diz que a ama, mas as suas acções dizem o contrário, pode ser que tenham linguagens amorosas completamente diferentes. Embora ambos tenham sentimentos fortes um pelo outro, expressam-nos de forma diferente.

Se o seu parceiro sente sempre a necessidade de lhe dizer que a ama, então a linguagem amorosa dele pode ser palavras de afirmação. Ele adora expressar os seus sentimentos por si através de palavras e sente-se sempre amado quando você faz o mesmo por ele.

Isto significa que ele provavelmente repetirá essas três palavras para si diariamente, fará questão de lhe telefonar para o lembrar que o ama ou deixará notas no frigorífico que farão o seu dia feliz.

No entanto, é preciso mais do que palavras para saber que se é amado.

Talvez a sua linguagem amorosa sejam os actos de serviço, o que significa que se sente amada sempre que o seu parceiro faz algo por si. Em alternativa, pode ser o tempo de qualidade, pois quer que ele passe tempo consigo, fazendo algo significativo e bem planeado.

Seja como for, pode acontecer que as vossas linguagens amorosas sejam diferentes e é por isso que sente que o seu parceiro não está a ser honesto consigo. O problema é que ele considera suficiente quando diz que a ama, enquanto você precisa de o ver a cometer uma determinada ação para acreditar nas suas palavras.

Neste caso, o melhor para ambos seria sentarem-se e conversarem. Descubram as vossas linguagens do amor e tentem compreender-se melhor um ao outro e a vossa vida amorosa agradecer-vos-á.

2. ele está a manipulá-la

A primeira vez que reparar que os sentimentos do seu parceiro não correspondem às suas palavras, provavelmente vai ignorar o pensamento, vai pensar que não é nada de especial e vai decidir pôr o assunto de lado.

Mas quando se apercebe que o padrão se repete, tudo começa a ficar um pouco mais preocupante. Quando ele diz que a ama mas as suas acções dizem o contrário, pode ser que a esteja a manipular.

Se ele é um narcisista disfarçado, esta é a explicação mais adequada: ao encher-te de doces palavras de afeto, está a manter-te sob controlo.

Ele sabe que não é fácil abandoná-lo depois de todos os "amo-te" que ele lhe diz. Por isso, mesmo que comece a duvidar dos seus sentimentos, ele ainda tem tempo suficiente para lhe provar que está enganada e que não tem nada com que se preocupar.

Quanto mais ele lhe disser que a ama, melhor será a sua capacidade de ignorar as bandeiras vermelhas. Vai continuar a convencer-se de que ele não está a brincar com as suas emoções, porque isso parece ser a única coisa certa a fazer.

"Ele gosta de mim, eu sei que gosta. Disse-me várias vezes o quanto me ama. Isso deve ser um sinal claro de que não está a fingir."

É exatamente isso que um manipulador quer que faça: quer que arranje desculpas para ele e, quanto mais oportunidades lhe der, pior fica a sua autoestima e mais difícil se torna deixá-lo finalmente.

Confia em mim, ele tem tudo planeado e sabe muito bem quanto tempo tem antes de não aguentares mais.

3. não está apaixonado por ti mas não te quer perder

"Ele diz que me ama, mas as suas acções dizem o contrário. O que é que isso significa?"

Bem, uma das razões possíveis pode ser o facto de ele a manter como uma opção. Ele não sente que seja a pessoa certa para ele mas, ao mesmo tempo, passar tempo consigo é divertido.

Por isso, enquanto ele continua a procurar alguém que se adapte melhor a ele, também fará o seu melhor para não a perder. Ele irá inundá-la com todas as palavras que quer ouvir, mas nunca mostrará acções correspondentes.

A sua vida não será mais uma relação saudável, mas sim uma relação com um homem que faz muitas promessas e que diz que a ama todos os dias, mas que nunca faz nada para apoiar as suas palavras.

Este é um sinal óbvio de que ele está a fazer um esforço mínimo e a fazer apenas o necessário para a manter por perto. E como é muito mais fácil seduzi-la com palavras do que lutar com acções, ele vai optar pelo caminho do esforço mínimo.

No entanto, isto não vai durar para sempre. Quando tudo isto se tornar demasiado difícil de suportar, vai ceder e dizer-lhe que está ciente do que ele está a tentar fazer.

4. tem medo de se comprometer

Um homem que tem medo de se comprometer vai fazer com que saiba que a ama, mas as suas acções não serão evidentes. Se ele tem medo de uma relação séria, mas sente algo por si, não fará ideia do que fazer a seguir.

Sentir-se-á dividido e não lhe será fácil dar o passo seguinte.

Não estou a dizer que o comportamento dele é justificado e que deve deixar que ele a trate dessa forma. Estou apenas a dizer-lhe que, neste caso, ele provavelmente também está a passar por um mau bocado.

Mas, para o seu bem-estar, deve pedir-lhe que seja honesto consigo. Se ele não se sente preparado para assumir um compromisso consigo, apesar de ser algo que deseja, então deve saber quando é altura de parar de esperar que ele descubra o seu próximo passo.

O medo que ele tem de se comprometer nunca deve ser uma desculpa para não a tratar como você quer ser tratada. Vocês não são dois adolescentes, por isso, se querem coisas diferentes da vida, é sempre melhor separarem-se do que continuarem a lutar por algo que não vos faz felizes.

5. é possessivo

O mais provável é que esteja presa numa relação tóxica com um namorado que diz que a ama, mas as suas acções dizem o contrário. Talvez ele esteja a tentar mantê-la ao seu lado porque não se permite vê-la com mais ninguém.

Apesar de não fazer muito por si para a fazer sentir feliz, ele não quer deixá-la ir. É por isso que ele usa palavras doces para a manter ao lado dele, enquanto as suas acções são inexistentes.

O problema é que ele a mantém ao seu lado, o que faz com que seja difícil para si deixá-lo.

Além disso, cada vez que ele diz que a ama, você acredita nele, mesmo que ele não faça nada para provar isso.

É quase impossível acabar com um homem que está sempre a repetir que a ama.

A questão é que ele é demasiado possessivo para a largar e permitir-lhe encontrar outra pessoa que a faça mais feliz. Ao mesmo tempo, é demasiado codependente para cortar completamente os laços e permitir-se encontrar alguém digno do seu amor.

É tudo muito complicado e pode levar muito tempo até que se perceba a coisa certa a fazer numa situação como esta.

6. ele está confuso sobre os seus sentimentos

Não há nada pior do que um homem que não tem a certeza dos seus sentimentos. Num dia, está todo empenhado e quer que a relação resulte e, no outro, tem dúvidas e pensa em acabar.

Se ele diz que a ama, mas as suas acções dizem o contrário, então pode ser que esteja presa numa relação com um rapaz que não tem a certeza dos seus sentimentos. Provavelmente, ele sabe que é uma rapariga fantástica e não a quer perder, mas, ao mesmo tempo, estar consigo não o faz tão feliz como seria de esperar.

Ele não pode permitir-se deixá-la ir e arrepender-se dessa decisão mais tarde, mas também não pode viver uma vida de amor medíocre quando sabe que nenhum de vocês é feliz.

Durante este tempo todo, ele deve estar a tentar perceber o que deve fazer a seguir. É por isso que a tem mantido por perto e lhe tem dito o quanto a ama.

Ao mesmo tempo, as suas acções têm sido inconsistentes com as suas palavras devido à luta interna que tem travado. Não conseguirá encontrar a solução certa enquanto ambos não perceberem o que querem desta relação.

Estarão dispostos a ficar juntos apenas porque estão habituados a estar um com o outro? Ou serão capazes de se libertar e procurar a verdadeira felicidade que está à vossa espera noutro lugar?

A resposta não é simples, mas se não tentar encontrá-la, acabará por ficar preso numa relação que não vai a lado nenhum.

O que fazer quando ele diz que a ama mas as suas acções dizem o contrário?

"Ele diz que me ama mas as suas acções dizem o contrário. O que é que eu devo fazer agora?"

Esta é provavelmente uma das decisões mais difíceis que terá de tomar. Descobrir a resposta certa custar-lhe-á muito tempo e energia.

Mas, se se permitir dar os passos certos e se se esforçar na direção certa, tudo valerá a pena. Aqui estão algumas coisas que deve fazer quando ele diz que a ama mas as suas acções dizem o contrário.

Não será fácil, mas tem de o fazer em prol da sua felicidade.

1. descobrir o que quer da relação

Quando tiver uma ideia clara das suas necessidades, será muito mais fácil saber o que o seu parceiro deve fazer para as satisfazer.

Se precisas de alguém que te mostre que está lá para ti através de palavras e acções, então é óbvio que qualquer coisa menos do que isso não será suficiente. Sentirás sempre que falta alguma coisa.

Assim que tiver um melhor controlo sobre as suas expectativas, é altura de dar o próximo passo - aquele que o vai fazer ou quebrar. Apesar de parecer assustador, é algo que tem de fazer se quiser permitir-se viver uma vida feliz.

2. comunicar as suas necessidades

Depois de ter percebido o que quer da relação, é altura de partilhar os seus sentimentos com o seu parceiro. É altura de lhe comunicar as suas necessidades, pois só assim poderão avançar.

Todos os especialistas em relações lhe dirão que a comunicação é a chave. Sem ela, ficarão sempre presos no mesmo sítio.

Agora que sabe que não fica feliz quando o seu namorado lhe diz que a ama, mas as suas acções dizem o contrário, precisa de expressar esses sentimentos. Certifique-se de que ele sabe como espera que ele aja.

Se ficar calada e não partilhar com ele os seus sentimentos íntimos, nunca se permitirá viver uma vida feliz.

Sentir-se-á sempre como se estivesse a perder alguma coisa e isso não é certamente a forma como se quer sentir numa relação.

3) Dar-lhe algum tempo para mudar

Depois de comunicar as suas necessidades ao seu namorado, deve dar-lhe algum tempo para ver se ele está disposto a mudar.

Talvez ele se aperceba de que pode perdê-la e aí perceba que não se pode dar ao luxo de o fazer. Mas se ele for um manipulador, então pode optar por uma técnica como o gaslighting, que lhe permitirá colocar a culpa em si.

"Eu digo-te sempre que te amo e mostro-te isso através de acções, mas tu continuas a acusar-me de não o fazer".

O mais importante neste momento é manter a calma e não deixar que as tácticas sujas dele a façam sentir que está errada.

Se não vir qualquer mudança de comportamento num determinado período de tempo, então sabe que não vale a pena continuar a lutar por esta relação.

4. ser honesto consigo próprio

Depois de se tornar óbvio que ele não está disposto a mudar, tem de ser honesta consigo própria. Dê a si própria uma bofetada na realidade e não se iluda com mentiras.

"Talvez ele precise de mais algum tempo para mudar, talvez seja apenas a sua maneira de ser."

Se o comportamento dele não a está a fazer feliz e sabe que nunca o fará, então deve parar de lhe dar segundas oportunidades. Não vale a pena mentir a si própria quando é a única que vai acabar magoada no final.

É preciso ser honesto sobre as suas expectativas em relação a esta relação e sobre o que está a receber neste momento. Se essas duas coisas não corresponderem, então deve reconsiderar se vale a pena o esforço.

Se as suas necessidades não estão a ser satisfeitas, tem de admitir para si próprio que não vale a pena ficar.

Uma relação deve ser uma relação em que duas pessoas se sintam felizes e cheguem a compromissos que funcionem para ambas. Não se trata de uma pessoa conseguir o que quer enquanto a outra espera por um milagre de mudança.

5) Saber quando se deve ir embora

Quando ele diz que a ama, mas as suas acções dizem o contrário, é óbvio que não se sente feliz com isso. É evidente que quer outra coisa, algo mais, mas tem medo de o pedir.

Se ele mostrar que não vai realizar os seus desejos e que as suas necessidades não vão ser satisfeitas ao longo da relação, é importante saber quando é a altura certa para se afastar.

Neste caso, afastar-se não é o mesmo que desistir, especialmente se já passou por todas as etapas anteriores. Quando diz ao seu namorado o que espera dele e ele não cumpre, então é ele que está a desistir de si.

Ele tomou a decisão de não querer fazê-la feliz e tem-se mantido fiel a essa decisão. Apesar de você lhe dizer que está infeliz, ele não quer fazer nada para mudar isso.

É por isso que é importante saber quando se deve ir embora, saber quando os esforços são inúteis e quando se está a lutar por nada.

Porque se ele não quiser fazer uma pequena mudança no seu comportamento e provar-lhe que a ama, será que ele merece o seu amor? Essa é uma pergunta a que deve responder por si própria.

As palavras que não têm o apoio de acções são apenas uma perda de tempo, são tentativas falsas de tentar esconder a realidade que tem estado à sua frente durante todo este tempo.

Mas quando abrires os olhos, tudo se tornará mais do que óbvio. É nessa altura que perceberás que aguentar vai causar-te mais dor do que partir.