"Ele não expressa os seus sentimentos por mim. Sinto que ele não se importa!"

Posso dizer-lhe com toda a certeza que não é a única mulher que se sente assim. Normalmente, os homens têm tendência a evitar falar dos seus sentimentos e isso só piora com o passar do tempo.

Por vezes, ao tentar conquistá-la, mostra-lhe um lado dele que diz que está muito em sintonia com as suas emoções. É muito atencioso e querido no início - até ao ponto de começar a pensar que ele não é nada como os outros homens.

Mas, ao fim de algum tempo, começamos a ver que ele tem a mesma prisão de ventre emocional que todos os outros, não tem vocabulário para exprimir as suas emoções e isso começa a irritar-nos.

O problema é que começamos a pensar que somos nós o problema. E se estivermos a ser demasiado fortes? E se ele estiver a tentar transmitir uma mensagem com a sua falta de intimidade emocional, mas estivermos demasiado cegos para a ver?

Este é um medo genuíno que não se pode ignorar. Não é assim tão fácil.

Quando ele não expressa os seus sentimentos por si, parece que está a tentar evitar algo. Isso faz com que sinta que também não deve falar sobre os seus sentimentos. Quer acreditar que ele ainda está a falar a sério sobre si, mas ele fica tão agitado sempre que tenta falar sobre emoções.

Porque é que ele está a agir assim e pode fazer alguma coisa?

Porque é que ele não expressa os seus sentimentos por mim?

Há muitas razões para os homens não expressarem os seus sentimentos. É claro que não há uma razão universal para o seu comportamento e não podemos colocar todos os homens deste mundo num único molde. Mas há algumas explicações possíveis.

Ele pode ter as suas próprias razões, que não compreenderá a menos que se sente e fale genuinamente com ele. Tem de ter uma mente aberta e não ignorar o seu comportamento.

Vamos ajudá-la a compreender como funciona a mente de um homem e porque é que ele fica calado, mesmo que o seu coração lhe esteja a gritar para lhe dizer tudo o que sente.

1. ele tem medo de dizer algo errado

Os homens pensam que falar sobre os seus sentimentos pode colocá-los em apuros. As mulheres sabem exatamente o que dizer para transmitir os seus sentimentos sem dar a conhecer a sua mente. Parece-lhes tão fácil para elas.

Mas, provavelmente, uma vez ele disse algo que fez com que uma mulher fizesse demasiadas perguntas. Ele tornou-se vulnerável e a mulher começou a desenterrar o seu trauma. Essa não foi uma experiência divertida.

É possível que ele não esteja a expressar os seus sentimentos por si simplesmente porque tem medo de dizer algo errado. A sua mente está provavelmente a fazer demasiadas perguntas nesta altura.

Ele pergunta-se o que aconteceria se ele se abrisse. Ficaria assustado? Fugiria?

E se não corresponderes aos sentimentos dele? E se estiveres mais empenhada do que ele? Vais deixá-lo?

Todos estes medos são válidos e ele precisa de compreender que não o vai escrutinar ou humilhar por se sentir como se sente.

2. exprime-se através de acções e não de palavras

Já falámos algumas vezes sobre as linguagens do amor. As pessoas expressam os seus sentimentos de formas diferentes e através de coisas diferentes. A sua linguagem do amor explica a forma como recebe e compreende o amor, bem como a forma como o demonstra aos outros.

Talvez não compreendas o amor da mesma forma que ele?

Observe a forma como ele age à sua volta. Ele faz coisas por si, como ir buscá-la sempre que tem de ir a algum lado? Ele certifica-se de que tem sempre café fresco pronto? Ele é o tipo de homem que gosta de abraçar mais do que tudo?

Só porque ele não o diz abertamente, não significa que esteja a esconder as suas emoções.

Se a sua linguagem amorosa são palavras de afirmação e ele usa actos de serviço ou toque físico, então pode estar simplesmente a confundir a falta de palavras dele com indiferença.

Ele pode estar a mostrar-lhe amor através de outras coisas.

Por exemplo, se ele faz questão de lhe trazer sempre pequenas bugigangas ou presentes, então a sua linguagem amorosa pode ser dar/receber presentes. Pode não achar que os presentes são assim tão importantes, mas para ele são a melhor forma de demonstrar amor.

Isso não significa que ele não esteja a tentar mostrar-lhe o seu amor, mas apenas que você não o vê da mesma forma que ele.

3. tem medo que gozem com ele

Diz-se que o maior medo dos homens é que uma mulher se ria deles. Parece estranho, mas é verdade. Foi feito um inquérito inteiro sobre este tema.

Ele tem medo que se riam na cara dele por ter expressado os seus sentimentos. Porquê?

Bem, ele pode ser incapaz de as exprimir de uma forma que compreenda ou pode fazer figura de parvo ao ser o único a sentir-se assim.

Quando um homem diz que a ama sem obter a mesma resposta da sua parte, é compreensível que se sinta embaraçado. Provavelmente, não foi essa a sua intenção, mas isso não importa para ele.

Ele sentir-se-ia como se a tivesse perdido porque nunca poderia olhar para si e não pensar no momento em que se riu dele. Os homens não conseguem lidar com o facto de serem gozados, por isso vão ficar ressentidos consigo por isso.

Pergunte a si própria se alguma vez o fez sentir embaraçado ao mostrar-lhe o seu lado vulnerável. Se o fez, é melhor melhorar isso ou nunca ouvirá uma palavra sobre o que ele sente por si.

4. ele acha que é inútil

Isto é bastante comum nos homens que, ao fim de algum tempo, tomam a namorada por garantida. Ele agia de forma diferente no início da vossa relação? Era aberto em relação aos seus sentimentos e um dia fechou-se completamente?

Bem, pode ser porque ele sente que é inútil.

Já passei por isso, perguntei-me porque é que ele não expressava os seus sentimentos por mim e quando acabei por lhe perguntar, fiquei de coração partido.

O meu agora ex-namorado disse que não devia ter de me lembrar que me ama se já o disse uma vez.

Com o coração partido, disse-lhe que ele não podia pensar que eu me sentia amada só por causa daquela vez em que ele disse que me amava, mas ele defendeu-se e disse que as minhas necessidades eram absurdas.

Se o teu namorado é assim, lamento imenso, sei exatamente como te sentes e mereces muito mais.

5. ele não sabe como

Os homens não são ensinados a expressar os seus sentimentos de forma tão eficaz como as mulheres. São ensinados a mostrar emoções como a felicidade e a raiva, mas sentimentos como o amor e a tristeza não fazem parte do seu vocabulário emocional.

Se ele diz algo tão simples como "Gosto de ti" ou "Eu amo-te," Não o obrigue a dizer nada que ele não se sinta à vontade para dizer neste momento.

Em vez disso, seja paciente com ele, pois provavelmente está a fazer o seu melhor.

É possível ver que ele está a lutar porque parece sempre tão desconfortável. Ele tropeça nas suas próprias palavras e pode até começar a tremer se não mudar rapidamente de assunto. Pode até admitir que já viu a forma como ele tenta evitar o seu olhar.

É estranho para ele explicar o que sente quando não conhece as palavras que precisa de usar para o fazer.

Será que ele sabe quais são as emoções que está a sentir? Será que ele sabe o que é o amor e o afeto?

6. ele quer sentir-se masculino

A sociedade disse aos homens que, para serem vistos como masculinos, têm de ser sempre racionais. Ele não se sentirá um verdadeiro homem se se tornar vulnerável e mostrar o seu lado sensível.

O afeto não é natural para ele, porque se transforma numa reação em cadeia de emoções até se transformar numa bola de neve de raiva e frustração.

Quero dizer, ele é um homem - como é que é suposto sentir empatia e amor por alguém?

É uma caraterística extremamente tóxica que a maioria dos homens possui. Num dia bom, pode vê-lo a demonstrar algum tipo de sentimento, mas é sobretudo com uma racionalidade fria que está a lidar.

A masculinidade tóxica dele pode até deixá-lo frustrado sempre que tenta falar com ele sobre os seus sentimentos. Parece que ele está a evitá-lo e a fechá-lo completamente. Você é uma mulher, por isso, aos olhos dele, já é demasiado emotiva.

Outras vezes, não há problema em ver emoções vindas de si. Tem o direito de as expressar, mas de acordo com o que lhe ensinaram, ele não tem.

7. os seus amigos afectam o seu comportamento

Quando se está a perguntar a si próprio "Porque é que ele não expressa os seus sentimentos em relação a mim?" talvez queiras ver a forma como os amigos dele agem.

Os amigos dele gozam com ele sempre que ele a abraça e beija à frente deles?

Eu sei que parece bizarro porque os amigos dele também estão em relações extremamente tóxicas e a opinião deles não devia importar nada. Mas os homens dão demasiada importância ao julgamento dos amigos.

Se não é de estranhar que esteja sempre em segundo lugar em relação aos seus amigos, pode pedir-lhe que fique em casa consigo, mas se os rapazes estão a ver um jogo, ele tem de lá estar.

Isto significa, obviamente, que eles são mais importantes para ele do que tu. Os seus pensamentos e opiniões sobre ele são mais importantes do que aquilo que tu sentes em relação a ele.

Se não tiver a certeza, observe como ele reage a qualquer sinal de amor e emoção vindo de si quando está perto dos amigos dele. Se ele ficar desconfortável e começar a olhar para eles em busca de afirmação ou desaprovação, saberá com o que está a lidar.

8. simplesmente não pensa no assunto

Os sentimentos não são naturais para os homens que nunca aprenderam a vivê-los e a exprimi-los corretamente. É possível que ele nem sequer pense neles.

Para ele, o facto de estar ali consigo é prova suficiente de que a ama. Que mais pode pedir?

Isto não quer dizer que não tenhas direito aos teus próprios desejos e necessidades, mas sim que deves poder receber toda a validação de que precisas do teu parceiro.

Mas quando ele não expressa os seus sentimentos por si, é bem possível que nem sequer esteja a pensar neles. Teria de pensar neles durante tempo suficiente para perceber o que está realmente a sentir.

Para ele, isso parece-lhe muito trabalhoso e, por isso, não faz esse esforço.

Acho que se pode dizer que ele nunca teve de pensar nos seus sentimentos nem de os analisar antes de a conhecer. É triste, mas não deixa de ser uma possibilidade.

O que posso fazer quando ele não expressa os seus sentimentos por mim?

Agora que já enumerámos todas as razões possíveis para o seu comportamento, é melhor certificar-se de que faz alguma coisa para o resolver.

Se ele não estiver disposto a ouvir ou a fazer o esforço necessário para melhorar as coisas, então acho que pode decidir afastar-se dele.

Quem é que quereria estar com um homem que minimiza as suas emoções como se não fossem importantes? Ou um homem que acredita que ser emotivo significa ser menos masculino?

Homens assim precisam de terapia.

No entanto, se ele for um homem bondoso que quer simplesmente quebrar esta barreira entre ele e os seus sentimentos, então pode tentar ajudá-lo e amá-lo durante este processo.

1. criar um espaço seguro

A primeira coisa que precisa de fazer é criar um espaço seguro para ele. Quando ele não exprime os seus sentimentos por si, provavelmente está a retrair-se porque não sente que tem espaço para ser mais sensível.

Pode criar essa atmosfera positiva e compreensiva para ele simplesmente encorajando-o e compreendendo as suas necessidades. Faça-lhe perguntas diariamente. Mostre-lhe que ouve o que ele tem para dizer sem o fazer sentir que é em vão.

Encoraje-o falando dos seus próprios sentimentos e mostre-lhe que não é tão assustador como ele pensa.

Pode ser assustador para si também. Sentirá que não deveria ter de se esforçar tanto para que alguém lhe diga que o ama, mas por vezes as pessoas têm medo de começar. Terá de dar os primeiros passos.

Diga-lhe o que sente por ele, seja honesta e genuína.

Se ele for o tipo de homem que vale a pena tentar, vai compreendê-la e esforçar-se mais por si. Se ele a fizer sentir-se mal por se sentir como se sente, então, definitivamente, ele nem sequer merece os seus esforços.

2. ler a sua linguagem corporal

As mulheres aprenderam a ler o estado de espírito de uma pessoa e a reparar nos pequenos pormenores da sua linguagem corporal. Mesmo que o façam de forma subconsciente, conseguem ver isso claramente.

Quando ele está sob stress ou tem muito em que pensar, não pode esperar que ele lhe diga o que sente. Ele só vai ficar agitado e você não vai conseguir nada dele. Em vez de o deixar mais chateado, deve tentar perceber de onde ele vem.

Se não for capaz de o apoiar nesse momento, afaste-se um pouco, mas não se meta nos seus pensamentos privados.

Se isso lhe diz alguma coisa, é que não é a altura certa para iniciar uma conversa séria sobre sentimentos.

3. mostrar apreço pelos seus esforços

Isto pode parecer um disparate, mas os homens precisam mesmo de ouvir as coisas da sua própria boca. Não se pode ficar preso à ideia de "Ele não expressa os seus sentimentos por mim!" e esperar que tudo mude por si só.

Terá de mostrar o seu apreço pelos esforços dele, o que também significa que terá de o elogiar sempre que vir progressos. Por vezes, vai sentir-se como se estivesse a falar com uma criança, mas ele precisa dessa afirmação.

Desta forma, ele saberá que você vê o quanto ele está a tentar mudar por si. Se ele não perceber isso, acabará por se fechar sobre si próprio, afastar-se-á ainda mais e será cada vez mais difícil chegar até ele.

É por isso que é preciso ter muita paciência e compreensão.

Mas será definitivamente mais motivador para ele obter essa validação da sua parte do que quando ignora os seus esforços e finge que é um dado adquirido.

4) Nunca presumir, perguntar sempre

Pode ler a sua linguagem corporal para ver se ele está demasiado stressado para falar sobre os seus sentimentos, mas nunca deve presumir o que ele sente, especialmente o que ele sente por si.

É o que acontece quando as emoções fazem parte de uma reação encadeada. Por vezes, a sua raiva pode transformar-se involuntariamente em tristeza. Outras vezes, o amor pode transformar-se em frustração.

Eu sei que parece bizarro, mas é uma coisa real e, por isso, é sempre melhor perguntar-lhe o que está a sentir.

A certa altura, ele não terá palavras para exprimir as suas emoções, mas é preciso ir mais fundo e fazer mais perguntas. Ele pode ficar agitado com este método, mas é preciso experimentá-lo.

Por um momento, deixe-o pensar sobre os seus sentimentos. Deixe-o viver plenamente as suas emoções e faça um esforço. Posso prometer-lhe que os resultados valerão a pena.

Se ele é o tipo de homem que se torna agressivo e nem sequer se dá ao trabalho de tentar, então é uma causa perdida. Não é obrigada a ficar e a amar um homem emocionalmente indisponível que tem a inteligência emocional de uma criança.

5. ser direto quanto aos seus próprios desejos e necessidades

O mais importante aqui é que seja completamente honesto com os seus próprios desejos e necessidades. Pode chorar pelo facto de ele não expressa os seus sentimentos por si, mas, para mim, o mais importante é que cuide de si.

Quando ele se esforça tanto para a convencer de que as emoções não são assim tão importantes, pode começar a acreditar que ele tem razão, mas isso não muda o facto de a fazer questionar-se a si própria.

Ele faz-te pensar que tu és o problema, que és a única que não o consegue compreender, o que só te faz ressentir dele.

Lentamente, mas sem se aperceber, vai começar a apaixonar-se por ele, ou vai começar a apaixonar-se por si própria, porque ele vai convencê-la de que deve haver algo de errado consigo.

Tens de compreender que o problema não és tu, mas sim a pessoa que se esforça por compreendê-lo e apoiá-lo.

Mas é preciso perceber que as relações são uma via de dois sentidos e que é preciso garantir que as nossas necessidades também são satisfeitas.

Numa relação amorosa, temos de satisfazer as nossas necessidades se quisermos amar alguém plenamente, pelo que não podemos ficar tão dependentes dele e cegos por ele que tudo se transforme numa relação tóxica.

Se ele não for capaz de lhe dar a afirmação de que precisa e de exprimir os seus sentimentos por si, então acredito sinceramente que ele não é o homem certo para si. Há alguém por aí que ficará mais do que feliz por lhe lembrar a toda a hora o quanto a ama.