"Ele não me deixa em paz! Está a ficar fora de controlo. O que posso fazer?"

É claro que as pessoas se separam por razões diferentes, mas a vossa relação era simplesmente horrível e não havia futuro para vocês os dois.

Então, porque é que ele continua a enviar-te mensagens? Porque é que este homem não te deixa em paz?

Ou talvez tenha sido ele a iniciar a separação, dizendo que as coisas não estavam a correr como ele esperava e, por isso, desistiu de toda a relação.

O que é que ele quer agora?

As suas amigas até já lhe contaram histórias semelhantes: o namorado deixa-as e, quando estão quase a recuperar, o homem não as deixa em paz.

Porque é que os homens fazem isto? Porque é que demoram tanto tempo a perceber que não podem entrar na nossa vida sempre que lhes apetece?

É provável que ele lhe envie mensagens de texto e lhe telefone constantemente. Por vezes, até o vê no seu café preferido - como se soubesse que você vai lá estar. Será que ele está a persegui-la agora?

Isto pode ser extremamente cansativo e até perturbador, pois perguntamo-nos o que é que ele poderá fazer se não lhe dermos a atenção que ele procura.

Está confuso e completamente sem ideias, a única questão que tem é porque é que ele está a fazer isto em primeiro lugar.

Porque é que ele não me deixa em paz?

Há muitas razões pelas quais os homens pensam que deixá-la sozinha (mesmo que já não estejam juntos) não é sequer uma opção.

No fundo, ninguém merece uma segunda oportunidade se já deixou claro uma vez que não é a sua prioridade. Por isso, todos os seus esforços são em vão.

Claro que pode decidir o que quer fazer depois de ouvir estas possíveis razões, mas não se esqueça de que não pode simplesmente aceitá-lo de volta e esquecer magicamente tudo o que aconteceu.

Antes de continuar a ler, lembre-se que ele não está a fazer nada disto no seu próprio interesse, está a fazê-lo para ele próprio.

1. ele é apenas solitário

Uma razão muito óbvia para ele não a deixar em paz é o facto de se sentir sozinho. Não importa qual dos dois iniciou a separação, as consequências podem ser dolorosas para ambos.

Mesmo que não tenham chegado ao ponto de viverem juntos, partilharam tanto um com o outro - tantos segredos, tantos momentos mágicos.

Há tanta coisa que ele viveu contigo, que a tua ausência está a afogá-lo. Por isso, quando ele se lembrar de como o mundo parecia melhor nessa altura e de como era mais feliz, vai tentar recuperá-lo.

Mas o que está em causa é a forma como o faz.

Ele fá-lo-á enviando-lhe mensagens de texto em excesso ou perseguindo-a. Ao não tomar uma simples "não" para obter uma resposta.

É neste momento que ele vai perceber que cometeu um erro ao não a tratar bem. Ele partiu sem pensar no facto de estar a deixar escapar uma boa mulher.

Ele ainda não compreende que isto não é mais do que uma fase que tem de atravessar.

Todos nós nos arrependemos de ter acabado com um bom parceiro, mas é possível seguir em frente e curar-se sem voltar para essa pessoa.

2) Ele quer usar-te

Há muitas coisas que se obtêm numa relação, incluindo conforto físico, mental e emocional. Quando alguém não sabe como obter essas coisas fora de uma relação, pode ser extremamente difícil para essa pessoa seguir em frente.

Ele não a deixará sozinha porque sabe que é a melhor pessoa para lhe dar conforto. Ele não tem de a ensinar a tratá-lo para ser feliz.

Isso pode ser um incómodo quando se está a começar com alguém novo, mas quando já se está junto há algum tempo, isso torna-se natural.

Ele também sabe que és uma aposta fácil, sobretudo se continuas a dar sinais de que gostas dele e se o deixas levar pelas suas mudanças de humor.

É horrível ter um homem a usá-la desta forma, mas provavelmente nem se apercebe disso porque ele faz parecer que ainda gosta de si. Ele diz que está a resolver as coisas e que só precisa que esteja lá para o apoiar.

Ninguém está a abordar o facto de ele a estar a usar para o seu próprio prazer físico ou para obter a validação emocional de que precisa.

3. ele sabe que cometeu um erro

Não é fácil deixar alguém ir embora quando sabemos que fizemos asneira e queremos que ele volte para podermos refazer algumas coisas e fazer as coisas bem feitas.

Ele não a deixará em paz porque sabe que você merece mais. Ele sabe que provavelmente desperdiçou a sua única oportunidade de se tornar o amor da sua vida.

Tudo o que ele está a fazer é observar-te de longe enquanto crias uma vida para ti da qual ele não faz parte.

Ele está zangado consigo próprio, quer uma segunda oportunidade e sabe que você está pronta para lha dar. Um homem que não está pronto para a ouvir e que respeita o facto de você ter dito que não o quer mais não é alguém a quem deva voltar.

No entanto, este homem está a esforçar-se muito para lhe mostrar que sabe que cometeu um erro. Está a usar todas as formas erradas para o mostrar, mas está definitivamente a tentar.

4. ele sente a sua falta

Esta é uma reação normal quando se acaba com um parceiro: sente-se a falta dele por tudo o que fez por si e sente-se a falta de como ele o fazia sentir.

Ele não a deixará em paz se sentir a sua falta. Ele irá mesmo persegui-la enquanto esse sentimento não desaparecer.

Ele sente falta do seu sorriso, da forma como o beijava e olhava para ele. É óbvio que o seu ex não consegue esquecer as memórias que tem da sua voz suave e do seu toque gentil. Ele lembra-se de tudo e sente falta de cada pequeno aspeto seu.

Agora, até que ponto pode confiar nos sentimentos dele se ele já foi capaz de lhe partir o coração uma vez? Só porque ele sente a sua falta não significa que ele a ame e seja o homem certo para si.

Ele não é capaz de ultrapassar o hábito que criou. Porque todas as relações se tornam um hábito numa altura ou noutra. Quando se vai embora, experimenta-se algo como um afastamento.

É muito difícil livrar-se da sensação de que falta algo na vida dele - você.

E é por isso que ele te manda mensagens a meio da noite. Ele sente a tua falta e não consegue adormecer sem ti ao seu lado. É difícil adormecer numa cama vazia quando ela foi partilhada durante tanto tempo.

Este homem sente genuinamente a sua falta e provavelmente não sabe como exprimir essas emoções senão atirando-se a si. Pode achar isso irritante, mas ele está desesperado.

5. está aborrecido

O excesso de chamadas telefónicas e de mensagens de texto faz com que se pergunte se alguma vez conseguirá livrar-se dele. Pode até estar a pensar se deveria dar-lhe outra oportunidade, mas ele está apenas aborrecido.

Sim, uma das razões mais comuns pelas quais ele não a deixa em paz é porque está aborrecido. Você mesmo sabe que, quando sai de uma relação, não sabe o que fazer com o seu tempo.

Antes de tudo isto, sabiam que podiam passar juntos todo o tempo livre do dia. Quando não têm essa comodidade, o tédio abate-se sobre vós.

Eu sei que é difícil acreditar que esta é uma razão válida, mas pense nisso. Ele tem outros passatempos? Tem um emprego ou qualquer outro tipo de entretenimento na sua vida?

Se a resposta a estas perguntas for "não" então ele não tem mesmo nada melhor para fazer com a sua vida.

Tem uma vida inteira fora da relação. É provavelmente o tipo de pessoa que partilha a sua vida nas redes sociais.

Ele não consegue lidar com isso porque é demasiado inseguro para deixar que te divirtas sem ele. Só um homem extremamente aborrecido pensaria assim e tu conhece-lo melhor do que ninguém.

Sabe que esta pode ser a causa óbvia para ele não a deixar em paz. Por isso, não o deixe arruinar a sua vida só porque não tem nada melhor para fazer.

6. ele sabe que lhe darás outra oportunidade

Ele não a deixa em paz porque pensa que, se pedir vezes suficientes, acabará por ceder e voltar para ele.

Já terminaram a vossa relação mais do que uma vez? Já terminaram várias vezes para depois voltarem a juntar-se?

Quando isto acontece, normalmente significa que não tem limites claros, que é demasiado simpática com ele e que, por se sentir mal com toda esta situação, o deixa voltar à sua vida sempre que ele quer.

Estabelecer limites é algo em que tem de trabalhar se ele é capaz de a tratar assim. Ele sabe que não tem de a deixar em paz porque acabará por ceder.

Provavelmente está confusa porque é que ele se foi embora se vai voltar para si. Mas muitos homens aceitam estas pequenas pausas porque querem um pouco de liberdade e divertir-se também com outras mulheres.

Ele sabe que não importa quantas vezes ele se vá embora, você sempre o aceitará de volta. Para evitar isso, diga-lhe com firmeza o que sente em relação aos joguinhos dele.

Se ele pensa que a pode tratar assim, mais vale sair completamente da sua vida.

Ele não te deixará em paz até ao momento em que tu lhe deres um murro na cara e lhe mostrares que não és um brinquedo com que ele possa brincar.

7. é extremamente ciumento

Esta é provavelmente a razão mais comum pela qual um homem não a deixa em paz. Ele não o faz porque gosta genuinamente de si, apenas não suporta vê-la feliz sem ele.

Ele simplesmente não consegue acreditar que você está lá fora, a divertir-se como nunca, enquanto ele está sentado em casa completamente sozinho e abatido.

Este sentimento extremo de ciúme vai dominá-lo quando ele a vir publicar algo nas redes sociais. Está a mostrar a sua bela vida sem ele e ele não aguenta, especialmente se essas fotografias a mostrarem com outro homem.

Mesmo que ele apenas ouça do vosso amigo comum que vocês começaram a namorar novamente, ele vai ficar muito zangado e com ciúmes.

É precisamente nessa altura que ele aparece à sua porta, ou lhe telefona ou envia uma mensagem do nada.

Ele não te deixará ter uma vida feliz se não for ele a razão da tua felicidade. Ele pode até enlouquecer com este pensamento e quanto mais o ignorares, pior será.

Como já foi dito, tu é que o conheces melhor e saberás se ele está a fazer isto por ciúmes.

Diga-lhe abertamente o que pensa do seu comportamento infantil e deixe estar.

8) Ele está a manipulá-la

Todos nós sabemos que é absolutamente errado fazer jogos mentais com alguém, especialmente com alguém que se preocupa tão genuinamente connosco e que provavelmente ainda está apaixonado por nós.

Se foste tu que tomaste a decisão de acabar a relação, isso levou automaticamente a que o ego dele ficasse ferido. Ele não quer que leves uma vida sem ele porque isso significaria que não precisas dele.

Ele está a tentar manipulá-la, fingindo que mudou, mostrando-lhe um lado falso dele, colocando uma máscara.

Este homem está a tentar convencê-la de que mudou para melhor e que é a altura certa para tentarem de novo.

Um homem que está disposto a manipulá-la para que acredite em tudo isto não é um homem com quem queira estar de certeza. Mas parece que ele não pára com os seus joguinhos.

Lembra-te de quando te zangavas com ele e de como ele mudava durante alguns dias, para depois mudar de atitude quando o perdoavas. São os pequenos jogos mentais em que ele é muito bom.

Não se deixem enganar outra vez, porque sabem que não vai demorar muito até que ele deixe de fazer este pequeno número.

9. é um narcisista

Seria de pensar que um homem que se ama a si próprio mais do que a qualquer outra pessoa neste mundo, seria também o homem que simplesmente sairia da sua vida porque não precisa de si. Bem, os narcisistas não são uma raça que possa ser tão facilmente compreendida.

Pode ter visto sinais de que ele é narcisista antes, mas agora todas as suas suspeitas foram confirmadas. Já nem precisa de questionar as suas suposições.

Ele precisa que o amem. Ele precisa que todos o amem porque só assim se pode sentir bem consigo próprio. Um narcisista precisa que precisem dele, precisa que lhe mostrem que ele é a única pessoa que o pode fazer feliz.

E se não o quiser? Então ele vai tentar ainda mais para chamar a sua atenção.

Na cabeça dele, o problema é você, porque você não o quer. Ele não pensa em mudar, só quer provar-lhe que você precisa dele, apesar de você claramente não precisar.

Um narcisista nunca vai parar a menos que encontre outra vítima. Ele precisa dessa afirmação e não a deixará em paz até que essa necessidade seja satisfeita.

10. ele não sabe o que quer

Seria muito mais fácil se todos soubéssemos logo o que queremos da vida, mas, infelizmente, há coisas que demoram um pouco mais a perceber.

Nem toda a gente sabe o que quer das suas relações, da sua carreira, ou mesmo de si próprio. Todos nós lutamos para tomar estas pequenas decisões diariamente.

O pior é que a maioria das mulheres sabe que a maioria dos homens simplesmente não quer algo sério, não quer ficar preso a uma pessoa para o resto da vida.

No entanto, isso muda quando conhecem a rapariga certa. Pode ter sido você que o fez mudar de ideias e agora ele está completamente confuso sobre se pode ou não manter-se fiel às suas próprias crenças e necessidades.

Este homem simplesmente não percebe porque é que, de repente, pensa nas relações de compromisso como algo de bom. Passou a vida a evitá-las.

Por isso, até ao momento em que ele perceber as coisas, vai fazer este jogo do gato e do rato. Pode nem sequer ter consciência de que, ao fazer isso, está a magoá-la.

Ele só sabe que, num momento, te quer e, no outro, não consegue fugir suficientemente depressa.

Uma coisa é certa: não tem de esperar que ele perceba isto. Não é obrigada a aceitá-lo de volta quando ele sentir que está pronto para se comprometer novamente.

O que é que eu posso fazer quando ele não me deixa em paz?

Se já acabaram a relação e ainda não o aceitou de volta, já deu o primeiro grande passo para se livrar dele.

1. falar sobre o assunto

Isto parece bastante óbvio, mas ficaria surpreendido com a quantidade de pessoas que não são capazes de comunicar corretamente os seus sentimentos. Vocês os dois podem ser um bom exemplo disso.

Como se sente quando ele não a deixa em paz? Ainda quer estar com ele? Tomou a decisão consciente de nunca mais o ver?

Se já pensou bem nestas questões, dê-lhe a conhecer as suas respostas. Diga-lhe que não o vai perdoar nem aceitá-lo de volta. Peça-lhe que a deixe em paz.

Se ele não quiser deixá-la em paz e as coisas ficarem fora de controlo, pode sempre contactar as autoridades e obter uma ordem de restrição.

2. bloqueá-lo

É fácil para um homem voltar para si quando ainda não o bloqueou. Porque é que ainda não o bloqueou?

Porque posso garantir-te que não vai ser fácil para ele voltar a entrar nas tuas DMs sempre que lhe apetecer.

Por alguma razão, isto não faz parte do senso comum. As pessoas não bloqueiam os seus ex-namorados acreditando que bloqueá-los é "para os fracos" por isso, dão-lhes autorização para telefonar ou enviar mensagens de texto sempre que lhes for conveniente.

Também pode não querer bloquear o seu ex simplesmente porque, desta forma, tem uma visão geral da sua cronologia. Quer poder ver o que ele anda a fazer.

Este comportamento é extremamente tóxico e não conseguirá seguir em frente se não o bloquear. Pelo menos, ele não a deixará em paz até ao momento em que tomar esta decisão.

3) Lembra-te que és responsável pela tua própria felicidade

Ele não te deixa em paz porque sabe que o escolherás sempre a ele em vez de a ti mesma. Ele sabe que não és capaz de lhe dizer não ou de o ver chorar por tua causa.

O que nunca deve esquecer é que é responsável pela sua própria felicidade e pela de mais ninguém.

Só porque ele teve um passado conturbado ou tem problemas de saúde mental, não significa que seja obrigada a ajudá-lo a ultrapassar isso, especialmente se isso estiver a afetar a sua saúde.

Saiba onde colocar o limite. Pode apoiá-lo de vez em quando, mas não é o centro de reabilitação de ninguém. Ele não pode voltar sempre que sentir que precisa de alguém para usar em seu próprio benefício.

Se não fores dona da tua felicidade e o expulsares completamente da tua vida, então o ciclo vicioso apenas se repetirá. E tu não precisas disso, acredita.

Ele não a deixará em paz até ao momento em que lhe mostrar que já não está disponível.