No mundo dos encontros de hoje, é quase impossível encontrar um homem que esteja pronto para uma relação séria. A maioria deles nem sequer é capaz de ficar consigo durante alguns meses. Então, porque é que os homens querem relações casuais?

Apesar de não serem assim tão diferentes das mulheres, muitos homens afastam-se das relações românticas e optam pelo caminho mais fácil - o namoro casual.

No entanto, é mais fácil para as mulheres comprometerem-se, porque as raparigas são mais emotivas do que os rapazes. As mulheres dão mais importância aos sentimentos das suas parceiras e não dão prioridade à aparência em detrimento da substância. Por outro lado, os rapazes geralmente procuram primeiro a atração física e, depois, quando vêem que uma rapariga corresponde aos seus critérios, é quando tentam abrir-se um pouco e consideram comprometer-se totalmente.

Por isso, não seja pessimista se durante todo este tempo se sentiu desiludida com os homens. Não tem culpa de eles só procurarem uma relação casual.

A maioria dos homens tem medo de se comprometer com uma pessoa e esse medo tem origem na forma como foram educados. A maioria dos homens é ensinada a mostrar poucas ou nenhumas emoções a alguém porque, se o fizerem, serão vistos como incompetentes ou menos viris.

Consequentemente, as mulheres começaram a espelhar o seu comportamento, pelo que este tipo de relação está muito difundido atualmente.

O que significa uma relação casual?

A maioria das pessoas confunde relações casuais com amigos com benefícios, mas não são a mesma coisa. Enquanto um acordo FWB implica que tem algum tipo de ligação emocional com a outra pessoa, isso não acontece quando está numa relação casual.

Se optar por este tipo de configuração, então não tem qualquer obrigação de sentir algo em relação ao seu "parceiro", encontrando-se apenas quando querem dormir um com o outro.

Uma relação casual é um bom ponto de partida, pois é clara, simples e permite-lhe definir os seus limites de acordo com as suas próprias necessidades e desejos, que podem ou não evoluir para uma relação de compromisso.

Mas mesmo este tipo de relação é construído com base em expectativas e directrizes mutuamente acordadas, sendo muitas vezes mais fácil do que outros tipos de acordos porque as pessoas envolvidas não dão prioridade à relação.

Não requer a manutenção ou o tempo que as relações sérias requerem. Dito isto, a comunicação é tão importante como noutros tipos de ligações. É saudável falar sobre a relação ou sobre o que se passa na vida um do outro, mesmo que não estejam apaixonados e não queiram passar o resto das vossas vidas juntos.

Vale a pena ter uma relação casual?

Se se sentir confortável e souber que é algo que quer e precisa, então qualquer experiência de relação vale a pena.

Muitas vezes, pensamos que a nossa relação tem de nos levar a casar ou a estar com a outra pessoa durante um longo período de tempo, mas isso não é de todo verdade. Pode ser um namorador casual em série e continuar a sentir-se realizado tanto a nível emocional como físico. Uma coisa não exclui a outra.

Se quer manter as coisas casuais e sabe que não pode dedicar muito do seu tempo a uma nova relação, então os engates casuais são a coisa certa para si. Não é para si se estiver a agarrar-se à esperança de algo mais sério ou para alguém que quer ter uma relação a longo prazo.

Porque é que os homens querem relações casuais?

Começar uma nova relação pode ser complicado, uma vez que está sempre a caminhar sobre gelo, à espera que ele dê o primeiro passo. Não só está a tentar mostrar a melhor versão de si própria sempre que se vêem, como também está a tentar perceber se ele está ou não interessado a longo prazo.

Mas depois de alguns meses de namoro, tem a certeza de que quer levar a sua relação para o próximo nível e está pronta para ter a "conversa" com ele. Estava pronta - até ele dizer que gosta de passar tempo consigo mas que só a considera a sua parceira casual.

Quando se ouve uma coisa destas, é normal sentir-se confusa e frustrada. Os seus pensamentos estão por todo o lado e não sabe o que ele espera de si. Será que ele quer mantê-la por perto até aparecer alguém melhor? Será que ele a está a desiludir suavemente? Ou será que ele anda com outras pessoas?

Todos estes cenários são possibilidades muito reais, mas o facto é que as relações casuais podem significar coisas diferentes para tipos diferentes. Só não consegue perceber porque é que este tipo quer uma relação casual, para começar.

Ele quer um tipo de relação sem compromissos

Pode acontecer que o seu homem tenha acabado de sair de uma relação séria ou que ainda não esteja pronto para assentar, razão pela qual sugeriu manter as coisas o mais simples possível. Talvez o homem queira satisfazer as suas necessidades físicas sem ter de se comprometer com apenas uma mulher.

Seja qual for a razão, a verdade é que ele não quer que sejas a sua verdadeira namorada.

Se estiver satisfeito com uma relação NSA, então este pode ser o acordo perfeito para si. Por outro lado, se estiver à procura de algo mais profundo e significativo, então corra para as colinas porque é garantido que se vai magoar.

É muito comum ficarmos confusos e desiludidos quando o homem com quem pensávamos ter um futuro sugere uma relação casual. Afinal de contas, planeámos tudo com ele, então porque é que ele não retribui?

O facto é que muitos homens desejam ter uma relação do tipo "amigos com benefícios" porque estão a obter o melhor dos dois mundos: não só estão a receber prazer físico regularmente, como também podem sair com uma rapariga bonita com quem adoram passar o tempo.

E tudo isto sem qualquer tipo de compromisso.

Há muitos outros peixes no mar e um dia encontrarás alguém que vai querer passar o resto da vida contigo e só contigo.

Tem medo de te apresentar à família

Porque é que os homens querem relações casuais? Bem, alguns deles podem querer continuar a sair consigo casualmente porque estão ansiosos por apresentá-la à família.

A verdade é que alguns homens podem não ser capazes de lidar com isso e, em vez de lhe dizerem isso, mantêm-na na ignorância e continuam a agir normalmente.

Pode ser que o seu homem tenha uma relação difícil com os pais, ou que você mude de opinião sobre ele depois de conhecer as pessoas mais próximas. Ao manter a vossa relação casual, ele simplesmente não se sente obrigado a convidá-la para qualquer reunião familiar, como casamentos ou aniversários.

Apresentar a sua cara-metade à família é um grande passo para um homem. Os homens levam este assunto muito a sério, pois são muito protectores das pessoas do seu círculo íntimo.

Eles só a convidarão para ser a sua acompanhante quando souberem que estão prontos para se comprometerem a longo prazo. Por isso, se vir que ele está relutante em apresentá-la à família, é crucial descobrir a razão por detrás da sua decisão.

Pode haver uma explicação simples, como uma rixa familiar ou uma rivalidade entre irmãos. Por outro lado, há também a possibilidade de ele simplesmente não querer dar esse passo.

Se for esse o caso, talvez seja altura de pôr um ponto final na relação e passar para alguém que se orgulhe de a ter ao seu lado e que não hesite em mostrá-la às pessoas de quem gosta.

Ele tem problemas de compromisso

O namoro casual significa que não há pressão para se comprometer com uma pessoa e essa é uma das vantagens desse tipo de relação.

A triste realidade é que a maioria dos homens evita uma relação verdadeira e comprometida se puder. E pode haver uma série de factores diferentes que podem levar um homem a ter problemas de compromisso.

Alguns foram traídos no passado, ou não confiam em si próprios para serem fiéis à sua parceira. O ponto principal é que estas experiências, sentimentos ou pensamentos negativos impedem um homem de se envolver emocionalmente numa relação.

Pode ser que o seu homem esteja relutante em fazer planos para o futuro ou não faça de si uma prioridade. Todos estes são sinais comuns de medo de compromisso. Além disso, se ele estiver a jogar o jogo do quente e do frio consigo ou não a tratar com respeito.

É mais uma razão para conversar sobre o que ele está a sentir. Ele pode ser sincero e sugerir uma relação casual porque tem medo de ser magoado outra vez, ou porque não quer ter distracções naquele momento e só se quer concentrar no trabalho.

A única coisa que pode fazer para aliviar as preocupações dele e, ao mesmo tempo, acalmar a sua mente, é dizer-lhe que uma relação casual não é o caminho a seguir e que isso não vai permitir que vocês os dois fiquem melhor juntos.

Afinal de contas, algumas pessoas podem utilizar este facto como desculpa para o seu medo do compromisso.

Ele anda a sair com outras pessoas

É muito comum que um homem evite uma relação romântica se sentir que não explorou suficientemente os seus interesses físicos. Nesse caso, tentará namorar o mais possível para aprender mais sobre si próprio e as suas preferências.

Por isso, muitas vezes, os homens querem relações casuais porque isso dá-lhes a liberdade de experimentar a não-monogamia.

Ao manter as coisas casuais, ele está, na verdade, a protegê-la de sentir as emoções dolorosas da separação, porque sabe que não seria fiel se vocês se tornassem exclusivos.

Se sente o mesmo em relação a ele e gosta de passar tempo com ele, então a ideia de uma relação casual pode ser a mais adequada para si. Dessa forma, terá sempre alguém à distância de um telefonema sempre que desejar um pouco de companhia. Além disso, pode evitar que se precipite numa relação com uma pessoa que não é adequada para si.

Mas, se tem sentimentos românticos por essa pessoa, então vai sentir-se deprimida e traída pelo facto de ele querer ver outras pessoas. Pode até perguntar-se porque é que não é suficientemente boa para ele.

Se isto é algo com que se identifica, então precisa de dar um passo atrás e concentrar-se em si. Afinal, a sua saúde mental e o seu valor não devem depender de um tipo qualquer que não leva a sua relação a sério.

Sigam caminhos diferentes e tentem encontrar a vossa felicidade noutro lugar ou, melhor ainda, tentem melhorar a relação que têm consigo próprios.

Ele só se sente fisicamente atraído por si

Os rapazes vão querer uma relação casual se só se sentirem fisicamente atraídos por si e nada mais. Embora isto possa ser difícil de ouvir, é normal que os rapazes procurem uma relação de curta duração se estiverem conscientes do facto de que não podem ter um futuro juntos.

Talvez o seu homem a mantenha por perto porque sabe que as vossas personalidades não combinam, mas as vossas necessidades físicas estão completamente alinhadas.

Muitas mulheres referem-se a este tipo de homens como jogadores ou manipuladores, mas essas mesmas mulheres normalmente não se apercebem dos sinais de que um homem não está pronto para se comprometer com elas.

No entanto, é possível que sinta o mesmo por ele. Não se preocupe, não é a única que tem essas emoções - este tipo de relação adequa-se às suas necessidades.

7 regras para sobreviver a uma relação casual

Agora que já sabe porque é que os homens querem relações casuais, pode estar a perguntar-se qual é a melhor forma de conseguir este tipo de acordo.

O truque é ter cuidado para não sentir nada por um rapaz quando se inicia uma relação casual. Caso contrário, pode acabar magoada se ele decidir acabar com a relação.

1. ambos têm de estar na mesma página

Algumas pessoas namoram casualmente porque enfatizam a quantidade de relações e não querem comprometer-se com ninguém. Não há problema se for uma dessas pessoas, mas é importante que a pessoa com quem namora partilhe a mesma ideia.

A sua relação casual só pode resultar se lhe deixar claro, desde o início, que não está interessada em dar o nó e que não vai ter uma relação de compromisso.

Depois, tem de lhe dar algum tempo e espaço para pensar sobre o assunto. Eventualmente, quando ele reunir toda a informação de que precisa, telefonar-lhe-á para expressar a sua opinião e dizer-lhe se quer ou não sair consigo casualmente.

O pior erro que se pode cometer é pressioná-lo e não lhe dar a oportunidade de exprimir os seus pensamentos.

Não precisa de fazer um grande alarido sobre isso ou confessar que não gosta assim tanto dele na primeira vez que saem juntos. No entanto, à medida que vão passando mais tempo juntos, terão de decidir se querem levar o vosso namoro para o próximo nível ou não.

2) Continuam a ter de se respeitar mutuamente

Tal como em qualquer relação, se quiser que a sua relação casual resulte, tem de ter respeito um pelo outro. Mesmo que não seja algo que possa prever que lhe vá acontecer, não pode desrespeitá-lo de forma alguma. A mesma regra aplica-se também a ele.

Trate-o com bondade da mesma forma que trataria qualquer outro ser humano. Só porque ele não está disposto a comprometer-se consigo, não significa que mereça um tratamento pior.

Se vir que ele a está a maltratar, não hesite em deixá-lo e procurar outra pessoa.

3) Faz o que te apetecer

Uma relação saudável significa que terá de sacrificar algum tempo "para mim" e dedicá-lo ao seu parceiro, para que ele não se sinta insatisfeito ou insatisfeito. Numa relação romântica, terá sempre de fazer algum tipo de compromisso com o seu parceiro.

Dá toda a sua atenção à sua cara-metade e confia que ela fará o mesmo por si. Tem de estar sempre presente, fazer coisas que talvez não queira fazer, em prol da sua felicidade.

Por outro lado, uma das vantagens de uma relação de amigos com benefícios ou de uma relação casual é que não precisa de fazer nada disso. Pode ir e vir quando quiser sem se sentir obrigado a fazer nada pelo seu "parceiro".

Se não lhe apetece sair com ele, então não vá. Ou talvez ele sugira que seja a acompanhante dele no jantar da família e não quer esse tipo de stress na sua vida, então tem a liberdade de dizer "não".

A beleza de uma relação deste tipo é que se faz tudo o que se quer, tem-se controlo total sobre a vida e tomam-se as próprias decisões.

4) Mantenha as suas opções em aberto

Uma das vantagens de estar numa relação casual é que pode namoriscar tanto quanto quiser e sair com várias pessoas se lhe apetecer.

Mantenha as suas opções em aberto, pois nunca se sabe quando é que ele vai mudar para outra mulher. Não deve ter quaisquer expectativas em relação a ele, mas dê sempre um passo de cada vez.

E se ele decidir acabar com as coisas entre si e ele, não fique zangada ou chateada. Em vez disso, aceite que acabou e agradeça por todas as lições que ele lhe ensinou.

5) Não ser possessivo

É normal sermos um pouco possessivos e ciumentos em relação ao nosso parceiro quando estamos numa relação romântica tradicional, mas este tipo de acordo é um pouco diferente.

É por isso que, se por acaso reparar nas redes sociais que o seu parceiro casual anda a sair com outras pessoas, tem de aceitar isso. E isso é válido para os dois lados.

É inaceitável ser possessivo numa relação casual, porque sabe que o que tem não vai durar muito tempo. E se vir sinais de manipulação da parte dele, acabe com isso rapidamente.

6) Não planeie nada com muita antecedência com ele

Se quiser ver um filme com ele num domingo à noite, não há problema em sugeri-lo com um ou dois dias de antecedência. Mais do que isso é entrar em território de relações mais sérias.

Saber que o momento pode ser tudo o que têm vai ajudá-lo a aprender mais sobre si próprio e a viver a sua vida ao máximo.

Lembre-se de que ele também está a manter as suas opções em aberto e nunca se sabe quando o verá novamente. Ele pode encontrar outra pessoa antes de você ter a oportunidade de sair com ele novamente.

Para além disso, não quer ficar preso a planos futuros que, de repente, se apercebe que não quer cumprir.

7) Concentre-se em si próprio

Outra vantagem de namorar casualmente com alguém é o facto de poder gastar toda a sua energia mental em algo que considera mais útil do que uma relação.

Pode tentar trabalhar mais em si próprio ou dedicar o seu tempo ao projeto em que está a trabalhar há meses. Não se limite de forma alguma, pois pode fazer o que quiser.

8. acabar com isto como um adulto

Se já não gosta dele, ou se ele já não gosta de si, então só tem duas opções - pode esperar que alguma coisa mude (o que é improvável que aconteça), ou pode vestir as suas meias de adulta e dizer-lhe que já não sente nada.

Lembre-se de que "a honestidade é a melhor política" e, ao fazê-lo, está a proteger os sentimentos dele e os seus também. Não tente enganá-lo e esperar que ele perceba a dica. Em vez disso, diga o que tem em mente e deseje-lhe tudo de bom.