Porque é que os ex deixam as suas coisas para trás? Durante a sua relação com ele, houve muitas coisas que entraram em sua casa. É normal que isso aconteça quando se partilha toda a vida com alguém.

A sua relação anterior era com uma pessoa que pensava que ficaria consigo para sempre. Pensava que ele nunca se iria embora e por isso deixava-o trazer as coisas dele para todo o lado.

Depois de tantas noites que ele passou em tua casa, não é de admirar que continues a encontrar as camisolas dele escondidas no teu armário. Sempre que encontras essas coisas e elas ainda cheiram a ele, é como se uma flecha atravessasse o teu coração.

O seu ex-namorado continua a ser uma ferida aberta. Pensar nele faz com que se pergunte sempre se poderia ter feito alguma coisa para evitar que a separação acontecesse. Agora, está a tentar trazer a regra do não contacto para o palco principal, mas não pode desfrutar da sua vida de solteira quando ele continua a não aparecer para ir buscar as coisas dele.

Precisa de o esquecer o mais rapidamente possível, porque a dor, a miséria e a raiva que sente em relação a toda esta situação não são nada agradáveis. A sua vida parece estar bloqueada de cada vez que chega a casa e vê todas aquelas pequenas recordações do tempo que passou com ele.

Então, porque é que os ex deixam as suas coisas para trás? O que é que ele está a tentar ganhar com isto?

Porque é que os ex deixam as suas coisas para trás?

1. ele quer que sofras

Depois de uma separação, há muitas razões diferentes para um comportamento mesquinho. O seu ex não voltou para reclamar as coisas dele porque quer que você sofra!

Ele sabe que os seus pertences te farão pensar nele sempre que os vires, que sentirás uma dor no coração e que não te servirá de nada mantê-los por perto.

É por isso que a mesquinhez dele não lhe permite ver a razão. Ele só te quer ver magoada.

Se foi você que acabou com a relação, provavelmente ele fez isto como forma de se vingar. Era tão importante para ele vê-la a lutar que não se importava que as coisas dele estivessem em sua casa.

Ele até ignora as suas mensagens de texto porque sabe o quanto a frustra ter de passar por isto durante tanto tempo. Também não se torna mais fácil com o passar do tempo porque só lhe cria mais stress.

É exatamente isso que ele queria ganhar. Choras sempre que sentes o cheiro dele na roupa, por isso nem sequer te habituas a que ele desapareça da tua vida.

2. está zangado mas não está acabado

Porque é que os ex deixam as suas coisas para trás depois de uma separação, como se não tivessem qualquer valor quando, na verdade, têm um significado tão profundo para eles?

Nunca fiz isso, mas alguns dos meus amigos disseram que deixavam algumas das suas coisas para trás porque estavam zangados. Não tinham terminado a relação, mas estavam a sofrer tanto que queriam causar algum tipo de dano.

Até tive uma amiga que tinha uma relação de idas e vindas, mas que queria sempre o ex de volta. Ela nunca admitia que a relação deles era tóxica.

Por essa mesma razão, ela deixava sempre coisas valiosas em casa dele, só para ser mesquinha e o chatear. O seu ex guardou essas coisas durante algum tempo antes de a contactar, o que foi a sua oportunidade de reacender a chama entre eles.

Esta é uma tática de manipulação terrível que não tem nada a oferecer para além de raiva e sofrimento mútuos. O seu ex já nem sequer tem a certeza se atirou as coisas dele para uma fogueira ou se as guardou.

3. está à procura de um pretexto para a voltar a ver

Quando se pensa: "Porque é que os ex deixam as suas coisas para trás?", é preciso compreender que a maior parte deles vê isso como um cobertor de segurança. Deixam para trás tudo o que tem valor suficiente para iniciar uma nova conversa.

Os seus pertences são uma porta de entrada para a sua vida. Passado o tempo suficiente, ele vai querer voltar a vê-la com a desculpa de recuperar as suas coisas.

O seu ex quer voltar a vê-lo antes de seguir em frente. Mesmo que ele esteja a pensar em voltar para si e recomeçar a relação, este pequeno truque é perfeito.

Ele tem uma maneira infalível de te irritar com o pretexto de que estás a guardar as coisas dele. Queres fazer cumprir a regra de não contacto, mas ele não te dá esse luxo.

Mesmo que estivessem numa relação à distância, se ele quiser as suas coisas de volta, encontrará uma forma de as recuperar. Neste momento, ele está apenas a mostrar-lhe que a vai torturar um pouco mais.

4. ele esqueceu-se das suas coisas

Se ele deixou algo importante, como um portátil, alguns dos seus documentos importantes ou outras coisas que têm valor, vai precisar deles de volta. É impossível que ele se esqueça de algo tão importante.

No entanto, se essas coisas não tiverem valor, ele vai deixá-las para trás; por exemplo, se encontrou algumas das roupas dele no seu armário. Ele deixava essas coisas em sua casa para não ter de trazer um saco de noite sempre que vinha cá a casa, por isso agora há uma pequena área dedicada no seu armário que está cheia de coisas dele.

Provavelmente, ele nem sequer sabe que esses objectos desapareceram. Provavelmente, esqueceu-se deles no momento em que os trouxe.

Neste momento, no entanto, pode ser apenas um sinal de preguiça: ele não se dá ao trabalho de pensar nestas coisas e está apenas a encontrar formas de evitar qualquer tipo de interação entre vocês os dois.

5. não é importante para ele

Uma das razões pelas quais os ex deixam as suas coisas para trás é porque têm dinheiro para as substituir. Ele não sente necessidade de vir buscar nada quando sabe que seriam apenas muitas coisas e muito incómodo.

O seu ex sente-se muito indiferente a essas coisas, que não têm qualquer valor sentimental para ele e que não lhe parecem necessárias para a sua sobrevivência quotidiana.

Quando ele não quer as suas coisas de volta, não há nada que possa fazer. No entanto, pode sempre enviar-lhe uma mensagem de texto a perguntar se ele precisa delas.

Pode contactá-lo através das redes sociais, para não ter de estar cara a cara com ele. Pelo menos assim, pode dizer que tomou a iniciativa e que foi justa com ele.

Por essa mesma razão, não deve deitar fora as coisas dele sem lhe perguntar primeiro se ele as quer.

6. também não recuperou as suas coisas

Se não, então é impossível que ele seja o único ser irracional aqui.

Porque é que ele viria buscar as suas coisas quando tu o evitas como a peste? O nome dele é Corona? Imagina se fosse mesmo, seria uma piada fantástica.

Brincadeiras à parte, vai buscar as tuas coisas! Podes esperar que ele venha buscar as coisas dele para levar para casa assim que tiveres as tuas.

Se sente que ainda não o pode ver pessoalmente, peça um favor a um amigo comum: pode fazer uma lista de todas as suas coisas que foram deixadas em casa dele e pode finalmente reclamá-las.

Ao mesmo tempo, o seu amigo pode levar-lhe as coisas de volta. Neste caso, nem precisa de se certificar do seu bem-estar, basta encontrar alguém suficientemente fiável.

7) Ele não o quer ver

As relações terminam devido a muitas coisas diferentes. Algumas pessoas decidem terminar mesmo quando ainda amam a outra pessoa, pelo que se torna frustrante quando precisamos de a voltar a ver depois de tanto desgosto.

Ver-te de novo significaria que ele teria de pensar em cada beijo, cada abraço, cada riso e cada lágrima que partilhou contigo. Ele teria de se afastar de ti e essa seria a última vez que te veria.

Assim que ele pegar nas coisas dele, é realmente o fim e ele terá de admitir para si próprio que não há maneira de salvar isto. Mas deixar as coisas dele em sua casa significa que ele pode voltar quando se sentir suficientemente seguro para o fazer.

Outra razão pela qual ele não a quer ver é o facto de estar tão zangado que isso só iria inflamar ainda mais a raiva. Ele não quereria dizer ou fazer algo de que se arrependeria mais tarde.

Coisas que ter para regressar a ele

Não importa por que razão os ex deixam as suas coisas para trás, quando há coisas que tem de lhe devolver. Tem de ter em conta que a maioria desses pertences são provavelmente muito valiosos.

Mesmo que não o queiras ver ou não queiras saber que ele existe, tens de devolver essas coisas, e foi por isso que fiz uma lista de tudo o que não deve ir para o lixo ou para uma fogueira.

Esperemos que repense a sua opção de destruir todos os seus documentos e cortar as suas roupas.

1. objectos e dinheiro emprestados

Quando pede algo emprestado ao seu parceiro durante a sua relação, é da sua responsabilidade devolvê-lo.

"Porque é que os ex deixam as suas coisas para trás se não as ofereceram?" Alguma vez lhe pediste algo emprestado, como um objeto doméstico, dinheiro ou qualquer outra coisa de que precisasses naquele momento? Se pediste, então deves arrumar tudo e levar para casa dele.

Se lhe pediste dinheiro emprestado, acho que deves devolvê-lo. Desta forma, saberás que estás a terminar as coisas de forma limpa.

Imagine se ele começasse a dizer às pessoas que você roubou o dinheiro só porque não o devolveu. Ele estava à espera que você lhe devolvesse o dinheiro, por isso não deixe que ele tenha uma opinião horrível sobre si. Pode acabar com as coisas de uma forma simpática.

2) Documentos importantes

Viviam juntos? Ele deixou os documentos importantes em sua casa e esqueceu-se de os levar para casa?

Não interessa se estivemos a discutir com a pessoa, porque momentos como este exigem honestidade.

Talvez até tenha visto um post recente dele em que dizia que andava à procura delas. Sabe que estão em sua casa e devia ter um pouco de empatia para com este homem e levá-las de volta para ele.

És a ex-namorada dele, o que significa que ele confiava em ti o suficiente para as deixar em tua casa. Podes deixar as coisas do teu ex quando elas já não têm valor para ti.

3. qualquer coisa de valor sentimental

Porque é que os ex deixam as suas coisas para trás, especialmente se têm muito valor para eles? Bem, você era a pessoa mais valiosa para ele, por isso ele não se importou na altura. Se o seu ex pediu algo de volta, isso só significa que ele está muito ligado a esse item em particular.

Pode ser algo de que ele sempre falou, como alguns animais de peluche que têm uma certa importância na vida dele, o colar da mãe que ele lhe ofereceu ou o anel da avó.

Todas estas coisas têm um valor sentimental muito elevado, por isso, por favor, devolva-lhas. Não pode esperar que ele lhe devolva as suas coisas antes de ter a certeza de que também vai receber as dele.

O tempo que esteve contigo não importa. Deves devolver as coisas dele, especialmente se estiverem relacionadas com um familiar.

4. coisas que simplesmente não são suas

Porque é que queres guardar uma recordação do teu ex? Vocês acabaram por uma razão e não devias querer ter uma recordação desse tempo.

Por vezes, as pessoas terminam a sua relação em boas condições e, no dia seguinte, estamos a chorar muito, mas continuamos a ter um amor muito inocente por essa pessoa.

Isso não muda o facto de que deves levar as coisas dele para casa dele. Dá-lhe tudo o que não era teu para começar, porque te vais sentir muito melhor depois.

Sim, vai sentir que se está a desmoronar. Parece que é mesmo o fim e que não há nada que possa fazer para salvar a sua relação. Quando ele levar as coisas dele para casa, não há volta a dar à relação que tinham antes.

No entanto, vai sentir-se muito melhor, posso prometê-lo. Talvez não hoje nem amanhã, mas passado algum tempo, tudo ficará bem.

O que deve fazer com as coisas que ele deixa para trás de propósito

Porque é que os ex deixam as suas coisas para trás de propósito se não querem que faças o que quiseres com elas? Podes sempre arranjar uma maneira de te desfazeres das coisas dele.

Mais uma vez, não precisa de os desfazer em pedaços, mas pode ser um pouco mais criativo com eles. Não precisa de enviar spam para o telefone dele, ligando-lhe e enviando-lhe mensagens de texto a toda a hora sobre a recolha dos seus pertences.

Após um determinado período de tempo, pode fazer o que quiser com as coisas dele, especialmente se ele disser que já não as quer. Por isso, vamos falar sobre as suas opções.

1. mantê-los se forem úteis

Pode facilmente utilizar as coisas que têm algum tipo de valor para si se acreditar que a sua vida seria mais fácil dessa forma. Por exemplo, antes de eu e o meu ex nos separarmos, vivíamos juntos. Durante esse tempo, ele comprou um aspirador e não o levou consigo quando saiu do apartamento.

Acham que eu devia ter-lhe implorado para o levar? Acham que eu ia deitar fora algo tão útil só porque pertencia ao meu ex? Não ia acontecer.

Ainda hoje a uso, é funcional e ele não se importou de a deixar para trás, por isso, porque é que havemos de deitar tudo fora só porque pertenceu ao nosso ex?

Seja inteligente e guarde certos objectos porque, num momento ou noutro, poderá certamente beneficiar deles.

2. doá-los ou vendê-los

Quando os ex deixam as suas coisas para trás, porque é que ficamos tão apreensivos em doá-las ou vendê-las? Bem, porque somos seres humanos simpáticos, obviamente.

Não quero ser a bruxa passiva-agressiva da vizinhança, mas esta é a altura em que pode ser tão mesquinha como ele. Adoraria dizer-lhe que a bondade é sempre a resposta certa para um comportamento mesquinho, mas às vezes pode combater o fogo com fogo.

Quando ele tiver deixado bem claro que não quer ter nada a ver consigo ou com as coisas que deixou para trás, então tem luz verde. Leve essas coisas para a sua boa vontade local, dê-as a pessoas sem-abrigo ou a alguém que precise desesperadamente delas.

Se o dom da alfabetização estiver nos seus planos, pode deixar os livros dele em todas as estações de autocarros para oferecer a estranhos. Pode até abrir uma loja de artigos usados na Internet ou criar uma conta no Instagram e publicar fotografias de todas as coisas dele de que já não precisa e encontrar novas casas para elas.

Muitas pessoas pagariam dinheiro para obter objectos que estão espalhados pela casa.

3. telefonar à mãe dele

Isto pode parecer radical, mas oiça-me! Há coisas valiosas dele que estão na sua posse neste momento, mas não consegue dar ou deitar fora? Ligue à mãe dele!

É muito provável que já tenhas conhecido a mãe dele. O tipo de relação que tinhas com ela já não interessa, mas podes usá-la de qualquer forma.

Se tem uma boa relação com ela, pode facilmente pedir-lhe um favor. Por outro lado, se ela o despreza verdadeiramente, ficará contente por recuperar as coisas do filho.

Esta é uma óptima maneira de evitar falar com ele e de fazer valer a sua opinião. Ficará finalmente livre das coisas dele sem ter de voltar a vê-lo.

Sei que pode parecer horrível envolver uma terceira pessoa em toda esta situação, mas às vezes é preciso fazer estas coisas para nos libertarmos. Posso garantir-lhe que é pior guardar as coisas dele do que enviar uma mensagem à mãe dele.

Considerações finais

Porque é que os ex deixam as suas coisas para trás? Há sempre uma razão por detrás disso, mesmo que seja algo estúpido como o despeito.

Ele foi suficientemente teimoso para deixar os seus pertences em sua casa, sem ter em conta os seus sentimentos ou a importância dessas coisas na vida dele. Por isso, o que precisa de fazer é mostrar-lhe que continua a ser bondosa e honesta como sempre foi.

Pode arrumar as coisas dele, colocá-las numa pilha e dar-lhe uma razão para acreditar que não está assim tão chateada com a separação, apesar de já não lhe dever nada.

É bom acreditar que devemos ter uma boa relação com o nosso ex mesmo quando não estamos juntos, mas devemos ser capazes de tomar essa decisão por nós próprios.

O seu ex-namorado mostrou-lhe o tipo de pessoa que é na realidade, mas tente ser mais sensato e devolver-lhe as suas coisas. Se não houver forma de o fazer sem danos colaterais, então ser mesquinho por causa de um inconveniente tão trivial é completamente compreensível.

Não estou a dizer-lhe para ser tóxico, estou apenas a dizer-lhe para ter cuidado consigo próprio e com os seus limites.