Muitas vezes, parece que não compreendemos que nenhuma resposta é uma resposta e uma resposta poderosa.

Quando envia uma mensagem de texto a alguém e não obtém resposta, pode enviar um seguimento, mas pode ser uma perda de tempo.

Quando não quero responder a algumas mensagens de texto, penso que o meu silêncio fala por si, e é uma resposta poderosa que preserva o amor-próprio e demonstra falta de interesse. Por vezes, a melhor resposta é não responder.

Nenhuma resposta é uma resposta

Se estava a enviar uma mensagem de texto ao seu parceiro e, de repente, ele deixou de responder, pode ter a certeza de que obteve uma resposta poderosa, porque não responder é uma resposta.

O facto de não responder significa que ele acha que não merece uma resposta e que tem uma tal falta de interesse em si que não quer perder tempo a enviar-lhe mensagens.

No entanto, é claro que não deve tirar conclusões precipitadas e deve verificar as outras razões pelas quais ele não está a responder, que enumerarei mais adiante

A ausência de resposta a uma mensagem de texto significa que a conversa terminou, pelo menos no que diz respeito ao assunto de que estavam a falar. Pode tentar enviar uma pergunta de seguimento, mas a ausência de resposta não o deve surpreender.

Uma pessoa que o respeitasse teria respondido atempadamente, mas provavelmente ele é um narcisista e leu a sua mensagem mas não quer responder.

Muitas vezes, a falta de resposta está a dizer muito ao não dizer nada. Está a dizer-lhe que a pessoa já não confia em si para lhe falar dos seus pensamentos e sentimentos mais profundos.

Não quer contar-lhe os acontecimentos da sua vida e afasta-se lentamente de si.

Mas mesmo que não lhe estejam a falar dos seus sentimentos, estão a mostrar-lhe como se sentem, porque a ausência de resposta também é uma resposta.

A ausência de resposta é, de facto, uma resposta poderosa

Quantas vezes olhou para o seu telemóvel ou foi às redes sociais para ver se ele tinha finalmente respondido?

Seria de esperar que ele respondesse atempadamente, mas ele é tão narcisista que já passaram horas, e depois as horas transformam-se em dias, mas ainda não há resposta.

Talvez envie uma mensagem de seguimento do tipo "Viste a minha última mensagem?", mas se continuar a não haver resposta, tem de cuidar do seu amor-próprio. Seja você mesmo um narcisista e perceba que nenhuma resposta é uma resposta.

A ausência de resposta a uma mensagem de texto significa que a pessoa não quer falar consigo, mas pode haver muitas razões para não responder.

É claro que a pessoa pode ter estado ocupada quando recebeu a mensagem e ter-se esquecido dela mais tarde, mas se enviou uma pergunta de seguimento e a pessoa continua sem responder, então não pode ser esse o caso.

E, afinal, estar ocupado não é uma desculpa, porque as pessoas que gostam de si gastarão os poucos segundos necessários para escrever: "Desculpe, estou ocupado, falamos mais tarde".

Por vezes, simplesmente não sabemos o que dizer ou não queremos discutir por mensagem.

Talvez a sua pergunta seja simplesmente algo a que eles não sabem responder ou não querem.

É por isso que é sempre boa ideia enviar mais tarde uma segunda mensagem sobre outro assunto, para ter a certeza de que não escolhemos simplesmente um tema sobre o qual a pessoa não quer falar

Claro que pode acontecer que saibam como responder, mas não queiram fazê-lo porque sabem que a resposta vai ferir os seus sentimentos.

Infelizmente, acontece que as pessoas se separam simplesmente por se recusarem a responder.

Não têm coragem de dizer que já não querem estar contigo, por isso deixam-te descobrir por ti próprio, porque nenhuma resposta é uma resposta que significa alguma coisa.

Mas talvez o envio de uma mensagem de texto não seja a forma correcta de dizer o que pretende, pelo que lhe telefonará ou dirá pessoalmente da próxima vez que o vir.

É por isso que enviar uma segunda mensagem é uma boa ideia, para verificar se é essa a razão pela qual não estão a responder.

Sabe como no Facebook tem o botão "Ignorar" por baixo do nome da pessoa que quer ser sua amiga?

A verdade é que a opção de ignorar também está sempre disponível na vida real, e a pessoa pode estar apenas a escolher ignorá-lo porque não está emocionalmente disponível.

No entanto, talvez estejam emocionalmente indisponíveis porque estão a passar por algo pesado, como a morte de um familiar ou amigo, um divórcio, o nascimento de um filho, uma mudança importante, desemprego ou um novo emprego.

E, neste caso, eles simplesmente não têm a capacidade emocional de que necessitam para responder a si.

Na maioria dos casos, a ausência de resposta é uma resposta, mas por vezes uma pessoa pode simplesmente pensar que não é necessária uma resposta.

Se não fizer uma pergunta na sua mensagem, a pessoa pode pensar que não espera que ela responda.

É por isso que é sempre uma boa ideia que a segunda mensagem que envia seja uma pergunta em vez de uma afirmação, para garantir que a pessoa compreende que está à espera que ela lhe responda.

Por vezes, estamos demasiado interessados em alguém que simplesmente não está assim tão interessado em nós. Não responder é uma resposta que pode significar exatamente isso.

Ficamos tão apanhados por uma pessoa e desejamos que ela sinta o mesmo, que não damos por isso no início, mas a falta de interesse revela-se mais tarde na falta de comunicação.

Mesmo que tenha havido uma altura em que a pessoa em questão estava a investir a sua energia, comunicação, tempo e dinheiro para o conhecer, algo mudou e agora já não está interessada em investir.

Eles simplesmente não o valorizam, mas você precisa de ver o seu valor e parar de ficar obcecado com isso. Nem toda a gente está destinada a gostar de si, e isso é perfeitamente normal.

É possível que o mantenham em espera até uma altura mais conveniente, e deve ocupar-se de outras coisas se quiser estar disponível para eles mais tarde, mas, claro, pode dizer-lhes que não vai ser alguém que eles possam manter em espera.

É claro que, se estiver a falar com um potencial namorado, o assunto em questão pode ser simplesmente o facto de ele estar envolvido com outra pessoa. Ele pode estar a sair com outra pessoa e não quer perdê-la, mantendo a comunicação entre vocês os dois.

Portanto, não responder é a resposta que ele deu e não tem tempo para si neste momento.

Em suma, a ausência de resposta é a resposta de que simplesmente não é uma prioridade para a pessoa que está a tentar contactar, quer seja por mensagens de texto ou nas redes sociais.

Estão a tentar dizer-lhe: "O meu silêncio é a sua resposta". E pode ser difícil de aceitar porque ninguém espera que isso lhe aconteça, apesar de nós próprios o fazermos e de ser algo que está sempre a acontecer.

Como fazer o acompanhamento

Quando não respondo a uma mensagem, como toda a gente, penso que o meu silêncio fala por si e que a outra pessoa vai perceber a mensagem, porque não responder é uma resposta e tem um significado.

Na secção anterior, ficou a saber qual pode ser esse significado, mas o que deve fazer a seguir?

Como já referi algumas vezes, enviar uma segunda mensagem é sempre uma boa ideia, porque o ajudará a perceber porque é que a pessoa não está a responder.

Por isso, tente enviar algo como "Recebeu a minha mensagem?" ou "Podemos falar em breve?" ou até "Apanhei-o na altura errada?" para descobrir se a primeira mensagem foi ignorada por acidente ou se está a ser ignorado por completo.

Deve saber quando parar porque, embora a comunicação seja importante, se não for importante para a outra pessoa comunicar consigo, não vai conseguir nada se estiver constantemente a enviar-lhe mensagens.

Depois de enviar duas mensagens, se continuar a não receber resposta, é altura de seguir em frente. Talvez lhe telefonem mais tarde a explicar porque não responderam, mas mesmo que não o façam, já fez tudo o que podia fazer.

E a desculpa "estava super ocupado" não funciona, porque ninguém está assim tão ocupado para não responder a uma mensagem, mesmo que seja apenas para dizer que está super ocupado e que vão falar mais tarde.

As pessoas que gostam de si encontrarão sempre tempo para si, e sabe que as pessoas que estão super interessadas em alguém tendem a esperar junto ao telefone para ouvir o sinal de uma mensagem. Por isso, se estiverem a fazer exatamente o contrário, é porque não estão assim tão interessadas em si.

E não precisa de mim para lhe dizer que, hoje em dia, toda a gente tem o telemóvel perto de si, por isso, de certeza que receberam a sua mensagem, só não a querem responder.

Deve uma resposta às pessoas?

Agora vamos falar de quando és tu que não respondes. Tens o direito de o fazer?

Sim, é rude e desrespeitoso para a outra pessoa, mas tem o direito de o fazer e ninguém o pode obrigar a responder a algo que não quer responder.

Quando se trata de mensagens de texto, há muitas vezes algum drama envolvido, porque os textos podem ser interpretados de diferentes maneiras e não é fácil dizer o que queremos dizer sem expressões faciais, tom de voz e outras coisas que nos ajudam a entender-nos quando estamos a falar cara a cara.

Não evite responder apenas por despeito, mas se alguém lhe estiver a dizer coisas ofensivas ou a tentar arrastá-lo para uma discussão que não quer ter, há sempre a opção de se afastar e não responder.

Não tem necessidade de participar numa conversa tóxica e o seu silêncio deve falar por si e fazer com que a outra pessoa o saiba.

Por vezes, não importa o motivo da discussão ou com quem é, porque simplesmente não vale a pena continuar. E tem o direito de se afastar de tudo aquilo com que não se sente confortável.

Não deve nada a ninguém e, ao não responder, está a deixar que continuem a dizer o que precisam, para desabafar. E está a mostrar-lhes, com as suas acções e não com as suas palavras, que já não quer fazer parte dessa conversa.

Está a respeitar a vontade da pessoa de lhe enviar mensagens, porque não lhe diz para parar, mas também não a deixa arrastá-la para o assunto, embora não haja problema em ela dizer o que pensa.

Talvez até estejamos a impedir que as coisas piorem, porque a outra pessoa pode estar à espera que ponhamos mais lenha na fogueira.

Por vezes, é necessário que sejam eles a ter a última palavra, e deve deixá-los ter esse prazer, se isso for muito importante para eles.

Não se deve evitar ou ignorar completamente uma pessoa sem nunca lhe dizer porque é que não se quer falar mais com ela, mas no que diz respeito às mensagens, não há problema nenhum em não responder quando não se quer, porque não se deve nada às pessoas e deve-se cuidar de si próprio.

Ao não responder, está a enviar uma mensagem poderosa que não pode ser ignorada, e não deve usar esse poder para magoar alguém, mas se a pessoa o estiver a magoar, é uma excelente forma de se defender.

Porque ao não responder, está a dizer que já não quer estar envolvido nessa conversa e a outra pessoa não tem outra opção senão mudar de assunto ou desistir de o contactar.